Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Agência de fomento "CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico(Universidade Federal do Pará, 2018-06-27) SAGICA, Frank de Lima; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.Tese Acesso aberto (Open Access) Escritos Vagalumeantes: Mo(vi)mento de Etá em processo de transcriação vagalumeante(Universidade Federal do Pará, 2021-12-21) SOUZA, Ercy Araújo de; MENDES, Ana Flávia de Mello; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Escritos Vagalumeantes. São ações presente na vivência-memória-criação deste pesquisador durante sua fase criança, reverberadas ao longo dos anos até a atualidade. Sob(re) a observação dos voos dos vaga-lumes no escuro da mata, essa (vivência-memória-criação) se apresenta nas proximidades do rio Xingu, no município de Altamira, no interior do Estado do Pará-Brasil. Dessa observação surge a provocação de refletir sobre processo de transcriação vagalumeante e potencializar as interpretações do que seria luz, breu, trajeto, encanto, mistério, frustração, mo(vi)mento, imaginação e (trans)criação no meu fazer artístico, da minha dança. Para tanto, o momento atual atravessa esse processo, pois estamos em tempos de busca de uma cura mundial devido à COVID-19, onde busca-se também curas individuais da saúde mental pelas reflexões e ações, sendo estas pessoais e sociais. Acredito que tais ações e reflexões de cura podem ser acionadas diretamente pelo âmbito artístico, mas, paradoxalmente, a Arte vive um momento de desvalorização ainda maior, social e individualmente, diria até mesmo por parte de nós artistas, que não enxergamos em muitos momentos a relevância da Arte na cura da humanidade historicamente reconhecida, pois nos cegamos ao buscar a sobrevivência por meios que nos põem em um estado alheio ao corpo artístico e presos em um corpo biológico, e assim buscamos sobreviver e nos curar por outros meios que não o fazerpensar a Arte do/para/no corpo. Não aceitar as mudanças, as diferenças e os mo(vi)mentos coletivos diante de uma doença adoece tanto quanto a contaminação por um vírus no sangue. Escritos Vagalumeantes são mo(vi)mentos, observAções, são infinitas luzes e breus em meio ao caos das incertezas apresentadas pelo meu processo-vida. Isso em um coletivo artístico chamado Companhia Moderno de Dança, se instaura na corporificação do coletivo artístico em seu fazer-pensar o corpo múltiplo e uno, sob o nome Etá para esta pesquisa atravessada pelas possibilidades midiáticas e afetivas. Gerando como resultados o memorial composto por seis livretos e uma poética denominada de Vagalumear, essa composta de quatro vídeos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação(Universidade Federal do Pará, 2016-07-07) CARVALHO, Márcio Lins; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522A presente dissertação aborda a experiência com jogos (games), focada em estudo de caso que considera a análise da imagem, a experiência e os modos de mediação propostos pelo jogo Journey (TGC, 2012). Para tanto, observa-se as características interativas, simbólicas, de interface e de funcionalidade do jogo em questão e suas possibilidades de diálogos estéticos com outras formas de artes, como os quadrinhos e a ilustração. Nessa perspectiva, valemo-nos de teorias e autores que consideramos pertinentes ao estudo de caso e relacionáveis a aspectos importantes para a abordagem do jogo (Johan Huizinga; Roger Caillois; Eric Zimmerman; Katie Salen), do imaginário (Gilbert Durand; Philippe Malrieu), da experiência em geral e da experiência estética em particular (Robert Solomon; John Dewey) e da linguagem e da mídia (Lucia Santaella; Julio Plaza; Monica Tavares). Tendo a interação lúdica como lente, promove-se uma análise dos meandros do jogo, suas relações com o(s) jogador(es), as questões propostas durante e no fim de sua experiência para, assim, compreender como ocorre o mimetismo com outros meios de expressão que não apenas o próprio jogo. Os atravessamentos teóricos tendem a cooperar com os estudos do jogo enquanto campo expandido da arte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) MÁQUINA-ROTA: um jogo cartográfico e suas linhas inventivas(Universidade Federal do Pará, 2017-06-14) GARCIA, Breno Filo Creão de Sousa; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este trabalho constitui o traçado de criação do jogo de cartas intitulado "Máquina-Rota", com suas linhas compositivas e teóricas. Nesta escritura experimental, diferentes