Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Agência de fomento "FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alair Gomes e Alvin Baltrop: o voyeurismo e o flaneurismo pornoerótico na fotografia gay dos anos de 1970(Universidade Federal do Pará, 2013-06-13) BARATA, Rodrigo Otavio Maroja; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Este estudo objetiva analisar o interdito da pornografia na arte relacionado à nudez masculina, investigar o voyeurismo e o flaneurismo sensuais e o pornoerotismo na arte e suas consequências estéticas, além da subversão da pornoarte pós-interdito e de como ela é encontrada na fotografia gay e voyeur/flâneur de Alair Gomes e de Alvin Baltrop, artistas que abraçaram a nudez masculina e realizaram um vasto trabalho como eternizadores do ícone gay originado nos anos setenta.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Berimbau na Aruã capoeira de Belém do Pará: contexto, toques, cantigas, execução e transmissão(Universidade Federal do Pará, 2013-06-14) BACCINO, Marcelo Pamplona; SANTOS, Silvério Amaral dos; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Este trabalho consiste em pesquisa de mestrado, que tem como objetivo geral compreender o berimbau em uma associação de capoeiras em Belém do Pará, quanto ao contexto, toques, cantigas, execução e processos de transmissão. Esta investigação debruça-se especialmente sobre um entendimento a respeito de toques de capoeira no berimbau e sua transcrição. Os procedimentos da pesquisa compreenderam etapas como levantamento bibliográfico, fonográfico, filmográfico e iconográfico, abrangendo estudos na esfera da etnomusicologia. Foram utilizadas ferramentas de coleta de dados como diário de campo e gravações em áudio e vídeo. Ocorreu entrevista e sua transcrição aplicando procedimentos propostos pela História Oral. Dezenas de toques de capoeira em berimbau foram registrados em partituras e áudio; são esclarecidos alguns aspectos sobre os gêneros lítero-musicais utilizados pelo grupo estudado; e expressa-se importantes informações sobre a história da capoeiragem paraense. As informações aqui presentes aproximam o capoeira ou o não-capoeira do mundo da capoeiragem, ofertando-lhe conhecimentos que irão facilitar, principalmente, sua relação com a música da capoeira.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da ilustração de livro infantil ao imaginário amazônico: mergulhos em “A história das crianças que plantaram um rio”(Universidade Federal do Pará, 2016-06-15) NUNES, Brisa Caroline Gonçalves; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Essa pesquisa se lança no universo da imagem para livro infantil, tendo como objetivo geral, analisar a interação verbo/visual no livro paraense “A história das crianças que plantaram um rio” (2013) a partir de uma compreensão complexa das imagens. A pesquisa se desenvolve em três capítulos: o primeiro reúne páginas da história da ilustração, percorre as suas origens, o contexto europeu, a ilustração brasileira e alcança algumas considerações sobre a ilustração infantil no Pará. O segundo capítulo trata das nuances teóricas da pesquisa, apresenta as bases epistemológicas dos Estudos Visuais sob a introdução de Domènech e seu conceito de “ecologia”, seguido pelo conceito de “mimese” aristotélica, revisitado por Guerbauer e Wulf, pelo qual encontramos as produções estéticas como fenômenos inscritos no território simbólico e aportamos no campo do imaginário, sob a ótica de Gilbert Durand. O terceiro capítulo se dedica à análise do livro mencionado, aspectos concernentes às relações entre texto, imagem e suporte, seguidas de leitura das imagens e suas ressonâncias simbólicas. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa para os dados levantados, em uma pesquisa de tipo exploratório-descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, desdobrada em estudo de caso. Esperamos que esta investigação contribua para os estudos no campo da visualidade e para o campo cultura amazônica, bem como para a compreensão da imagem enquanto objeto de conhecimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) ALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão, sobre educação musical, sobre educação musical inclusiva, sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (a) o coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fitas de cetim, papel crepom, flores de plástico... será um “o benedito”? festas, símbolos e identidades no Bairro do Jurunas em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2012-03-02) CHAGAS, Eduardo Wagner Nunes; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267Este trabalho apresenta os resultados elaborados a partir da observação das festividades dedicadas a São Benedito no bairro de Jurunas, em Belém do Pará. Objetiva compreender o processo de elaboração de símbolos no contexto dessas festas, considerandoas como produto e reflexo das misturas que produziram o aspecto híbrido da cultura brasileira, a partir da relação entre catolicismo e cultura popular. O trabalho considera estas festividades, enquanto signo representante da própria identidade do bairro do Jurunas, como um entre-lugar produtor de tensões que, no entanto, são amenizadas pelo contexto carnavalizado em que se realizam as festas. O trabalho apresenta ainda como síntese representativa da ambiência dessas festividades o oxímoro “carnavalização devota”.