Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2332
O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC por Assunto "Acolhimento institucional"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) As atividades de vida diária de crianças em situação de acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-03-04) VASCONCELOS, Thamires Bezerra de; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades de vida diária (AVD) de crianças em situação de acolhimento institucional, discutindo a importância da avaliação sistemática desse tipo de atividade e o papel decisivo que cuidador pode ter na conquista de uma maior autonomia nos cuidados pessoais e na aquisição de habilidades diversas. Composta por dois estudos interligados, em sua primeira parte (estudo I) traz uma caracterização da produção científica acerca da avaliação das atividades de vida diária em diversos contextos, contemplando os métodos de pesquisa e os instrumentos utilizados com essa finalidade. Os resultados observados mostraram um predomínio do uso de instrumentos padronizados de avaliação, sendo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), o mais frequentemente encontrado na literatura revisada. Em que pese essa evolução nos métodos de avaliação, verificou-se pouca ou nenhuma atenção aos contextos de realização das AVD, dando maior ênfase nas características da pessoa, como a presença de patologias limitantes. O segundo estudo apresenta uma descrição dos níveis de assistência prestados pelos educadores nas AVD que envolvem, especificamente, crianças que convivem em uma instituição de acolhimento e as estratégias de incentivo utilizadas pelos cuidadores que se ocupam de suas rotinas para que cada uma delas possa para realizá-las da forma mais autônoma e eficiente possível. Esta descrição utilizou categorias inspiradas na parte II do teste PEDI, a Assistência do Cuidador. Os resultados mostraram um maior nível de assistência nas atividades de higiene e vestuário comparados aos dados obtidos nas atividades de alimentação. Atribui-se estes achados à rotina institucional e a traços pessoais dos participantes envolvidos. Conclui-se que, no contexto institucional, o maior nível de assistência observado pode ter um significado diferente do que seria esperado em ambiente familiar. Este nível maior de atenção e apoio verificado pode significar, de um lado, mais momentos de interação do educador com a criança, podendo ser este um aspecto positivo em um ambiente que tende a ser marcado pelo tratamento despersonalizado e rígidas rotinas. E, de outro, menos oportunidade de a criança se desenvolver a partir de um maior grau de autonomia nas AVD, o que pode ter implicações negativas para o curso do desenvolvimento. A importância de se avaliar e lançar um olhar ecológico para as atividades de vida diária de crianças em instituições de acolhimento faz com que esta pesquisa se situe na perspectiva de contribuir para um melhor entendimento acerca do desenvolvimento nesse contexto específico, uma vez que, nele, têm muitas vezes suas primeiras experiências de autocuidado. Os resultados e reflexões apontados podem orientar a constituição de programas que visem aperfeiçoar recursos e oportunidades presentes nas rotinas de autocuidado nesse ambiente de acolhimento institucional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação psicopedagógica de crianças em acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-03-06) PINHEIRO, Marcilene Alves; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051; OLIVEIRA, Ana Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/8839751954613395Um dos grandes desafios da sociedade contemporânea está em enfrentar as questões que envolvem o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições e os possíveis reflexos, desse período, no seu desenvolvimento. Estudos atuais buscam olhar a instituição de acolhimento como contexto de desenvolvimento sob a perspectiva Bioecológica de Desenvolvimento Humano, na qual não se privilegia somente o contexto, mas, as interações que a pessoa desenvolvente mantém para com ele. O presente estudo objetiva verificar a aplicabilidade do software Desenvolve® na avaliação psicopedagógica de crianças de cinco a sete anos em condição de acolhimento institucional, discutindo a possibilidade de arranjos ambientais e materiais que venham a favorecer um desenvolvimento saudável. Fizeram parte da pesquisa 16 crianças, na faixa etária de cinco a sete anos, acolhidas