Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Movimentos de (trans) formação na Amazônia legal: a educação em ciências e matemática(Universidade Federal do Pará, 2015-03-04) MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513Este trabalho pesquisa os egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, no intervalo temporal de 2002 a 2012. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, com o objetivo de analisar para compreender em que termos se configuram e se expressam as atitudes, ações e utopias de formadores de professores egressos dos programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, que trabalham de forma direta ou indireta no processo de formação de docente. Para tanto, investigo os dois primeiros programas implantadas na região, para que, por meio das dissertações publicadas e do currículo Lattes dos egressos seja possível demarcar as tendências investigativas dos programas e o campo de ação profissional que estão distribuídos. Considerei os currículos Lattes como biografia acadêmica e profissional de cada egresso, e os tomei como referência para mapear o espaço educacional em que estão inseridos. A pesquisa passou a dar voz a 13 (treze) egressos que trabalham como formadores de professores em Ciências e Matemática trazendo assim a visibilidade do protagonismo narrador de cada sujeito, tendo em vista de registrar as particularidades e singularidades que suas histórias vividas no processo de formação e exercício profissional. Considerei a pesquisa narrativa como forma de esboçar as experiências reveladas no conjunto de relatos articulados dentro do contexto sociocultural amazônico, com atitudes e ações propulsoras de movimentos de (trans) formação na educação em ciências e matemática. Na apropriação das vozes dos sujeitos encontrei histórias de vida reveladoras da construção pessoal e social de cada um, perpassando (trans) formações impulsionadas por utopias, explícitas ou implícitas, que se originaram no sentimento de incompletude percebida por cada sujeito. A desconstrução dos textos narrativos dos egressos e a reconstrução do metatexto foram conduzidas pela análise textual discursiva perspectivando três eixos de análise. Cada entrevista possibilitou ao sujeito a reflexão (auto) formativa no movimento de olhar para si ao descreverem seus percursos de formação, e também quando revelam suas ações que buscam (trans) formar a formação de professores em ciências e matemática na Amazônia Legal. O sentimento de incompletude dos egressos, aliado a utopias, propiciou em cada sujeito a construção e realização de mudanças, ensejando a necessidade de entender o chão em que cada um se encontrava, e assim, se tornar capaz de ousar e instituir novas significados para a educação em ciências e matemática.
