Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por Assunto "Administração pública"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Francisco Jorge Rodrigues; SERIQUE JUNIOR, Daniel Paulo; http://lattes.cnpq.br/6349967101840998; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O mapeamento das competências individuais relativas a execução do orçamento público foi aplicado na Universidade Federal do Pará, Região Norte do Brasil. Foram considerados servidores técnico-administrativos e terceirizados que desenvolvem suas atividades nas unidades da Administração Superior, Órgãos Suplementares, Hospitais Universitários e nas Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) dos Institutos, Núcleos e Campi do Interior. As informações foram obtidas de documentos oficiais baseado nas técnicas de análise documental e do grupo focal, permitindo definir características específicas, estabelecendo relações entre as diversas variáveis de atribuições dos servidores. A abordagem qualitativa considerou a subjetividade na interpretação, atribuindo significados gerais aos fenômenos para a identificação das competências setoriais e individuais, alinhadas com os objetivos estratégicos da Instituição. A análise quantitativa usou as competências individuais essenciais para a organização, traduzidas em números e baseadas no resultado dos questionários. A primeira e segunda fase da pesquisa identificou e validou as competências setoriais e individuais. A terceira e quarta fase definiram o grau de importância da competência para a unidade e o grau de domínio dos servidores nessas competências. Na última fase foi gerado o Grau de Necessidade de Capacitação (GNC) dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. Em geral, os resultados indicaram o GNC em relação as competências individuais, mas o principal resultado foi a obtenção do GNC das unidades da administração superior, dos órgãos suplementares, dos institutos, dos núcleos, dos campi do interior e dos hospitais universitários. Este GNC final poderá subsidiar a elaboração de programas direcionados para os setores mais necessitados de capacitação na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Universidade Federal do ParáDissertação Acesso aberto (Open Access) Engajamento no trabalho e autoeficácia: um estudo com servidores de uma universidade federal de ensino superior na região norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-10-29) OLIVEIRA, Mariana Antunes; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; http://orcid.org/0000-0002-3027-7479O presente estudo tratou sobre o engajamento e a autoeficácia no trabalho, construtos positivos emergentes na agenda científica internacional, responsáveis pela melhoria de resultados e desempenho para as organizações e para as pessoas. A pesquisa tem como objetivo analisar o engajamento no trabalho e a autoeficácia e estabelecer a relação entre esses construtos, norteado pelas seguintes questões: quais são as características do engajamento no trabalho e da autoeficácia entre os servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como esses construtos se relacionam? Para tanto realizou-se uma revisão de literatura que fundamentasse teórica e metodologicamente a investigação de como se ocorre e o que influencia o engajamento e a autoeficácia no trabalho. Para levantamento de dados foram aplicados questionários a servidores da Universidade Federal do Pará com perguntas adotadas em outras pesquisas de mesmo caráter para avaliar o engajamento e a autoeficácia em uma amostra de 326 servidores, dentre eles docentes e técnicos. Dos resultados inferiu-se índices gerais medianos para a intensidade de engajamento e autoeficácia da amostra. As hipóteses do estudo foram testadas indicando que não há diferenças significativas nos escores de homens e mulheres quanto ao engajamento no trabalho e a autoeficácia, índices semelhantes para ocupantes de cargo de chefia e cargos docentes e técnicos administrativos e servidores mais velhos mais engajados e crenças de autoeficácia maiores. Um grupo se revelou de maior em intensidade de crenças de autoeficácia e elevadas intensidades de vigor, dedicação e absorção, sendo classificado com “elevada crença de autoeficácia e engajamento no trabalho”. Os resultados deste estudo permitiram propor desdobramento para outras pesquisas e intervenções no âmbito da instituição lócus da pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Atualmente a Administração Pública Federal do Brasil está em fase de mudanças para uma estrutura mais estratégica, orientada para resultados e melhorias nos serviços prestados. A área de gestão de pessoas tem papel fundamental nesse processo de mudanças. Com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), as organizações públicas federais devem adotar o modelo de gestão por competências para a gestão da capacitação. A capacitação proporciona para as organizações públicas o desenvolvimento e a aquisição de competências pelos