em uma instituição de acolhimento da rede pública do município de Belém. Para coleta de dados sociodemográficos utilizou-se a Ficha de Caracterização da Criança, formulário composto por 94 itens distribuídos em cinco categorias: identificação da criança, estrutura familiar, histórico de institucionalização, situação sociojurídica atual e, saúde da criança, das quais foram extraídas as variáveis idade, sexo, escolaridade, motivo do acolhimento, tempo de permanência em acolhimento institucional, e, avaliação pedagógica. A avaliação cognitiva foi realizada pelo software Desenvolve® que através de 127 que afere o desempenho em 19 habilidades cognitivas, que foram analisadas em duas categorias: porcentagem de acertos e erros¸ e, percentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva. Os resultados revelam que o universo de participantes é composto em maior parte por meninos (75%), na faixa etária de cinco anos, sendo a negligência familiar o principal motivo para o acolhimento. Ressalta-se, ainda, que 50% dos participantes passam pela sua primeira experiência de acolhimento institucional, enquanto que os demais enfrentam suas segunda e terceira experiências, sobre a escolaridade tem-se que todas as crianças já iniciaram suas atividades escolares e/ou as desenvolvem na Sala do Serviço Pedagógico da instituição, entretanto, há uma carência para o registro em prontuário da avaliação pedagógica. Na avaliação cognitiva, para a categoria de porcentagem de acertos e erros, tem-se porcentagem de acertos maior do que de erros para todas as crianças na faixa etária de sete anos, já na categoria de porcentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva, destacam-se como habilidades cognitivas de menor rendimento: percepção de letras e números, percepção espaço temporal, nomeia números, noção de tempo, noção de sequência numérica e percepção de sequência. A partir desses resultados, propõe-se um plano de estratégias ambientais e materiais para favorecer o desenvolvimento saudável, composto por 12 estratégias que englobam tanto atividades voltadas para a (re)organização do ambiente físico e dos educadores da instituição, quanto para a estimulação direta das habilidades cognitivas de menor rendimento. Através dos indicadores deste estudo pode-se observar a aplicabilidade do software Desenvolve® para a avaliação de crianças em situação de acolhimento institucional, além da importância desse tipo de mapeamento para a elaboração e implementação de estratégias que venham favorecer e ratificar a instituição de acolhimento como um contexto promotor de desenvolvimento saudável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras simbólicas em situação estruturada de crianças em acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-10-30) FILOCREÃO, Camila Lima; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O acolhimento institucional é uma medida de proteção que define o afastamento familiar quando os direitos de crianças e adolescentes encontram-se ameaçados ou violados. As instituições de acolhimento podem ser consideradas o contexto de desenvolvimento dos atendidos, marcado pela oferta de atividades, estímulos e relacionamentos interpessoais. É importante investigar o acolhimento na perspectiva da criança e do adolescente a fim de se ampliar a compreensão desse fenômeno. Ao se tratar de crianças, convém a utilização de técnicas de pesquisas que lhe pareçam familiar e sejam prazerosas. Muitos pesquisadores têm se interessado em investigar a brincadeira como forma de compreender o universo infantil. Este estudo qualitativo teve como objetivo categorizar, descrever e analisar o conteúdo das brincadeiras simbólicas de crianças em acolhimento institucional em situação estruturada, tendo como foco a análise de aspectos referentes à trajetória institucional e familiar. A pesquisa aconteceu no Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI) que acolhe crianças de zero a seis anos idade, do sexo feminino e masculino no Pará. Convidou-se todas as crianças com idade cinco a oito anos, que residiam no EAPI. Ao total, dez crianças participaram da investigação. Como instrumentos e materiais, utilizou-se um Formulário de Caracterização, uma maquete representativa de dois ambientes da instituição, miniaturas de objetos do cotidiano, bonecos e câmera de vídeo. Foi realizada uma pesquisa documental com o preenchimento do formulário de caracterização e, em seguida, realizada a coleta com recursos lúdicos. Em uma sala reservada, uma pesquisadora interagia com a criança enquanto a outra filmava. Foram realizadas quatro sessões de 30 minutos com cada participante. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias e subcategorias: 1.Brincando de abrigo (1.1. Reconhecimento da rotina, 1.2. Jogos e Brincadeiras e 1.3.Relacionamentos); e 2.Brincando de família (2.1.Rotina, 2.2. Relacionamentos e 2.3.A família em perigo). Foi possível identificar concepções sobre o cotidiano institucional e observar a expressão da convivência familiar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Crianças e adolescentes em acolhimento institucional: perfil e situação sociojurídica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-18) PANTOJA, Vanessa Dias; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051A presente pesquisa teve como objetivo analisar as informações processuais relacionadas ao acolhimento de crianças e adolescentes que estiveram sob medida protetiva em uma instituição no período de 2019 e 2020, no município de Belém/PA. O estudo contou com o preenchimento de 30 prontuários. Para a coleta de dados foram utilizados dois formulários, sendo um de caracterização de crianças e outro de caracterização de adolescentes. Os dados foram analisados quantitativamente por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados demonstraram a predominância de crianças e adolescentes do sexo feminino acolhidos na faixa etária de oito a 11 anos e que, em sua maioria, estavam cursando o ensino fundamental. Os principais motivos do acolhimento foram a negligência familiar, abandono, violência sexual e violência física. Cerca de 86,7% das crianças e adolescentes tinham irmãos acolhidos na mesma instituição. A maioria dos acolhidos estavam em seu primeiro acolhimento. O tempo de acolhimento na instituição atual foi superior a 18 meses para maioria dos participantes. Em relação a situação sociojurídica dos acolhidos no período da pesquisa, a prioridade foi o retorno à família de origem, em seus diferentes arranjos. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de estudos atualizados acerca do perfil das crianças e adolescentes acolhidos e de suas famílias, antes, durante e após o acolhimento, a fim de contribuir na reflexão acerca da prática das instituições de acolhimento e no aprimoramento de políticas públicas destinadas a essa população.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Interações entre irmãos em acolhimento institucional: reflexões acerca das condições contextuais(Universidade Federal do Pará, 2011-12-01) COSTA, Lígia Negrão; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051Diversos estudos têm apontado para as interações entre irmãos como influenciadoras no desenvolvimento infantil nos diversos contextos, trazendo contribuições para a compreensão da dinâmica e organização da estrutura social dos grupos, das preferências e tipos de interações estabelecidas. O Estatuto da Criança e do Adolescente enfatiza que se deve resguardar e fortalecer os vínculos fraternos e de parentesco, a fim de contribuir para a formação das identidades das crianças, preservando a história de vida e referencial familiar. Considerando as particularidades do ambiente institucional infantil, como espaço coletivo de cuidado, o estudo de irmãos poderá proporcionar informações sobre os traços peculiares presentes neste tipo de interação. O estudo teve como objetivo descrever e analisar as interações entre irmãos e seus pares em acolhimento institucional, discutindo as condições contextuais da instituição. Participaram da pesquisa quatro grupos de irmãos compostos por 10 crianças no total, de ambos os sexos, com idades entre três e sete anos, acolhidos em uma instituição de grande porte, financiada pelo Governo do Estado, localizada na periferia de Belém, Pará. Na instituição as crianças eram divididas em dormitórios segundo a faixa etária, sendo encontrados somente dois irmãos juntos no mesmo dormitório. Os dados foram coletados por meio de consulta nos prontuários e observação das interações entre as crianças. Foi utilizada a técnica do sujeito-focal, com alvo em cada irmão. Para cada criança foram realizadas seis seções observacionais de dez minutos cada, perfazendo um total de 60 minutos. Os episódios interativos foram categorizados em interações envolvendo compartilhamento, conflito, cooperação, competição, similaridade de comportamentos, afeto e busca de proximidade. Os principais resultados mostraram que: 1) As crianças são oriundas de famílias de classe social baixa, tendo como causas do acolhimento o abandono, a negligência, a pobreza e os problemas relacionados aos pais. Na maioria dos casos, as crianças são reincidentes no abrigo, sendo o tempo de acolhimento institucional superior ao tempo de convivência familiar em sete das dez crianças. 