Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Assunto "Afro Pindorâma"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) ILUMINAÇÃO DOS MORTOS: Uma fotofabulação Afro-pindorâma na Amazônia paraense a partir dos acervos da família Jinknss e Castro em contraponto aos carte de visite etnográficos do século XIX(Universidade Federal do Pará, 2024-10-25) CASTRO, Naiara Jinknss de; Sequeira, Alexandre Romariz; http://lattes.cnpq.br/0763555042066498Esta pesquisa poética tem como foco a criação de “Fotofabulações” para preencher lacunas, recuperar memórias e histórias das populações Afro-Pindorâmicas por meio da fotografia. A partir da pesquisa em arte, aprimoro o conceito de “Fotofabulação”, desenvolvido por mim, e entendido como uma prática artística voltada para o estudo, e a reinterpretação dos carte de visite do século XIX. Esta prática busca problematizar e ficcionalizar os carte de visite produzidos por fotógrafos estrangeiros no Brasil no século XIX, que contribuíram para a perpetuação de um histórico de violências, estereótipos e narrativas únicas voltadas para as populações Afro-Pindorâmicas. Elaboro esse processo para entender como os estigmas raciais presentes nessas cartes de visite impactaram a construção da minha identidade e a história da minha família. Para isso, realizei intervenções digitais nos meus álbuns de família com o objetivo de evocar, complementar, reconhecer e restaurar as ausências geradas pela reprodução dessas cartes de visite. O objetivo é expandir os registros imagéticos e narrativos das populações Afro-Pindorâmicas por meio da prática de fotofabulação, que visa recuperar e criar parte das histórias silenciadas desses arquivos. A fotofabulação atua como um abraço simbólico e compartilhado, permitindo uma conexão mais profunda com as pessoas retratadas nas cartes de visite. Ao refletir sobre essas imagens e integrá-las com as histórias orais da minha família, busco lidar de forma mais sensível com o passado e com a memória da minha própria história familiar. Os procedimentos metodológicos da pesquisa incluem: revisão de literatura sobre o conceito de fabulação crítica e o estado da arte; intervenção digital em imagens de acervos históricos; e intersecção digital nos álbuns fotográficos da minha família, Jinknss e Castro. Com esta pesquisa, espero contribuir para o desenvolvimento de contranarrativas artísticas que valorizem e representem as experiências e conhecimentos das populações Afro-Pindorâmicas no Brasil, iluminando as complexidades da identidade, da diversidade e da história do país, e promovendo uma compreensão mais rica e inclusiva do tecido social brasileiro.
