Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Linha de Pesquisa "TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alma de papel: proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir(Universidade Federal do Pará, 2017) RIBEIRO, Brena Gomes; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atos performativos de uma Bufonaria Matuta: Arte, cura e ancestralidade em Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) NUNES, Ana Carolina Marceliano; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente trabalho é fruto da pesquisa “Atos performativos de uma bufonaria matuta - Arte, Cura e Ancestralidade em Belém do Pará”, dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, 2023. A pesquisa investigou o processo de criação voltado à bufonaria e ao teatro de rua, que vem sendo desenvolvido desde 2015, com o foco no cruzamento de saberes que esta criação cênica tem articulado ao longo dos anos, propondo a reflexão teórico-poética a partir de atos performativos de cura da bufonaria matuta. A escrita traz à tona as seguintes questões: É possível por meio da arte reconectar saberes apagados pelo tempo? De que forma saberes característicos da Amazônia paraense podem resistir ao projeto colonial? Poderá a arte ser um canal de reconexão com a ancestralidade e resgate de memórias? Como atos performativos de cura através do humor podem fazer frente às estruturas hegemônicas de poder, que causam o adoecimento das populações e sua marginalização? Norteada pela cosmovisão contracolonial (Santos, Krenak) a pesquisa trabalha com a encruzilhada epistemológica (Martins) que converge três caminhos principais: arte, cura e ancestralidade; por meio da bufonaria (Bosque; Brondani; Freire; Marques;) e dos atos de cura (Almeida e Lima; Jung; Miranda; Souza), a oralitura de um corpo-encruzilhada-fêmea faz emergir subjetivações de origem cabocla da Amazônia paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A atriz da diáspora: um estudo sobre a poética-política de Zélia Amador de Deus(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) BANDEIRA, Maria Ceci Leal; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211O trabalho analisa, a partir do conceito de corpo performático do negro da diáspora, de Zélia Amador de Deus, a trajetória artística dessa atriz e diretora e o seu caráter poético-político. A pesquisa foi dividida a fim de analisar suas três principais personagens: Catirina, personagem do auto Coronel de Macambira (1972); Suely, personagem da peça Quarto de Empregada (1976); e personagem sem nome, interpretada para o espetáculo Theastai Theatron (1983). A reflexão que norteia a pesquisa será feita à luz do feminismo como perspectiva de análise crítica e teórica das categorias de classe, raça, gênero, conforme teorizado pela filósofa Angela Davis (2016) e combate ao epistemicídio, categoria de pensamento realocada pela filósofa Sueli Carneiro (2005). Ao traçar a trajetória artística de Zélia Amador de Deus encontro uma nova forma de pensar a construção do corpo do negro da diáspora e de seus descendentes pelo viés performático que representa os atravessamentos político socio-culturais que diferenciam ainda hoje esse corpo. Por se tratar de uma problemática que inicia no corpo e não se desvincular dele, as análises partem do corpo de suas três principais personagens para demonstrar não apenas a evolução artística da atriz, mas principalmente a evolução política e existencial de uma mulher negra na AmazôniaDissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A casa da atriz: uma cartografia desassossegada das sociabilidades de um coletivo teatral em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) PORTO, Luciana de Andrade Moreira; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074A Casa da Atriz: uma Cartografia Desassossegada das Sociabilidades de um Coletivo Teatral em Belém do Pará assume como princípio criador arriscar-se por caminhos bifurcados, que a investigação das convivialidades deste coletivo teatral, exige. A pesquisadora sabe que para desbravar caminhos iniciais de uma cartografia precisa criar um território existencial entre as jornadas anteriores e o presente, para compreender a necessidade ou não, da existência da casa-útero. Tem como fundo da investigação, outras casas-sedes aqui reconhecidas como geografias interiores onde moradores e abrigos se confundem, convergindo memórias, sentimentos e poéticas. Como objeto, sensações dicotômicas existentes e habitantes em ambas as estruturas (viajante e casa). No meio dos caminhos, no entre, a escolha da pesquisadora é ser cartógrafa da alma e dos desassossegos, andarilha e moradora. Ao se lançar no caminho do pensamento poético, descobre nos traços dos passos deixados no asfalto fervente outros pés, então, sabe-se acompanhada por outros caminhantes em livros: Gaston Bachelard dizendo do bem