2) Ao analisar os parceiros e o tempo de interação, os irmãos do grupo 1 apresentaram maior número de interação entre si e maior tempo dispensado nestas interações, sobretudo entre irmãos que estavam acolhidos no mesmo dormitório (I1 e I2) e em dormitórios de faixa etária próxima (I3 e I4). Nos demais grupos predominaram as interações entre pares coetâneos, tanto na freqüência, como no tempo de interação, sendo que no grupo 3 houve apenas um episódio interativo entre os irmãos, e no grupo 4, não foram observadas interações entre os irmãos. 3) No tocante ao conteúdo das interações entre os irmãos, houve maior frequência das categorias de busca de proximidade, afeto e cooperação, enquanto que entre os pares prevaleceram interações relacionadas à cooperação, conflito e similaridade de comportamentos. Os dados expostos fomentam o debate em torno das instituições de acolhimento, sobretudo da modalidade de abrigo, estimulando o cumprimento das resoluções e atuando no fortalecimento das relações familiares e vinculação entre irmãos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Relações de amizade de adolescentes em situação de acolhimento institucional: fatores de risco e de proteção(Universidade Federal do Pará, 2016-01-29) COSTA, Amanda Cristina Ribeiro da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Estudos apontam que além da família, o grupo de pares constitui-se em um importante contexto de desenvolvimento para o adolescente, sendo as relações de amizade entre seus membros um influente fator de risco e de proteção nesse período da vida. Nesse sentido, esta dissertação objetivou investigar os fatores de risco e de proteção associados às relações de amizade e a percepção da qualidade desse tipo de relacionamento por adolescentes no contexto do acolhimento institucional. No primeiro estudo, quantitativo e com caráter descritivo e exploratório, buscou-se averiguar os fatores de risco e de proteção aos quais os adolescentes acolhidos institucionalmente estão expostos na Região Metropolitana de Belém (RMB), afora identificar a presença ou não dos amigos em eventos de vida que podem ser caracterizados como situação ou experimentação de risco ou proteção. Participaram da pesquisa 40 adolescentes acolhidos institucionalmente em cinco instituições da RMB, amostra esta que foi selecionada por conveniência. Foi utilizado o Questionário Juventude Brasileira (QJB) para coleta de dados. Os resultados apontaram que ser adolescente do sexo masculino esteve associado de forma estatisticamente significativa às variáveis: ‘ter sido expulso da escola’ (X²=4,09; p= 0.04), ‘acolhido em instituições’ (X²= 5,87; p=0,01) e ‘já trabalhado na rua’ (X²=8,67; p=0,003). O sexo feminino entre os adolescentes pesquisados esteve associado significativamente com a variável ter sofrido agressão por meio de soco ou surra (X²=4,73; p=0,02). Entre os fatores de risco que envolviam a relação de amizade do adolescente com seus pares, o sexo masculino demonstrou associação estatisticamente significativa com as variáveis: ‘você possui amigos que usam drogas’ (X²=4,5; p=0,03), ‘amigos que usam drogas lícitas’ (X²=3,74; p=0,05) e ‘amigos que usam drogas ilícitas’ (X²=6,34 e p=0,01). Nas situações que representavam fatores de proteção e envolviam os amigos não foi encontrada associação estaticamente significativa, embora seja importante ressaltar que os adolescentes revelaram altas expectativas de ter amigos que lhe darão apoio (72,5%). No segundo estudo, com abordagem qualitativa dos dados, buscou-se conhecer aspectos referentes à qualidade da amizade a partir da percepção de adolescentes acolhidos institucionalmente. Foi utilizada entrevista semiestruturada cujo roteiro foi elaborado especialmente para este trabalho. Participaram 20 adolescentes escolhidos por conveniência. Para compreensão das percepções dos participantes acerca da qualidade da amizade, o conteúdo das transcrições das entrevistas foi organizado em categorias pré-estabelecidas, sendo ‘ajuda e direção’ e ‘companheirismo’ as mais frequentes com 18 menções cada, seguidas por ‘resolução de conflito’ (05 menções), ‘validação e cuidado’ (02), ‘abertura íntima’ (02) e ‘traição e conflito’ (03). Identificou-se que as relações de amizade dos adolescentes acolhidos foram destacadas em suas características positivas e protetivas em termos desenvolvimentais. Constata-se que os adolescentes deste estudo estiveram expostos a diversos fatores de risco e proteção em contextos do desenvolvimento como a família, a instituição de acolhimento e o grupo de pares. Neste último, em particular, verificou-se o caráter paradoxal que podem ter as relações de amizade, representando tanto um fator de risco quanto proteção ao desenvolvimento, pois, embora esta relação exponha o adolescente a comportamento de risco como o uso de drogas, também se mostra como uma importante base de apoio social dos adolescentes. Este tipo de estudo poderá contribuir com ações específicas para a população pesquisada e com estudos sobre desenvolvimento humano e relações interpessoais contextos marcados pela longa permanência em instituições.Tese Acesso aberto (Open Access) Serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Belém: os ambientes, os acolhidos e os educadores(Universidade Federal do Pará, 2016-02-26) CORRÊA, Laiane da Silva; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735; MAGALHÃES, Celina Maria Colino de; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O estudo visou caracterizar os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Belém (RMB), com destaque para o perfil e práticas adotadas pelas instituições e educadores, bem como o perfil pessoal, familiar e institucional dos acolhidos. Participaram 14 gestores dos serviços de acolhimento que atendem crianças e adolescentes em situação de risco na RMB e 198 educadores. O estudo contou, com o preenchimento de 426 prontuários dos acolhidos, no período de janeiro a dezembro de 2012. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário de caracterização das instituições, do perfil dos acolhidos e dos educadores, através de pesquisa documental e entrevista. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e inferencial. Entre os resultados encontrados, identificou-se uma proporção igualitária de unidades governamentais e não-governamentais e um número expressivo da modalidade abrigo institucional. Quanto ao espaço físico, foram encontrados ambientes com características residenciais, em áreas urbanas e sem placas de identificação. Em geral, as instituições adotam critérios como sexo e idade para o atendimento, e mantem articulação com a rede de serviços, especialmente na área da educação, saúde, cultura e lazer. Quanto ao perfil dos acolhidos, constatou-se a predominância de crianças do sexo masculino, que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento, possuem de zero a três anos de idade e estão fora da idade escolar. Entre os adolescentes notou-se o predomínio de meninas, de 15 a 17 anos, com o nome do pai no registro civil e cursam o ensino fundamental. Quanto aos motivos do acolhimento, destacaram-se o abandono, a negligência familiar, a pobreza e vulnerabilidade e a violência sexual. As famílias, em geral, não recebem benefícios de apoio e transferência de renda e são usuários de drogas. As mães possuem de 20 a 35 anos e os pais acima de 36 anos, ambos possuem baixa escolaridade, atuam em atividades de baixa qualificação e remuneração e têm paradeiro conhecido. Identificou-se um conjunto de ações que são desenvolvidas no procedimento de atendimento nas instituições, tanto com os acolhidos como com as famílias, contudo, a realidade encontrada é repleta de lacunas, com número expressivo de falta de informações e dados inconsistentes, especialmente quanto ao perfil familiar, visita, doenças e alterações emocionais dos acolhidos. Em relação aos educadores, a maioria é de mulheres, acima de 36 anos, com o ensino médio, filhos e experiência na função, mas que não frequentaram cursos de capacitação. A maior parte deles realiza ações voltadas ao resgate da história de vida e estão engajados em interações positivas na rotina de trabalho, com exceção de práticas voltadas para aspectos da sexualidade. Os resultados reforçam a concepção da instituição de acolhimento ser um espaço em constante transformação, dinâmico e complexo, que precisa ser visto como um contexto de desenvolvimento. É preciso ainda pensar nestes espaços enquanto um ambiente de cuidado, mas também de escuta e possibilidade de diálogo constante entre os atores envolvidos.
