Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4190
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 2004 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH por Agência de fomento "CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Belém entre filmes e fitas: a experiência do cinema, do cotidiano das salas às representações sociais nos anos de 1920(Universidade Federal do Pará, 2011-08-12) CARNEIRO, Eva Dayna Felix; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957A história social do cinema é marcada pelo hábito de frequentação. Para além do filme, elementos como infraestrutura e propaganda desempenham papel fundamental para que se crie um clima de sedução e envolvimento com as imagens visualizadas. A trajetória do cinema, entre outros caminhos, vincula-se ao espectador, ao espaço físico das salas de projeção e as sociabilidades nele elaboradas. Esta dissertação discute o cinema na cidade de Belém (Pará) nos anos de 1920. Para tanto investiga a forma como as salas de cinema interagiam com o espaço urbano daquele período. Do mesmo modo, discutem-se elementos da infraestrutura das salas tais como: acomodações, ventilação e música. Procurou-se demonstrar que o ato de assistir a um filme na capital paraense daqueles anos era apenas uma parte do ―ritual de frequentação dos cinemas, daí a preocupação em se compreender as formas de sociabilidade processadas no interior daquelas salas. Ao lado disso, faz-se uma análise do cinema atuando como mediador das representações sociais de gênero e infância.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Belém, uma história da chuva (1890 – 1920)(Universidade Federal do Pará, 2023-08-29) GOMES, Kelvyn Werik Nascimento; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299Esta dissertação tem como objetivo explorar a história da chuva na cidade de Belém, no período de 1890 a 1922, com um foco específico na influência que o fenômeno da natureza exerceu sobre determinados grupos e a cidade. Para isso, analisa-se o interesse de diferentes atores sociais pela chuva em Belém ao longo do século XIX, mas principalmente nos anos finais deste século e início do século XX. Destacam-se as observações feitas por viajantes naturalistas que estiveram na região e observaram o fenômeno da chuva, memorialistas e geógrafos, bem como o trabalho do naturalista Emílio Goeldi na coleta de dados meteorológicos explorando como o estudo da chuva se relacionou com a política e a imagem pública de Goeldi, e como esse interesse se tornou uma parte significativa da pesquisa científica na região. Esta dissertação se concentra também nas implicações práticas da chuva na vida cotidiana dos habitantes de Belém. Examinando como a chuva afetou a relação entre a população, a Intendência Municipal e a natureza, com ênfase nas tentativas de lidar com as demandas da população em relação à chuva, especialmente em termos de transformações urbanas que afetaram e afetam ainda hoje a cidade e os citadinos. Explora-se também a influência dos jornais como mediadores entre a população e o poder público em relação às questões da chuva na cidade, revelando como a mídia desempenhou um papel importante na formação da opinião pública e nas ações do governo. Por fim, esta dissertação explora a importância da chuva como um tema complexo e multifacetado na história de Belém durante o período estudado, considerando seu impacto nas esferas científicas, políticas e sociais da cidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caridade e saúde pública em tempo de epidemias. Belém 1850-1890(Universidade Federal do Pará, 2006) COSTA, Magda Nazaré Pereira da; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231Obrigados a enfrentar uma grave crise epidêmica desencadeada ao longo de quase toda a segunda metade do século XIX, os habitantes de Belém assistem, a partir daquele momento, a uma intensa mobilização social em prol da preservação da saúde pública, que há muito deixara de ser objeto de interesse do Governo Provincial e que agora se via ameaçada pela fúria da febre amarela, da cólera e da varíola, que vinham desordenadamente fazendo suas vítimas pela cidade. Diante disso, esta dissertação procura analisar alguns mecanismos empregados para conter o aumento dos casos das doenças na Capital da Província do Pará, destacando as estratégias sanitárias propostas pelos