mais precioso, o ter e o ser casa; Fernando Pessoa poetizando que os descaminhos desassossegados existentes nos planos das ideias e a vida não passam de um ensaio do poder vir a ser; Lewis Carroll e Alice como seres que arriscam o novo, o tempo todo; Hilda Hilst ardendo os desejos e Ítalo Calvino, presente nas linhas do imaginário, que retrata e reconhece através da fábula, o próprio habitat. Assumindo o erro e o inacabado como parte dos caminhos percorridos, ela precipita uma nova jornada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) CASA DE BONECA: Arte e Decolonialidade(Universidade Federal do Pará, 2023-11-06) FREITAS, André Luis Pereira de; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211Esta pesquisa parte do brinquedo/objeto casa de boneca, referindo-se tanto a um brinquedo europeu quanto as casas senhorias da cidade de Belém, para discutir os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder como plano de uma colonização violenta pautada sob o mito da modernidade, culminando com uma urbanização que ainda hoje é exaltada, mas que custou a destruição de povos e saberes. No primeiro capítulo falo sobre as primeiras motivações de se trabalhar um tema relacionado a uma casa de boneca. As minhas brincadeiras com Maria, desde a sua tenra idade, e abordo a importância da brincadeira para a criança. No segundo capítulo trato de uma questão metodológica, a necessidade de construir uma pesquisa pautada em um pensamento decolonial. Para isso, tento esclarecer conceitos como colonialidade, colonialismo, descolonização e decolonialidade. No terceiro capítulo trato mais especificamente sobre as casas de bonecas que foram produzidas: a primeira é uma replica da igreja de santo Alexandre, representando o papel da igreja e do cristianismo no esquema de colonização; a segunda casa é uma réplica do Palacete Bolonha, símbolo do período gomífero e da Belle Epoque; a terceira casa é uma replicado do casarão onde funciona o PPGarte; e trato mais especificamente, sobre a experiência de ser negro na universidade. Nas considerações finais trabalho com a descolonização dos currículos. Inserindo as casas de boneca numa proposta didática. Refletindo sobre a possibilidade se trabalhar as casas em escolas tendo com base a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/08Dissertação Acesso aberto (Open Access) Casarão do boneco: experiência de um corpo relacional em um território existencial(Universidade Federal do Pará, 2018-06-22) NASCIMENTO, Paulo Ricardo do; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Nesta dissertação, escrevi sobre um casarão antigo que é sede de um grupo de teatro com bonecos e espaço compartilhado de trabalho coletivo de 37 artistas/produtores de cenas diversas, recebedor de fluxos de público para experiências estéticas em comum. São pontos de vistas, lugares de onde se olha. Paisagem e sujeito se confundem em plataformas entrecruzadas em frequente comunicação. De dentro do Casarão do Boneco, em qualquer uma das plataformas, percebi que estamos diante de uma peculiaridade, uma nuance no âmbito relacional, entre os habitantes, seus espaços, as diversas linguagens artísticas, o público e a cidade. Há uma intensa habitação, que provoca movimentos com/n’o Casarão do Boneco, que rearranja a realidade ante a potência para as maneiras de se relacionar. O Casarão parece apresentar suas próprias qualidades, componentes absorvidos nos meios que se sobrepõem, que o diferenciam sob diversos aspectos e nas linhas de fuga, juntos se dimensionam a um devir-expressivo territorializante. A jardinagem praticada pela lógica da floresta, baseada na manutenção da vida pela diversidade e abundância de recursos próprios, é a metáfora para os cultivos da sua compreensão. Seguimos algumas pistas do método cartográfico de Gilles Deleuze e Félix Guattari e o seu pensamento rizomático. Vislumbramos os vários lugares que definem e que tornam o Casarão um lugar único, um corpo único sendo definido pelas relações estabelecidas entre três blocos de força: seus habitantes, seus espaços, seus movimentos. Um corpo, como Deleuze observa o corpo definido por Espinoza (2002), composto por uma infinidade de partículas, que se elabora das relações entre velocidades e lentidões, repousos e movimentos dessas partículas. Não é definido como forma, mas como força interativa. Um corpo composto por outros corpos, tal a ideia cosmogônica da pessoa marubo, ou mesmo animado tal ao boneco que vira personagem pela manipulação de tantos atores. Um corpo tramado em mapas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico(Universidade Federal do Pará, 2018-06-27) SAGICA, Frank de Lima; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concerto de câmara para clarineta em si bemol e orquestra de Vicente Alexim: uma abordagem interpretativa(Universidade Federal do Pará, 2015-06-01) LOPES, Thiago