servidores, apresentando como resultados a melhoria do desempenho organizacional. Por conta disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou o processo de implantação do modelo de gestão por competências em 2011, com o mapeamento de competências através da realização de entrevistas com 832 servidores técnico-administrativos. A presente pesquisa desenvolveu uma proposta de diagnóstico de necessidades de capacitação com base em competências por meio da elaboração de um questionário de autoavaliação e heteroavaliação (é quando o gestor avalia o sujeito). Através desse instrumento avaliou-se o grau de importância e domínio das competências identificadas para as unidades (Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação e Coordenadoria de Infraestrutura) dos campi do interior. Com as avaliações de importância e domínio, calculou-se o grau de necessidades de capacitação, conforme proposto por Brandão (2012). A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, considerando a realização da análise documental e entrevistas individuais, com a finalidade de descrever o atual levantamento de necessidades de capacitação (LNC) da UFPA. Os resultados da pesquisa oriundos da aplicação dos questionários foram descritos como médias e desvio padrão, assim analisou-se haver similaridade de percepção nas autoavaliações e heteroavaliações. Observaram-se também como resultados da pesquisa que o nível de alinhamento do LNC da UFPA com os objetivos estratégicos foi baixo (6,8%) e do Diagnóstico de Necessidades de Capacitação (DNC) por competências o alinhamento apresentado é de 93,16%Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de competências dos secretários de programas de Pós- Graduação, via análise de processos(Universidade Federal do Pará, 2016-05-30) ANDRADE, Maria do Socorro Sales de; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326As organizações têm buscado novos modelos de gestão para atender às demandas, cada vez mais intensificadas, da sociedade. Neste cenário, os mapeamentos de processos e de competências surgem como ferramentas necessárias ao atendimento das mudanças a serem implementadas nas organizações que buscam o acompanhamento dessas transformações. Entretanto, há poucas informações na literatura a respeito da importância do mapeamento de processos na identificação de competências na administração pública. Diante do exposto, a pesquisa teve o objetivo de mapear as competências necessárias aos secretários de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPA, identificando se as competências descritas em grupo focal atendem todas as atividades desses servidores. Após coleta e análise dos dados obtidos com grupos focais e aplicação de questionário, competências foram validadas como necessárias a esses servidores, junto à instituição em que atuam, no caso, a UFPA. Os resultados demonstraram que ao se relacionar os processos às competências identificadas por grupo focal, apenas uma nova competência foi acrescentada. E, nesse caso, o mapeamento de processos não foi considerado como uma forma eficaz para se mapear competênciasDissertação Acesso aberto (Open Access) Perspectivas para implantação do teletrabalho na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) RANIERI, Tais Ribeiro; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139O atual contexto social, político e econômico brasileiro exige reflexões sobre alternativas de gestão nas organizações públicas, em especial no campo das relações/ organização do trabalho, baseadas em modelos inovadores e com foco na obtenção de resultados positivos e satisfatórios para o conjunto da sociedade. Esta pesquisa investiga as perspectivas para a implantação do teletrabalho na Universidade Federal do Pará (UFPA), discutindo a flexibilização da jornada de trabalho da categoria Técnica-Administrativa em Educação e seus impactos para os servidores e para o serviço público. O objetivo geral é verificar as possibilidades legais e operacionais para a realização do teletrabalho na Instituição, buscando responder a seguinte questão: “qual a viabilidade de implantação do teletrabalho na área administrativa da Universidade Federal do Pará?”. Trata-se de uma temática bastante atual e relevante que se justifica ante a crescente necessidade de evolução das técnicas de gestão no âmbito do serviço público, em particular da gestão de pessoas, para adoção de práticas mais eficientes. Esta dissertação estrutura-se em três capítulos, o primeiro contextualiza os objetivos, metodologia e justificativas da pesquisa; o segundo busca assentar um referencial teórico e os pressupostos legais para sustentação do estudo; e o terceiro se dedica à apresentação das entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) que atuam em teletrabalho, e com servidores da Universidade Federal do Pará, nas quais se analisa as possibilidade para a implementação do trabalho remoto. Por fim, a luz das expectativas (UFPA) e da realidade (TRT-8) desta modalidade