facultativos ligados à ciência médica, levadas a cabo, muitas vezes sem resultado, pelo poder público, mas que interferiram e modificaram significativamente as práticas de assistência aos enfermos mais necessitados, que geralmente eram socorridos em nome da caridade no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. A falta de conhecimento sobre a etiologia das moléstias trouxe à tona ainda um acirrado conflito ideológico entre os médicos, que divergiam quanto aos possíveis fatores que motivaram as epidemias e o tipo de terapêutica a ser aplicada aos doentes, ao mesmo tempo em que o perigo da contaminação aguçou também a “compaixão” e a “caridade” de todos que se viram direta ou indiretamente ameaçados por aqueles males.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Diário das trans: representações de mulheres trans e travestis no Diário do Pará (1980-1990)(Universidade Federal do Pará, 2023-10-05) NASCIMENTO, Júlio Ferro Silva da Cunha; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730O cerne da presente investigação se encontra na crescente historiografia queer, ao analisar as representações de mulheres trans e travestis no jornal paraense Diário do Pará na década de 1980, anos considerados determinantes na construção de identidades e expressões de gênero desviantes da heterocisnormatividade. Com a queda da censura do regime militar, revoluções farmacêuticas e o interesse da mídia, os jornais apontam um “modismo” em torno da figura da travesti, da transexual, do transformista, entre outros sujeitos que são categorizados em meio a quebras e resistência terminológicas e identitárias. Ocorre, neste período, constantes tensões sociais, econômicas e étnicas entre a representação da mídia e o sujeito representado. Portanto, enquanto abordagem teórico-metodológica, a pesquisa utiliza a teoria queer, a qual é aliada aos pensamentos foucaultianos sobre poder e discurso enquanto prática, enquanto arcabouço teórico para analisar as reportagens do Jornal Diário do Pará. Assim, acrescido de um intuito de leitura a contrapelo das fontes do periódico, problematiza-se as estratégias de controle e resistência em discursos midiáticos regionais no que tange a midiatização de corporeidades e vivências de mulheres trans e travestis. Sendo possível entender como a representação transfeminina é plural, marcada pela ambiguidade e apresentada enquanto fonte de violência física e simbólica, onde o ambíguo é apresentado enquanto fator essencial para o fascínio sobre pessoas transfemininas nas seções sobre shows, casos policiais, internacionais e política.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “[...] dividir o corte da lenha [...] afim de não vermos brevemente as nossas matas calvas e estragadas”: a lenha nas Províncias do Pará e Amazonas (1850-1888)(Universidade Federal do Pará, 2024-09-23) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140No século XIX amazônico, as embarcações a vapor que navegavam pelos rios da região ainda não utilizavam o diesel como combustível. As cozinhas das residências não conheciam ainda o “gás de cozinha”. Outro item se destacava como gerador de energia para fornalhas e fogões na dinâmica cotidiana: a lenha. A árvore derrubada era cortada em pedaços, entre menores e maiores, e se transformava então em “achas de lenha”. A partir da década de 1850 a lenha se tornava um produto de grande valor para a movimentação a vapor nos rios da Amazônia, assim como era comercializada para cozinhas domésticas ou de instituições e negócios. A lenha mobilizou diversas interações dos humanos entre si e com outros seres não humanos, entre animais e plantas. Indígenas, negros, brancos, cavalos, e maçarandubas aparecem como personagens na presente Dissertação. Analisando documentos (como jornais, relatórios de presidentes de províncias, relatos de viajantes, desenhos e plantas baixas) foi possível compreender um pouco do complexo cenário que se desenvolvia no Pará e Amazonas em torno desse importante combustível, entre 1850 e 1888. Com foco na produção, comércio e consumo da lenha para vapores e cozinhas, neste trabalho emerge a temática do uso da lenha, o trabalho compulsório na sua produção, a interação com plantas, animais e também o início de uma preocupação com o desflorestamento gerado pela produção de lenha, entre seus usos e