NTPC - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
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Navegando NTPC - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento por Assunto "Aprendizagem"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comportamento matemático: relações ordinais e inferência transitiva em pré-escolares(2007-03) RIBEIRO, Mylena Pinto Lima; ASSIS, Grauben José Alves de; ENUMO, Sônia Regina FiorimUm repertório matemático elementar pode ser diretamente ensinado a pré-escolares em risco de dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa, examinou-se o controle do comportamento por relações ordinais em 14 crianças (idade média: 5 anos e 1 mês) com baixo rendimento escolar numa escola municipal de Vitória. Inicialmente, os estudantes foram avaliados de modo individualizado, em seguida aplicou-se um procedimento de ensino informatizado para ensinar desempenhos ordinais e avaliou-se a ocorrência de desempenhos gerativos. Todas as crianças alcançaram o critério de ensino, estabelecendo-se o controle do comportamento por relações ordinais. Na avaliação da transferência de funções de estímulo 14 crianças ordenaram novas seqüências de estímulos com o procedimento informatizado e oito crianças com o procedimento não informatizado. Conclui-se que habilidades básicas para o aprendizado da matemática podem ser diretamente ensinadas, apesar das falhas no repertório inicial da criança.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Generalidade da aprendizagem em situações de uso de ferramentas por um macaco-prego, Cebus Apella(2010-12) DELAGE, Paulo Elias Gotardelo Audebert; GALVÃO, Olavo de FariaEstudos sobre o uso de ferramentas em primatas do gênero Cebus divergem sobre se esta habilidade seria do tipo associativa ou "por compreensão". Estudos mostraram que o uso de ferramentas aprendido em um contexto pode se transferir para outros contextos, indicando que algo além da aprendizagem "estímulo-e-resposta" estaria envolvido. Neste estudo um macaco-prego foi exposto a duas situações problema, uma em que o animal precisava encaixar duas varetas para alcançar um pedaço de alimento e outra em que o animal precisava encaixar outro modelo de varetas para golpear um equipamento. Os resultados mostraram que a resolução do primeiro problema facilitou a resolução do segundo, indicando que em novas situações respostas anteriormente bem sucedidas se tornam mais prováveis.