de organização do trabalho, conclui-se apontando sugestões de metas a serem observadas para a realização eficiente e sustentável do teletrabalho no âmbito da UFPA, atentando para a adoção de protocolos e condutas que visem minimizar ou afastar os aspectos negativos que possam afetar o servidor e/ou causar prejuízo para a Administração Pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Possibilidades e limitações para as compras públicas sustentáveis na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-03) SILVA, Adriana Bastos Silva; BENATTI, José Heder; http://lattes.cnpq.br/6884704999022918Os problemas econômicos, sociais e ambientais estão impulsionando à formulação de novos modelos de desenvolvimento. A escassez de água e o aquecimento global são apenas dois exemplos de diversas circunstâncias que nos alertam para a busca de soluções. Por esse motivo, os acordos internacionais estão propondo um modelo de produção e consumo que considere o melhor aproveitamento dos recursos, a qualidade de vida da população e a redução dos impactos ambientais, de forma que atendam as necessidades atuais sem impactar nas gerações futuras. Este propósito será mais facilmente alcançado quando as instituições públicas o incentivarem, devido à relevância e poder de indução destas organizações. O Governo Federal já está elaborando políticas de promoção do desenvolvimento sustentável, exemplo disto é a exigência nas leis para inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações públicas. Dessa forma, a pesquisa objetivou conhecer as principais possibilidades e limitações para as Compras Públicas Sustentáveis (CPS) na Universidade Federal do Pará (UFPA), o que propiciou sugerir melhorias no processo, que também servirá de base para as demais instituições públicas. Para embasar essa análise, utilizou-se referencial jurídico, administrativo e conceitual, além de pesquisa documental e aplicação de entrevistas, visando à convergência dos dados. Dentre as limitações, identificou-se: a dificuldade de especificação do produto no Sistema de Catalogação do Governo (CATMAT), a necessidade de diretrizes mais claras na legislação e melhor articulação das leis, a imprescindibilidade de mudança da cultura, de capacitação e do desenvolvimento da política interna de sustentabilidade na UFPA. As principais possibilidades dessa política são: a indução aos padrões de consumo e produção mais sustentáveis, a diminuição dos preços dos produtos por meio da economia de escala, a melhoria do sistema de compras governamentais, o fortalecimento da política de sustentabilidade dos órgãos públicos e a constante sensibilização e capacitação dos servidores. Por fim, concluiu-se que o mercado e preço não são mais impeditivos para a aplicação dessa políticaDissertação Acesso aberto (Open Access) Transparência pública: análise das licitações e contratos administrativos realizados na SUDAM - 2015 a 2022(Universidade Federal do Pará, 2023-02-08) ALMEIDA, Marcos Rodrigues de; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718A Administração pública tem o dever de publicizar seus atos de compras, sobretudo com o advento da Lei nº 12.527/2011, a chamada de Lei de Acesso à Informação (LAI), que estabeleceu como diretrizes da governança pública o uso da publicidade como preceito geral no cumprimento dos dispositivos legais relativos às práticas da transparência em seus processos licitatórios e na gestão de suas compras e contratações. As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestarem contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade, entre outros princípios da administração pública. Desse modo a trilha de uma boa governança perpassa, dentre outros princípios, pela transparência das contas dos entes públicos e seus órgãos componentes nas administrações direta e indireta. Essa temática recebeu maior destaque em leis recentes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 4 de maio de 2000, a Lei Complementar 131/2009 - lei da Transparência - e a Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação (LAI). Considerando que a SUDAM está neste contexto de agente do governo que tem a obrigação de dar transparência de suas compras, este trabalho se pauta na comprovação da boa governança pública, no que diz respeito à Transparência ativa das licitações e contratos no período de 2015 a 2022. Destarte, foi formulado o seguinte problema a ser tratado e contextualizado: De que forma a SUDAM pode demonstrar o nível de transparência ativa nos seus contratos realizados no período de 2015 a 2022? A partir de uma exploração bibliográfica e documental, o escopo metodológico proposto se divide em duas partes. Na primeira foi apresentada a aplicação de um indicador capaz de mensurar os níveis de transparência no processo de aquisição e contratação na administração pública; e a segunda apresentou um indicador que se propôs a mensurar os níveis de transparência no processo de publicidade nas aquisições e contratações públicas.