de Araújo; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134Vicente Alexim é clarinetista, compositor e arranjador brasileiro que, apesar de bastante jovem, vem se destacando no panorama artístico musical nacional e do exterior. Como compositor é autor de obras para clarineta, piano, soprano, orquestra de câmara e sinfônica. Seu “Concerto de Câmara para Clarineta em Si Bemol e Orquestra”, composto em 2008, é o objeto de estudo desta pesquisa. Do ponto de vista técnico, essa obra, de grande virtuosidade, apresenta diversos níveis de dificuldades para o solista - frullati, glissandi, multifônicos, escrita orquestral densa e uma tessitura composicional comum ao repertório contemporâneo. Observa-se o cuidado do compositor na indicação de mudanças de caráter e na organização da execução de técnicas estendidas tanto para o solista quanto para os instrumentos da orquestra. Fornecer uma concepção interpretativa para o referido concerto, considerando o enfoque de Robert Morris da Teoria dos Contornos e a análise estrutural da obra foi o objetivo principal desta proposta. Levantamento de fontes bibliográficas sobre o compositor, a obra e temas afins, de informações adicionais em sítios eletrônicos, blogs da internet, arquivos pessoais e institucionais, entrevistas estruturadas e semiestruturadas com o compositor e outros músicos, assim como uma análise minuciosa do concerto foram realizados, na tentativa de responder às questões propostas. A análise realizada, a literatura e a técnica da clarineta contribuíram para a abordagem interpretativa do concerto, considerando sua unidade estrutural e composicional. Poucos são ainda os trabalhos que tratam de questões interpretativas de obras do repertório brasileiro para clarineta, por conseguinte, esta dissertação servirá como referência para o executante com interesse nesse concerto, podendo servir ainda como base de estudo para obras afins, contribuindo e ampliando a literatura sobre o assunto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construindo memórias: produção de álbum objetoartisticográfico ilustrando a vida e morte das memórias de uma família libanesa em Belém(Universidade Federal do Pará, 2021-01-28) SOUZA, Patrícia Abud; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211A presente pesquisa busca entender o envolvimento afetivo que uma família descendente de imigrantes tem com suas fotografias, através das memórias que as mesmas carregam, tomando como apoio para o trabalho artístico o processo de luto e do esquecimento. Para isso, foi necessário fazer um apanhado histórico da imigração libanesa no Brasil e no Pará, através de pesquisa bibliográfica e fotografias jornalísticas, além de identificar o quão é importante em um grupo familiar a preservação das recordações. Ao longo desta pesquisa procuro estabelecer um diálogo entre autores como José Alberto Buchabiqui e Assaad Zaidan que trata sobre a imigração libanesa; Edgar Morin e Henry Bergson que falam sobre a questão da memória individual, perda de individualidade; relacionado à questão da morte, Maurice Halbwachs e Fernando Catroga como base para a memória coletiva, já Philippe Áries, João José Reis, Charles Feitosa, Roland Barthes, Maria Eliza Borges, Boris Kossoy, Jay Ruby, Michel Vovelle e Koury tratam de questões relacionadas a costumes fúnebres, inclusive na arte e na história da fotografia, Yosef Hayim Yerushalmi falando sobre esquecimento; e, por fim, como o processo de luto pode ser trabalhado dentro da arte, através de estudos de Hanna Segal e Sigmund Freud.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor(Universidade Federal do Pará, 2018-12-21) SILVA, Adriele Cristine Silva da; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças, e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015), Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas produções escritas, visuais, de suas falas, seus corpos e de toda poesia que são.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da lamparina aos refletores: memórias e (in) performatividades em dança de salão de uma artista da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2019-09-10) ROSA, Edilene do Socorro Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente dissertação de mestrado se propôs estudar as inter-relações que envolvem saberes, manifestações culturais e produções artísticas no contexto sociocultural amazônico, a partir de memórias corporais intrafamiliar e cênicas que envolvem a pesquisa, através de vivências com a Dança de Salão. O percurso teórico-metodológico permite dilatar e fundamentar análises pautadas no campo dos Estudos da Performance, com Schechner (2003) e Ligiéro (2011); em atos/ações que permeiam os conceitos de performance e de performatividade com Galucci (2010) e Lopes (2010); e dos Estudos da Memória, com Le Goff (2003), Assman (2016), Pollak (1992), entre