representações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “Em auxílio dos seus”: Mutualismo espanhol numa cidade Amazônica (Belém-Pará, 1890 – 1920)(Universidade Federal do Pará, 2021-02-26) LIMA, Aline de Kassia Malcher; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Na virada do século XIX para o XX a cidade de Belém sofreu intensas modificações promovida pela economia da borracha, produto de maior exportação no período, nesse contexto a cidade de Belém experimentou a chegada de um número expressivo de migrantes nacionais e internacionais movidos pelo ensejo de enriquecer com a oportunidade que esta terra proporcionava e propagandeava. Os espanhóis configuram como o segundo maior grupo expressivo dessa leva de imigrantes estrangeiros para a cidade de Belém. Oriundos em sua maioria da região da Galícia, muitos emigrados se estabeleceram no contexto urbano e criaram redes de sociabilidade e solidariedade por meio do associativismo. Diante deste contexto, esta dissertação analisou o processo de construção das associações mutualistas de auxílio a imigrantes espanhóis. A problemática se detém em compreender como as estratégias de sobrevivência dos espanhóis que chegam à Amazônia no início do século XX são acionadas por meio das associações de socorros mútuos em Belém, particularmente a Union Española de Socorros Mútuos e o Centro Galaico del Pará. As associações mutualistas étnicas dos emigrantes se configuram como um verdadeiro marco simbólico de territorialidade. Por meio de um acervo de fontes diversas foi possível compreender a dinâmica de funcionamento do mesmo. Neste sentido, a memória dos imigrantes em relação à pátria é preservada e os laços mantidos com ela estão presentes no decorrer da existência dos centros associativos espanhóis como uma forma de expressão e pertencimento, sendo estes plataformas de interlocução política e social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ilusão e paraíso: história e arqueologia na Amazônia (1948-1965)(Universidade Federal do Pará, 2008) ROSA, Cassia Santos da; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231A escrita da moderna arqueologia da Amazônia está relacionada ao trabalho dos norte-americanos Betty Meggers (1921-) e Clifford Evans (1920-1981). A relevância histórica das pesquisas efetuadas pelo casal e especialmente por Meggers é o foco desta dissertação. O objetivo é apresentar uma história social e intelectual da arqueologia amazônica tomando como foco central a atividade de Betty Meggers na Amazônia brasileira com a finalidade de compreender o processo de produção, circulação, recepção e debates em torno das hipóteses sobre a ocupação da Amazônia, e suas influências contemporâneas no campo da arqueologia amazônica. E, desse modo, analisar a inserção histórica que o casal alcançou no campo científico sobre a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Las dictaduras militares en América del Sur y la doctrina de seguridad nacional en los años 1960 a 1980(Universidade Federal do Pará, 2016-05-06) GALINDO, Eliseo Moreno; PETIT PEÑARROCHA, Pedro; http://lattes.cnpq.br/1981202733448583Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um patrimônio em contendas: os bens jesuíticos e a magna questão dos dízimos no estado do Maranhão e Grão Pará (1650-1750)(Universidade Federal do Pará, 2012-02-23) NEVES NETO, Raimundo Moreira das; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952A presente pesquisa tem por objetivo a ponderação do patrimônio material jesuítico no Estado do Maranhão, durante a segunda metade do século XVII e primeira do XVIII. De modo específico, analisaremos três aspectos: os modos de conquista das propriedades inacianas; a maximização dessas fazendas a partir do gerenciamento direto dos padres (caso do comércio) e a relação entre a administração colonial e reinol com a Companhia no tocante ao pagamento dos dízimos dos gêneros que a Ordem cultivava em suas terras. Nesse sentido, veremos que os três pontos, sobretudo os dois últimos, foram motivos de grandes oposições por parte dos moradores da Amazônia colonial portuguesa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O poder simbólico das “bugigangas”: índios e regatões na província do Pará (Século XIX)(Universidade Federal do Pará, 2016-06-28) MORAIS, Laura Trindade de; HENRIQUE, Márcio Couto; http://lattes.cnpq.br/9096024504515280Esta pesquisa busca entender como se estabeleceu a atividade troca entre comerciantes de regatão e os indígenas da província do Pará, durante a segunda metade do século XIX. Analiso essas relações em um momento em que o governo imperial buscava diversas formas de obter controle sobre os indígenas, logo a relação entre indígenas e comerciantes se estabeleceram em meio a disputas de interesses, o que em grande medida contribuiu para colocar o regatão como perversor dos indígenas e estes como enganados. Em meio a isso busca-se entender as dinâmicas de trocas entre indígenas e regatões, seus interesses, conflitos e alianças.