Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Linha de Pesquisa "MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO EM ARTES"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre a docência e o fazer artístico em artes visuais: a atuação de professores-artistas na educação básica de Belém e Ananindeua (Pará)(Universidade Federal do Pará, 2021-01-29) RODRIGUES, Ailzon Gonçalves; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A partir do entendimento do professor-artista como um profissional híbrido que tem suas ações transitando entre ser professor e ser artista. E de como a relação dialógica dessas profissões traz benefícios que, muitas vezes, podem ser suprimidos diante das obrigações relacionadas ao ensino de Arte. Buscou-se na atuação deste profissional razões para evitar seu distanciamento na Arte e conciliar o fazer artístico com as práticas pedagógicas em escolas da educação básica nos municípios de Belém e Ananindeua. Sendo assim, a pesquisa objetivou compreender as maneiras que se desenvolvem a relação entre as práticas pedagógicas do professor-artista na educação básica e as produções artísticas. Além de analisar as contribuições proporcionadas pela interação dessas atividades e os métodos utilizados para realização dessa conciliação. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo, utilizou como ferramentas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com seis docentes da educação básica de Arte e a observação participante em sala de aula. Assim, determinou-se que os profissionais a serem investigados deveriam possuir algumas características, como a graduação em licenciatura em Artes Visuais ou Educação Artística, estar trabalhando na educação básica, independentemente dos níveis de experiências com ensino de Arte e desenvolver trabalhos e/ou experimentações artísticas, não importando as técnicas ou finalidade com o sistema da arte. Os professores, sob indicação, seriam previamente investigados por meio do Currículo Lattes, antes de contactá-los, o que permitiria saber mais a respeito da formação desses profissionais, seus históricos de atuação docente e artística. Deste modo, os resultados constataram o quanto as experiências estéticas e artísticas são importantes para esses profissionais, as quais buscam mantê-las ativas, seja em atividades paralelas ou na construção de ações pedagógicas de modo que possam integrar em conjunto, os processos de ensino-aprendizagem em Arte. Embora esta relação não tenha se mostrado tão evidente nas ações em sala de aula e não conte com o apoio da escola, nas observações realizadas não se apresentou continuamente presente. Assim, compreendeu-se que o fazer artístico e a docência são atividades inerentes ao professor-artista. Por essa razão, mesmo diante das dificuldades de diversas ordens presentes na educação básica, este profissional buscará maneiras para coexistência desses processos em harmonia, e se retroalimentando continuamenteDissertação Acesso aberto (Open Access) Mídias digitais na formação docente em Artes Visuais: Experiências no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizadas em Alenquer/PA - 2020(Universidade Federal do Pará, 2022-06-27) ALMEIDA, Sandro Pereira de; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A pesquisa versa sobre a minha reflexão crítica sobre experiências em ensino-aprendizagem em Artes Visuais, através das novas mídias, em minha formação docente como professor formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo como metodologia, eixos que se expandem no campo da arte educação entre o ler, o contextualizar e o fazer, com a disciplina de Laboratório de Animação, através da construção de cenários, confecções de personagens e elaboração de pequenos vídeos em stop motion. Apresentando, em seus temas, questões sociais e culturais, enfatizando uma visão contemporânea dos conteúdos disciplinares realizados no município de Alenquer, situado na região do Baixo Amazonas no estado do Pará, no ano de 2020. Nessa região, considerou-se a realidade local, além de analisar a problemática entre a democratização tecnológica, precariedade quanto ao acesso de internet, conflito de gerações, e práticas acessíveis de ensino. Considera-se que as experiências, a serem apresentadas na presente pesquisa, proporcionaram um entendimento mútuo entre o ensino de Artes Visuais e dinâmicas tecnológicas acessíveis e coletivas no ensino superior com resultados voltados para a educação básica, principalmente na esfera pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perspectivas outras para Belém: Análises autocríticas sobre arte educação no contexto não formal e informal(Universidade Federal do Pará, 2022-06-30) FREIRE, Camila Ferreira Araujo; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta dissertação apresenta reflexões sobre como os processos educativos em Artes Visuais podem ocorrer por meio de processos curatoriais, práticas educativas informais e mediações culturais digitais, sendo estas ocorridas no contexto de pandemia. Para isto, analiso três exposições ocorridas nos anos de 2019 e 2021, nas quais participei ativamente dos processos curatoriais e pude analisá-los de dentro para fora. Para tal análise, fiz uso do método de estudo de caso com viés interpretativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes diversas e a coleta de dados via observação participante, o que possibilitou a interpretação das experiências por meio das entrelinhas dos fatos vivenciados. Para o diálogo, compartilhei dos ensinamentos teóricos de Paulo Freire (2019), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Timothy Ingold (2010) e Jorge Larrosa Bondía (2002), para compreender os diferentes tipos de educação e seus modos diversos de aprendizagem; Éder Chiodetto (2013), Felipe Scovino (2016), Carolina Ruoso (2019), Maria Amélia Bulhões (2014), Rosangela Britto e Marisa Morkazel (2020) foram os responsáveis por dialogarem comigo sobre processos curatoriais e sistema da arte em seu contexto nacional e local; Djamila Ribeiro (2019a, 2019b), bell hooks (2017, 2019), Homi K. Bhabha (2001), John Fletcher (2020a, 2020b) e Rafael Bqueer (2020), para discutir sobre revisões identitárias no sistema da arte brasileiro; Ana Mae Barbosa (1991), Inês Ferreira (2014), Tereza Scheiner (2003), Teixeira Coelho (2004), para analisar a mediação cultural através da própria obra de arte; Edward Taylor (1871), Franz Boas (2010), Clifford Geertz (2011, 1973), John Fletcher (2019) foram os autores que ajudaram a traçar uma breve introdução conceitual sobre Cultura; Evelyne Patlagean (2005), Gilbert Durand (2001), Michel Maffesoli (2001) e Lucia Santaella (1999) compuseram os conceitos sobre a formação do Imaginário; e, por fim, Oswaldo Francisco de Almeida Junior (2008) e Pierre Levy (1999) para vislumbrar o universo comunicacional e digital durante a pandemia 2020/2021. Compreendo esta dissertação como uma análise autocrítica de experiências profissionais que possibilitaram discutir Outras perspectivas, locais e conhecimentos para arte educação, assim desejo ter contribuído para ampliar os processos educativos em Artes Visuais e com isto ter ajudado a promover a diversificação do pensamento local sobre o papel das Artes Visuais e de sua importância como formadora de perspectivas socioculturais
