Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Assunto "Análise musical"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Paulino Chaves: relações entre a sua produção composicional e o entorno musical de Belém(Universidade Federal do Pará, 2012-01-19) FURTADO, José Renato Medeiros; COSTA, Valério Fiel da; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Paulino Lins de Vasconcelos Chaves (1883-1948) saiu de Belém para estudar na Alemanha e no seu retorno à capital paraense realizou diversas atividades musicais antes de partir para o Rio de Janeiro, onde atuou até o final da vida como professor de Piano no Instituto Nacional de Música. O problema desta pesquisa consiste em compreender tanto as especificidades da sua produção musical quanto o diálogo de sua produção com o contexto de Belém. O objetivo geral é investigar as relações entre a produção composicional de Paulino Chaves e seu entorno histórico, social e musical em Belém no final do século XIX e início do século XX. Pretendeu-se também refletir sobre a formação e atuação musical do compositor; analisar sua produção por época e estilo, sobretudo após o seu retorno da Alemanha, contextualizando histórica, social e culturalmente em Belém na época em que Paulino Chaves atuou na cidade; e realizar análise musical comparativa relacionando os procedimentos composicionais empregados por Paulino Chaves e aspectos da tradição musical européia da época. Para isso, a pesquisa dispõe de três ferramentas de coleta de dados, que são: (1) levantamento documental a respeito do compositor e seu entorno cultural; (2) análise dos documentos referentes à repercussão das obras do compositor na época; (3) análise musical buscando observar os procedimentos composicionais derivados da formação na Alemanha, utilizados por Paulino Chaves. O trabalho conta como referencial teórico-metodológico: (1) a análise musical apresentada nos trabalhos de Charles Rosen (1987; 2000), Schoenberg (1996), Carvalho (2002) e Noda (2009); (2) a abordagem estético-sócio-cultural em Enrico Fubini (2008), Jorge Coli (2005), Nobert Elias (1995) e Starobinski (2001); (3) a perspectiva biográfico-musical sobre Paulino Chaves, em Salles (1970; 1980; 1983; 1985; 1995; 2005; 2007) e Tourinho (2010); e (4) a abrangência histórica (social e musical/artístico) nacional (Brasil) e local (Belém - PA), em Daou (2004), Dudeque (2005), Sarges (2000), Vermes (2004; 2007), Vieira (2001), Volpe (1995), Figueiredo (2001), entre outros.