outros, ao refletirem sobre as funções sociais, culturais e comunicativas da memória. Assim, este trabalho procura discutir a experiência artística com e a partir da Dança de Salão, em diálogo com vivências pessoais e coletivas disparadas pelo envolvimento com reminiscências e observações que nos atravessaram durante o percurso da pesquisa. Dessa maneira, as experimentações e as vivências provocadas pela investigação proporcionaram repensar práticas e novas possibilidades de criação, de ensino de arte/dança no contexto pensados a partir de um dançar a dois, aconchegado em um abraço brasileiro, do convite feito por uma artista-pesquisadora da/na Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Delírio em rio mar: paisagem entre a experiência e a partilha(Universidade Federal do Pará, 2019-06-28) VIANA JÚNIOR, José de Almeida; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592Entende-se o conceito paisagem como um lugar epistemológico habitado por diferentes campos do conhecimento. A presente pesquisa busca contribuir com tal conceito desde uma perspectiva interdisciplinar, a partir do enfoque das artes, pensada na Amazônia com contribuições de diferentes territórios. Para pensar a paisagem entre a experiência e a partilha, reúne-se como principais autores a filósofa francesa Anne Cauquelin (1925- ), o xamã yanomami Davi Kopenawa (1956-) com o antropólogo francês Bruce Albert (1952-), o poeta francês Michel Collot (1952-), o antropólogo inglês Tim Ingold (1948-), articulados por trechos da literatura do marajoara Dalcídio Jurandir (1909-1989). Discutem-se as práticas de caminhar e coletar como dois verbos motores para a pesquisa, ao aproximar leituras de trabalhos referenciais na arte contemporânea. Apresenta-se um memorial que narra processos de criação da obra Exílio do Tempo – instalação em diferentes suportes produzida durante a pesquisa. Ao final, se apresenta um ensaio literário-visual, como desdobramento de reflexões teóricas e experimentações plásticas, no intuito de contribuir para uma apreensão sobre paisagem, conceito que se dá, sobretudo, entre a experiência daquele que, no fluxo movente, sente, percebe e partilha.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dinamites dissidentes : construção (re)performática de uma autoetnografia(Universidade Federal do Pará, 2023-07-07) ROCHA, Raphael Andrade; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Esta dissertação busca compreender o processo criativo de uma autoetnografia performática dissidente, denominada ¿Flores para Pietá¿, a partir de análise de esquemas simbólicos/reais, de modo a friccionar os territórios que o corpo gay vivencia. Para tanto, dada abordagem parte de dois vieses de análise, quais sejam: sexualidade e religião, ainda que o estudo perpasse por outros territórios, como o território intrafamiliar (casa), o território subjetivo (corpo) e o território (urbano). Tal discussão surge a partir da seguinte questão problema: a quais territórios pertencem os corpos homossexuais? No sentido de alcançar o objetivo geral, lanço mão das (os) seguintes autoras/autores para validar as proposições deste estudo: para o debate autoetnográfico utilizo os preceitos de RAIMONDI; MOREIRA; BRILHANTE; BARROS, (2020) e DENZIN (2015), quanto às discussões sobre Identidade, recorro à ALMEIDA (2010) e CASTELLS (2001), referente às discussões dos estudos gays, analiso os conceitos de PRECIADO (2000, 2011, 2018), FOUCAULT (1999, 2012, 2013, 2018) e BUTLER (1997, 2000, 2011). No que tange ao Corpo devoto, aproprio-me da visão de JANSEN (2004), quanto à história da sexualidade e do conceito de biopoder, analiso os estudos de FOUCAULT (1985), de forma associada ao conceito de necropolítica, de MBEMBE (2018). No que se refere ao conceito de (re)performance Arte, considero as discussões de ABRAMOVIC (2010, 2018) e PHELAN (2013). E sobre o conceito de território reporto-me à CAIAFA (2020), ROSENDAHL (2002), dentre outras (os). Elejo como procedimento metodológico a autoetnografia (re)performática, ao partir das minhas memórias, do meu devir, enquanto artistapesquisador-professor, a orientar um percurso reflexivo sobre e a partir de corporeidades, para compreender o corpo e suas (re)performances como um território potente para a produção de epistemologia. Para a construção desse trabalho foi estratégico explorar as abordagens dissidentes relacionadas às questões de sexualidade e de religiosidade. Dessa forma, esta escrita sinaliza que o discurso religioso tem grande influência na trama das relações sociais, além disso o Estado e a sociedade tomam o que é dito e feito dentro dos domínios das Igrejas como parâmetro para justificar atitudes e decisões preconceituosas contra os corpos homossexuais. Logo, o processo reflexivo provocado nesta escrita sinaliza que a reprovação e coerção ao corpo 13 LGBTQIAP+ é recorrente entre