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Quando a aldeia se torna vila: o processo de secularização da Missão de Trocano no baixo rio Madeira (1730-1790)(Universidade Federal do Pará, 2023-08-17) FONSECA, Marcela Gomes; ARENZ, Karl Heinz; http://lattes.cnpq.br/0770998951374481A presente dissertação tem como objetivo analisar o processo de secularização da aldeia missionária de Trocano, localizada no baixo rio Madeira, elevada à categoria de Vila de Borba, a nova em 1º de janeiro de 1756, pela política ilustrada e antijesuítica do então Secretário dos Negócios Interiores do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal. Considerada a primeira aldeia missionária nos sertões do Estado do Grão-Pará e Maranhão a ser elevada à categoria de vila civil pela política pombalina, Trocano estava localizada numa região estratégica. Primeiro, por estar numa rota de fronteira interna entre o Estado do Grão-Pará e Maranhão e a Capitania do Mato Grosso, e externa, entre os domínios espanhóis e portugueses na América do Sul. E segundo, por estar numa rota hidrográfica para um sertão promissor em minérios, drogas do sertão e mão de obra indígena. Acredita-se que a secularização pioneira da aldeia de Trocano, que contou com a presença em pessoa do então Governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão de Sebastião José de Carvalho e Melo, confirma a hipótese aqui defendida, de que as aldeias missionárias localizadas em regiões fronteiriças, foram prioridades na implantação da política pombalina para o vale amazônico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ruy, Paulo e Fafá: a identidade amazônica na canção paraense (1976-1980)(Universidade Federal do Pará, 2010-05-14) SILVA, Edilson Mateus Costa da; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361Nos anos 60/70, do século XX, ocorreu um processo de “Integração político-econômica” da Amazônia ao Brasil, executada pelo Governo Federal. Esse processo gerou consequências profundas ao imaginário dos habitantes da região Amazônica, pois, dentro da estratégia governamental foi incluída a inserção de difusores de comunicação, bem como de rodovias e todo um aparato para interligar e diminuir as disparidades regionais. A “integração” criou uma infraestrutura capaz de atrair indústrias para a região. Porém muitos intelectuais acadêmicos e jornalistas deste período viram esse processo como uma “nova colonização”. Segundo eles, o capital gerado não resultou em melhorias sociais aos habitantes da Amazônia. Além dessa perspectiva, o contato com a cultura brasileira através da Televisão e do Rádio influenciou de forma contundente os rumos da política e da arte paraense. A música popular no Pará foi influenciada pela MPB nos anos 60. Porém, a partir destes debates em torno de uma “nova colonização” podemos perceber que o sentido artístico passou a ser regionalista amazônico, como uma estratégia de apoio político aos intelectuais e jornalistas regionais-progressistas. Neste trabalho, demonstraremos como esse “pano de fundo” se processou na obra do cantor e compositor Paulo André, em parceria com seu pai Ruy Barata (poeta e letrista). Assim como, é elaborada uma análise a respeito da carreira da cantora Fafá de Belém. Será discutido como suas aparições na mídia influenciaram no debate e na (re) construção do imaginário em torno da Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A suspensão constitucional no Pará com a lei nº 26 de 22 de setembro de 1835 e as medidas para a repressão aos cabanos (1835-1840)(Universidade Federal do Pará, 2018-10-01) PEREIRA, Thailana de Jesus Cordeiro; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299A presente dissertação analisa a criação da Lei