modalidades de jogos e dinâmicas processuais de coletivos artísticos são vivenciadas em suas potencialidades cartográficas; máquinas expressivas são inventadas por artistas destes coletivos, deflagrando maneiras de experimentar as ideias em arte de forma potente; inquietações impulsionam o artista-pesquisador a elaborar um jogo, operando a ideia de menoridade nos arcanos maiores do tarô. Nesta trajetória de pesquisa, é acionada uma clave de pensadores poéticos na literatura, teatro, artes visuais e jogos; pensadores filosóficos atuantes no campo da diferença; e experiências ficcionais com histórias de vida, constituindo um processo de individuação transversal entre pesquisa e vida. Uma máquina molecular, que emite possibilidades de construção e desconstrução de si, para intensificar a existência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Projeto 'O Chalé' uma investigação de arte no processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico(Universidade Federal do Pará, 2015-06-22) LIMA, Yasmine Vanessa Machado; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522Os jogos eletrônicos se configuram em uma experiência estética e cultural (ZILMMERMAN, 2004) profundamente relacionada à vida contemporânea. A Amazônia em conexão com o pensamento global, a partir das culturas urbanas e suas metrópole, participa desse universo muito mais como receptora do que como produtora de conhecimento científico e artístico. Em resposta a essa lacuna, esta dissertação parte da investigação do projeto em aberto do jogo "O Chalé", observando-o como um objeto de arte de criação coletiva, concebido e desenvolvido de maneira independente, explorando seu percurso criativo e a expressão de suas ideias até o momento corrente de desenvolvimento. A partir desse experiência, procura contextualizar o cenário atual dos videogames sob a ótica de seus entrecruzamentos com o universo artístico e traça aproximações entre game arte e game de mercado. Ao abordar o desenvolvimento intuitivo de um processo criativo de videogame a partir de uma perspectiva interna, esta dissertação abrange um objeto hipermidiático e intercultural (CANCLINI, 2009) cujo conteúdo conecta-se a uma série de atravessamentos que também são epistemologicamente pertinentes como a cultura amazônica em diálogo com a cultura global, seu imaginário e história, sem abandonar suas questões estéticas e representações visuais. O debruçamento investigativo de uma pesquisa de caráter artístico sobre um projeto com essas caraterísticas é importante, não só como um estudo voltado para a mídia - visto que na região Norte existem poucas pesquisas acadêmicas na área, até mesmo pela escassez de produções, mas também pela importância de compreender a gênese de um produto cultural que pode se tornar uma importante ferramenta de estímulo na relação do público com a valorização do patrimônio material e imaterial do estado do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Trilogia do Armário: a encenação teatral como prática de liberdade no processo de estilização da vida(Universidade Federal do Pará, 2015-06-19) NUNES, Kauan Amora; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156É dentro deste armário que esta pesquisa visa se debruçar para investigar minhas encenações teatrais, meu solo de imanência e de composição. São elas, a saber: Ao Vosso Ventre (2012), Amem! (2013) e Santa Pocilga de Misericórdia (2014). A partir da realização do que chamo de Trilogia do Armário, tendo como norte metodológico as quatro variações da atenção do cartógrafo, pretendo insinuar uma aproximação da reflexão teórica sobre o cuidado de si da discussão acerca do ofício do encenador teatral da cidade de Belém, para então, investigar a forma como minhas encenações teatrais, já citadas, podem ser defendidas como uma prática de liberdade, um estilo de vida, que implica em uma existência ética e estética. Sigo acompanhado dos pensamentos dos filósofos Nietzsche e Foucault para responder uma questão disparadora: É possível pensar os processos de encenação teatral de um artista homossexual como uma prática de liberdade comprometida com um processo de estilização da vida? Acredito que exista uma linha que atravessa estes três processos de encenação onde posso encontrar diversas semelhanças e divergências que apontam para uma estilização da vida. Minhas encenações teatrais dão conta de tornar a minha “saída do armário” em um convite ao exercício de problematizar o próprio ato de se “esconder no armário”.