e nos territórios religiosos e que o corpo marginalizado gay, nessa perspectiva, intenta encontrar um território que seja possível (re)significar essas mazelas impostas historicamente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Distopia Neocabana (2021): Ficção especulativa e imaginário nos quadrinhos na Amazônia Paraense(Universidade Federal do Pará, 2025-07-10) MATHEUS, Keoma Calandrini de Azevedo; SMITH JÚNIOR, Francisco Pereira; http://lattes.cnpq.br/4369023473293807A presente pesquisa analisa o tema da distopia na revista em quadrinho AÇAÍ PESADO: Distopia Neocabana (2021), produzida no contexto da cidade de Belém do Pará pelo Coletivo Açaí Pesado. Partindo da proposição dos quadrinhos enquanto arte e expressão cultural, o estudo investiga como a ficção especulativa e o tema da distopia refletem as tensões sociais, ambientais e políticas contemporâneas, sob o recorte da Amazônia Paraense. A análise se movimenta nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologia, explorando a relação entre os elementos ficcionais e o debate crítico sobre política, globalização e crises ecológicas; destacando a maneira como a obra apresenta referências locais e globais para construir uma visão distópica da realidade amazônica. A metodologia da literatura comparada permite traçar conexões entre Distopia Neocabana e outras obras de ficção especulativa, estabelecendo paralelos temáticos e estilísticos com tradições literárias e visuais diversas. Assim, revela como os quadrinhos operam não apenas como entretenimento, mas como um produto para refletir sobre as transformações socioambientais e culturais na Amazônia. Com uma perspectiva crítica e interdisciplinar, a dissertação insere Distopia Neocabana como uma obra expressiva ao imaginário contemporâneo, que ressignifica a Amazônia como território de criação e resistência artística.Dissertação Acesso aberto (Open Access) EKOAOVERÁ: um estudo sobre a territorialidade nos processos identitários das Drags Demônias(Universidade Federal do Pará, 2019-06-20) NASCIMENTO, Juliana Bentes; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Analizar de que maneira a cidade de Belém, enquanto território subjetivo, atravessa de forma direta ou indireta os processos identitários das Drags Demônias, grupo cultural aqui estudado, foi o grande objetivo da pesquisa intitulada EKOAOVERÁ: Um Estudo Sobre a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags Demônias. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a montaçã o com larga ênfase nos teóricos Roger Baker e Carlos Figari, seguido de um apanhado conceitual e uma revisitaçã o de termos que conversam com a montaçã o, passando pelos estudos de Judith Butler, Berenice Bento, Anna Paula Vencato entre outros. Para adensar a pesquisa, foi analisada a montaçã o enquanto método de alteraçã o corporal com base no estudo de Renata Kamla sobre Mascaramento Contemporâneo, tendo como ação metodológica fundante, a realizaçã o de entrevistas com vinte e três artistas do segmento cultural, através da proposição de entrevista estruturada de Maria Cecília Minayo. Para finalizar o procedimento metodológico de campo, os dados foram atravessados pela abordagem da etnometodologia, resultando atravessamentos em três instâncias de análise: pessoalidades, conceitos e territorialidades. A análise final confirma a hipótese de que a territorialidade tem relaçã o direta com essas construçõ es identitárias.Dissertação Acesso aberto (Open Access) ELF: CONSTITUIÇÃO DA GALERIA DE ARTE DE 1980-1999 E SUA RESSONÂNCIA A PARTIR DE BELÉM (PA)(Universidade Federal do Pará, 2023-03-31) CHAVES, Luena Cordeiro de Souza Müller; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta pesquisa se propõe a compreender os processos de constituição da Elf Galeria no sistema da Arte local e suas ressonâncias na formação de colecionadores e coleções de artes visuais, na dimensão privada, no período de 1981-1999, em Belém, Pará. Para tanto, parte-se dos registros materiais do galerista e idealizador da Elf, Gileno Müller Chaves (1943-2006), a fim de construir a sua trajetória de vida associada ao processo de constituição e atuação da Elf Galeria e sua contribuição ao sistema da arte local. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, abordagem teórico empírica que tem os acervos do galerista como fonte primária, baseada na pesquisa documental. No desenvolvimento da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, o eixo conceitual adotado são os estudos sobre memória, com base em Maurice Halbwachs e Pierre Nora. Recorro, ainda, a Ulpiano Bezerra de Meneses, para aprofundar questões sobre patrimônio cultural na relação público e privado e a François Dosse para a abordagem Biográfica. Realizou-se entrevista semiestruturada com a viúva de Gileno Chaves. As ressonâncias foram observadas a partir da atuação do galerista na criação do Museu de Arte do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos. Nas considerações finais, apresento o intuito do galerista pela preservação das memórias por intermédio da produção de documentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experimento Social Online e Fenômeno Artístico: Uma análise do r/place(Universidade Federal do Pará, 2024-09-30) BOTELHO, Marcela Jatene Cavalcante; STOCO, Savio Luís; http://lattes.cnpq.br/3206903170798612; OLIVEIRA, Hosana Celeste; http://lattes.cnpq.br/4177178840952700Esta pesquisa almeja entender a seguinte problemática: como uma análise do experimento social online, r/place, pode nos ajudar a utilizar o campo da arte para compreender produções e fenômenos online até então não contemplados. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos: identificar o r/place nas edições de 2017 e 2022, traçar uma metodologia de análise para fenômenos online, analisar o r/place diante a metodologia elaborada e por fim, relacionar os r/place com fenômenos artísticos com características particulares que os colocam à margem dos modos de pensar formais da arte. Para identificar o r/place, fez-se um levantamento de literatura de trabalhos de pesquisa realizados acerca desse fenômeno, tanto de 2017, como 2022. Como ferramenta de análise, elaborou-se a metodologia de análise triangular híbrida (MATH), para compreender fenômenos online, tais como o r/place, sob três vertentes: o comportamento, elucidado pela teoria de artificação de Ellen Dissanayake, a técnica, a partir da teoria de Lev Manovich sobre o papel do software, e imagem, com base nos estudos de arte e tecnologia de Stephen Wilson e Christiane Paul. O r/place foi analisado a partir dessas três características, constatando: i. o comportamento artificado de seus participantes, exibindo exemplos das cinco operações estéticas descritas por Dissanayake, ii. identificando o papel do software e técnicas empregados pelos responsáveis pelo desenvolvimento do evento, e como suas intenções transbordaram nas funcionalidades do r/place e nas decisões feitas a respeito do software, e iii. o aspecto da imagem, entendido dentro do contexto da arte digital como o resultado de um objeto (analógico ou digital), que sofre uma mediação intencional de software, focalizando a mediação específica do r/place, investigando as características imagéticas do fenômeno não de uma imagem estática, e sim, constantemente sofrendo transformações, em grande parte pela mediação. Por fim, estabeleceu-se a relação entre o r/place e duas expressões artísticas consideradas por mim à margem do entendimento formal artístico, por motivos distintos, a não arquitetura paraense conhecida como Raio Que o Parta, e a pixel art, não como obra, mas como meio de produção artístico, percebendo-se paralelos com o r/place e os modos de compreender tais fenômenos. Concluiu-se que os objetivos foram alcançados, e a análise do r/place, a partir da MATH, pode nos auxiliar na utilização do campo da arte para entender fenômenos online ainda à margem dessa área de conhecimento, possibilitando, futuramente, a aplicação da metodologia para outras produções semelhantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) VASCONCELOS, Iam Nascimento; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Esta pesquisa busca compreender os processos criativos da maquiagem da Comissão de Frente revelados na espetacularidade deste fenômeno cênico de dimensões singulares como cortejo dramático, a partir do olhar de artista-pesquisador-participante do Auto do Círio. Fundamentado teórico-metodologicamente na Etnocenologia, enquanto Etnociência das Artes e formas de espetáculo, acolhemos como principais autores deste campo de conhecimento, Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) para a abordagem de espetacularidade; teatralidade; matrizes culturais; matrizes estéticas e Michel Maffesoli para Comunidades Emocionais. No estudo do imaginário, Paes Loureiro (2010) em sua proposição de Conversão Semiótica como chave conceitual para a compreensão da poética da cultura amazônica. Para o enfoque dos Processos Criativos, Sônia Rangel (2015) e Philip Hallawell (2010). Como premissa etnocenológica dominante, privilegiamos nos procedimentos metodológicos as múltiplas vivências internas no fenômeno da pesquisa, dando relevância à sabedoria dos praticantes e suas trajetórias no espetáculo, por meio de registros fotográficos, vídeos do processo criativo de auto maquiagem e coreográfico, além de entrevistas semiestruturadas. Esses registros audiovisuais compõem um documentário intitulado Auto Etnodocumentário, indissociado desta reflexão, contribuindo, enquanto maquiador, para a construção de conhecimento que brota da complexidade e riqueza das práticas espetaculares de rua na Amazônia contemporânea.
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