nº 26 de 22 de setembro de 1835, que suspendia na província do Pará os § 6º, 7º, 8º, 9º e 10º do Art. 179 da Constituição pelo período de seis meses, como medida extraordinária tomada pelos deputados e senadores do Parlamento brasileiro para conter a “revolta” cabana, bem como, o envio de dois conceituados Marechais (Jorge Rodrigues e Soares d’Andrea) para restabelecer a ordem imperial na província, utilizando a referida Lei, como estratégia na guerra contra os cabanos. Diante disso, esta dissertação vai além da compreensão das discussões no Parlamento entre os deputados e senadores que levaram a criação da referida Lei, mas também, objetiva perceber como os marechais Jorge Rodrigues e Soares d’Andrea interpretaram e utilizaram a Lei na luta contra os cabanos. Por fim, analisa as estratégias de “pacificação” e repressão na província do Pará criadas por Soares d’Andrea durante seu governo, tais como, o recrutamento para a Guarda Policial e para os Corpos de Trabalhadores e a resistência a esses recrutamentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Terras, rios e igarapés: estrutura agrária e conflitos no Baixo Tocantins (1860-1880)(Universidade Federal do Pará, 2014-02-28) SOUZA, Bruno Mariano Santos da Ponte; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957Esta dissertação pretende fazer um estudo da paisagem da região do Baixo Tocantins, ou região tocantina. Os aspectos naturais, a imagem da região e sua população são temas presentes no inicio deste trabalho. Os usos da terra, a produtividade e os significados da terra são elementos que nos permite pensar a região tocantina dentro de uma dinâmica de comercio local e internacional. O modo de vida da sociedade da região tocantina se expressa através de suas ações e atividades extrativistas no espaço rural. Nesse sentido vamos perceber diferentes discursos sobre qual a mais adequada forma de desenvolvimento da província do Pará e os embates entre política de modernização e modo de viver local. A utilização do recurso judiciário em defesa da propriedade para mediar conflitos de terra revela as inúmeras intenções e o jogo de forças para garantir o domínio da terra.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Vale do Tocantins e a Lei Anilzinho: a Lei dos Posseiros (1961-1981)(Universidade Federal do Pará, 2016-02-26) SILVA, Adriane dos Prazeres; FONTES, Edilza Joana Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9447513031256372O golpe civil- militar de 1964, trouxe uma série de problemáticas no que diz respeito à questão do conflito de terras na Amazônia, no Estado do Pará, mais especificamente no Vale do Tocantins denominação usada, pelo governo militares para designar o Médio e o Baixo Tocantins, que são as microrregiões que envolve o município de Tucuruí, que por sua vez abriga em seu território a hidrelétrica de mesmo nome (a maior usina inteiramente nacional). O período aqui analisado é de (1961-1981), portanto vinte anos, momento que houve mudanças profundas na região. A construção dessa barragem, os incentivos fiscais, as mudanças na Legislação do Estado e mais os projetos de colonização pensados pelos governos militares, desdobrou uma série de acontecimentos entre eles estava o conflito pela posse da terra, envolvendo vários sujeitos índios, seringueiros, castanheiros, posseiros, trabalhadores rurais e entidades aliadas como a FASE, a prelazia de Cametá, a congregação das Irmãs filhas da Caridade, e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Oeiras e Baião. De acordo com a visão dos trabalhadores rurais, do lado oposto a eles estavam os órgãos do governo e seu aparato burocrático, assim como os prováveis grileiros centro- sulistas. Os trabalhadores rurais perceberam a mudança em seu modo de vida, pois notaram a entrada de outros sujeitos dentro da região que ameaçavam seu modo de vida e sua cultura, perceberem nos momentos dos conflitos que deveriam se unir e organizar-se, pois haviam cansado de perder e para isso construíram sua própria Lei a Lei Anilzinho: A lei dos Posseiros e criaram uma cultura política de resistência que durou mais de uma década na região.