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2011-03-01) MAIA, Gilda Helena Gomes; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Helena do Couto Nobre (1888-1965) faz parte da terceira geração da Família Nobre, que, assim como seus ancestrais e irmãos, seguiu a carreira musical, destacando-se na arte do canto lírico, interpretando, compondo, e também dando aulas particulares. Teve a oportunidade de subir ao palco com vários de seus parentes, em especial, com seu irmão Ulysses Nobre – dupla de cantores que até hoje é lembrada sob o título Irmãos Nobre. Com Ulysses, Helena dividiu não apenas sua carreira, mas também os estigmas da hanseníase: mesmo curados, ficaram as sequelas; mesmo cantando, foram enclausurados em seu domicílio na Travessa Campos Sales, batizado pela sociedade paraense de Gaiola Dourada, por guardar os Uirapurus Paraenses. Helena ficou conhecida como o Rouxinol Paraense em várias cidades brasileiras e na Europa, através dos programas musicais transmitidos pela Rádio Clube do Pará – PRC-5 – de que tomou parte. Ainda não se havia investigado a carreira dessa mulher que, mesmo com os estigmas da doença, teve a coragem de se expor e de assumir a profissão de cantora. A tendência atual do historiador é reconstruir seu objeto histórico a partir das representações sobre ele. Desta forma, a presente dissertação – Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX – objetivou investigar a história de vida de Helena Nobre e sua atividade musical, construindo, a partir do método biográfico e das representações sociais, sua biografia intelecto-musical. Esta pesquisa pretendeu também abordar o repertório musical interpretativo e composicional de Helena Nobre e os principais eventos artísticos de que tomou parte, percebendo sua presença no cenário-musical de sua época. As representações sociais da sociedade de seu tempo foram colhidas nas fontes históricas – orais, documentais e bibliográficas – através de entrevistas com familiares e amigos da cantora e de revisão sistemática da literatura em acervos públicos e privados de Belém, em fontes tais como: fotos, jornais, revistas, correspondências, partituras, programas de concerto, álbuns de recortes, objetos pessoais, telas (pinturas), poesias, homenagens póstumas. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se a aproximação com os estudos teóricos sobre: musicologia histórica, relações de gênero, patrimônio cultural e memória viva. Pretende-se, assim, ampliar a historiografia musical paraense, tirando o silêncio que tem pairado sobre a história da vida, formação e atuação musicais de Helena Nobre.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança(Universidade Federal do Pará, 2013-06-19) CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776A presente pesquisa visa investigar as possibilidades de utilização de mídias móveis digitais como interfaces de criação para a dança contemporânea. Foram propostos experimentos com a Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará, em que os 10 sujeitos participantes vivenciaram relações de criação de imagens corporais fotográficas e videográficas de si e dos outros, numa proposta de recriação das visões sobre corpo e a dança na composição coreográfica contemporânea. As pesquisas de movimento e criação coreográfica se davam a partir da visualização das imagens produzidas a partir do uso dialógico de mídias móveis digitais. Os experimentos, intitulados “Videocoreográficos”, dividiram-se em três momentos: Experimentos Videocoreográficos 1 no qual se desenvolveu possibilidades criativas com a câmera fixa e Experimentos Videocoreográficos 2 a partir do uso dos movimentos de câmera e de seus filtros e efeitos. Cada uma dessas etapas culminou na criação de pequenos videodanças aqui chamados de “videocorporeidades” que foram utilizados na elaboração de uma instalação cênica interativa que, somada ao registro simultâneo da experimentação corporal dos intérpretes-criadores, resultou nos Experimentos Videocoreográficos 3. O resultado estético proveniente dessa experimentação foi a hipermediação e hiperimediatização tecnológica do corpo e da dança. Prática que foi nomeada de hipercoreografia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Seguinte Olhar: estudo de caso de um processo criativo em dança com uma bailarina deficiente visual(Universidade Federal do Pará, 2013-08-30) MOTA, Marina Alves; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344Este estudo objetiva investigar o processo criativo em dança do espetáculo O Seguinte Olhar, realizado com a bailarina deficiente visual (DV) Socorro Lima, integrante do grupo de dança Passos Para Luz, que desenvolve, há dez anos, trabalhos com pessoas deficientes visuais, na cidade de Belém do Pará. Trata-se de um estudo de caso. O trabalho busca analisar a construção cênica de um corpo, até então considerado incapaz para tal prática, de modo a possibilitar, na cena, outro olhar para novas possibilidades estéticas de movimento, criação, produção e recepção artística. Os encontros ocorreram no período de agosto a dezembro de 2012, com a frequência de três vezes na semana, duração diária de três horas. As técnicas de coleta de dados utilizadas na investigação compreenderam o uso de registros audiovisuais, fotográficos, escritos (diário de campo), entrevistas não estruturadas e depoimentos da equipe que compôs o espetáculo pesquisado. A partir da análise do espetáculo O Seguinte Olhar vislumbram-se meios de criação e recepção em dança, voltados para pessoas com deficiência visual.