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vamos à vacina?: doenças, saúde e práticas médico-sanitárias em Belém (1904 a 1911)(Universidade Federal do Pará, 2006-04-28) AMARAL, Alexandre Souza; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420Desde o final do século XIX e, até, o início do século XX, Belém na fala do intendente Antonio Lemos era conhecida como a “necrópole” paraense. Doenças e epidemias estavam no centro do debate das práticas médico-sanitárias. O higienismo de médicos tornou se discurso recorrente de intervenção no espaço cotidiano dos moradores, onde as campanhas de profilaxias foram alçadas enquanto responsáveis pela cura da cidade. As ações propostas por esculápios cientistas geraram tensões entre moradores e autoridades públicas diante a aliança do saber médico e o poder público, sobre a qual me propus analisar para explicar o dia-a-dia das medidas coercitivas, no intuito de entender essa aliança. Analisando artigos na imprensa, literatos, jornalistas, políticos, relatos médicos, mensagens de governo, relatórios, fotografias e charges foi possível acompanhar os significados atribuídos pelos contemporâneos em relação as epidemias da varíola, tuberculose e febre amarela, por exemplo, por parte dos saberes médico-sanitários. A belle époque em Belém deixou de ser nessa dissertação um cristal historiográfico, diante as adversidade do viver de sujeitos anônimos. Belém tornou-se um laboratório de experiências, os médicos propunham curá-la para alcançar o tão propalado desenvolvimento econômico ou progresso. A consolidação dessa aliança coube à responsabilidade do renomado sanitarista Oswaldo Cruz, que desembarcou, em 1910, na capital paraense para combater a febre amarela, com carta branca do governador João Coelho. Por outro lado, a cura da cidade ou “necrópole” paraense teve significados mais amplos, destacando-se o sepultamento do mal amarílico, como também, concomitantemente, o sepultamento da oligarquia do coronel Antonio Lemos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Veias de spray: o movimento artístico do graffiti em Belém do Pará (1980-1999)(Universidade Federal do Pará, 2024-10-04) CONCEIÇÃO, Edvan da Silva; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231Ao caminharmos pela cidade cotidianamente múltiplos estímulos são ouvidos e sentidos. Estímulos estes que podem se fazer presentes de diversas formas, sejam através de sons, barulhos ou visualmente por meio de registros da presença humana neste espaço. O graffiti torna-se um desses estímulos, que são consumidos diariamente pelos diversos indivíduos que confeccionam no seu trato social a paisagem urbana de uma cidade. Tendo em vista, a importância e a constante presença do graffiti e da pixação no cenário urbano de Belém, me perguntei: será que estes movimentos se constituem em produtos socioculturais, aos quais, contribuíram para a formação identitária individual e coletiva de determinados grupos, refletindo nas dinâmicas sociais de dominação de espaços no cenário urbano da cidade de Belém, durante as décadas de 1980 e 1990? Esta pesquisa foi desenvolvida através de três movimentos, pesquisa bibliográfica e de fontes, entrevistas e por fim, a escrita desta dissertação, a mesma divide-se em três partes, as duas primeiras subdivide-se em tópicos aos quais, contextualizaram a temática em questão, a última parte, traz o posicionamento do pesquisador. Logo, enfatizamos que o movimento analisado nesta pesquisa se insere no campo da arte urbana, integrando-se a paisagem de uma cidade expondo existências e tensões presentes no tecido social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Víveres de maranhenses no Pará: migração, terra, trabalho e conflito no vale do Acará (décadas de 1960-1990)(Universidade Federal do Pará, 2018-02-19) SILVA, Bruno de Souza; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140O texto presente se constitui de uma discursão sobre os fatos que envolvem a sociedade do vale do Acará a partir da década de 1960, analisando o processo de migração que fez da região do Alto Acará principal destino de maranhenses. Esses sujeitos foram os principais do Nordeste a ocupar parte das terras paraenses e se constituírem parte da sociedade em um processo de migração, trabalho e conflitos. O cenário maranhense do período de 1960, o contexto econômico e social do vale do Acará no Pará será evidenciado, assim como as ações dos sujeitos em misto de solidariedade e conflitos, também as articulações que permitiram o acesso desses sujeitos a terras de colonização na Amazônia.
