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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Adeus Maio! Salve Junho!: narrativas e representações dos festejos juninos em Belém do Pará nos anos de 1950
    (Universidade Federal do Pará, 2016-01-08) GOMES, Elielton Benedito Castro; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361
    O presente trabalho busca analisar as narrativas e representações dos festejos juninos de Belém do Pará nos anos de 1950. Esses festejos ganharam destaques nas páginas de livros, jornais e revistas que circulavam em Belém no período em questão, onde era possível encontrar anúncios, crônicas e romances que versavam sobre esse momento festivo. As festas juninas, de grande importância para parcela significativa da sociedade belenense, contavam com a participação de diversos conjuntos musicais, grupos juninos e de aparelhos sonoros animando esses eventos realizados em diversos espaços do subúrbio e do centro da cidade. Além disso, vários eram os pontos de vistas de jornalistas e intelectuais sobre essa celebração festiva, sendo esses analisados a partir dos papeis de difusão de valores e de padrões de comportamentos propostos por eles em seus escritos. Nesse sentido, o conceito de representação, proposto pelo historiador francês Roger Chartier, permeará a dissertação em questão, no qual esse autor assinala que os discursos estão entremeados de estratégias e práticas que tendem a impor autoridade e até mesmo induzirem o outro a escolhas e que são construídos dialogicamente num jogo que inclui interesses, embates e negociações. A pesquisa apresentada contou com auxílio de fontes retiradas dos jornais O Liberal, Folha do Norte, A Província do Pará, O Estado do Pará, A Vanguarda e da Revista Amazônia, publicados na década de 1950, assim como romances memorialísticos que falam sobre a temática aqui trabalhada, na segunda metade do século XX.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Amanheceu, paid’égua!: o sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) PUGET, Dayse Maria Pamplona; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
    A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas. Em se tratando de uma pesquisa cujo objeto está inserido em escolas de samba, ela se embasa no contexto da Etnomusicologia a partir do olhar de teóricos que a fundamentaram. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas enredo. Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, etnomusicologia, samba, samba de enredo, ditadura militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens. O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes no carnaval paraense. Após a obtenção dos dados procedi à análise dos sambas e dos processos criativos dos seus compositores.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A arte popular entre o real e o imaginário: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges
    (Universidade Federal do Pará, 2016-07-08) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156
    A arte popular entre o real e o fantástico: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges usa uma investigação sobre a Arte Popular através do estudo da arte de J. Borges e os vários olhares voltados a esse tema desde a primeira metade do século XX. A pesquisa sublinha o entendimento e o posicionamento de artistas e estudiosos sobre o papel da arte do povo brasileiro na criação de uma identidade nacional e cultural, assim como o espaço da arte popular no sistema de arte; particularmente os aportes de Mário de Andrade e Lina Bo Bardi e as considerações de Gilbert Durand e Michel Maffesoli sobre o imaginário. Ao longo dessa narrativa é traçado um panorama possível da arte popular e sua evolução (ou evolução do seu estudo e debate) para ambientar e situar o tema historicamente até os dias atuais. Em meio a isso, a pesquisa apresenta o artista pernambucano J. Borges, reconhecido por seus cordéis e suas xilogravuras. O trabalho tenta demonstrar como o artista é influenciado pelas mais diversas questões e transpõe isso para seu trabalho, fazendo dele um relato de experiências cotidianas, sociais e imaginárias. Pesquisa bibliográfica com entrevistas e observações de campo e de vida se encontram para construir este trabalho e formar uma base - entre tantas possíveis - sobre a qual se pode pensar e discutir a arte popular brasileira.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A caracterização do dom de parteiras, bezendeiras e curandeiras, na região de Tocantins, no Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2009-06) PINTO, Benedita Celeste de Moraes
    Este artigo trata dos dons de cura e assistência ao parto desenvolvidos pelas terapeutas tradicionais dos povoados negros rurais da região do Tocantins, no Pará, vistos por elas como dádivas divina, que as transformam em parteiras, curandeiras, farmacêuticas e sonselheiras, cujos saberes, respaldados pela crença em Deus e nos santos advogados, são direcionados por entidades espirituais, denominados de guias ou companheiros, principais responsáveis por curas e partos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cultura e meio ambiente: as ações socioeducativas do Instituto Arraial do Pavulagem
    (Universidade Federal do Pará, 2012-06-26) BARRETTO, Joana Celia Coutinho; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537
    Este trabalho narra, descreve e discute as ações socioeducativas e ambientais através de práticas culturais, promovidas pelo Instituto Arraial do Pavulagem em Belém e no interior do Pará, como: o Cordão do Peixe Boi; os arrastões da quadra junina; o Cordão da Cobra Grande, além de uma ação do Projeto Orube de Arte e Educação, projeto de extensão do Instituto no Conjunto Residencial Satélite, em uma escola estadual no Município de Ourém. O trabalho foi desenvolvido a partir do método qualitativo de pesquisa e à luz dos princípios teóricos e metodológicos da Educação Ambiental como educação política, descrevendo essas ações e discutindo seus resultados e como estes se relacionam com os princípios teóricos e metodológicos da Educação Ambiental, na expectativa de incentivar o cuidado com o meio ambiente e mudanças de postura nos sujeitos envolvidos nessas ações. Narra o processo de construção das ações Cordão do Peixe Boi em Belém; e na Ilha do Marajó, em Cachoeira do Arari, o Cordão do Gallo; e identifica os sujeitos, suas percepções, e o envolvimento destes nas atividades relacionadas à dimensão ambiental associada à cultura local, como a utilização de material reciclável em alegorias e instrumentos de percussão. Descreve os principais resultados e os impactos e mudanças de postura nos sujeitos envolvidos e na comunidade, numa tentativa de dar ampla visão sobre o trabalho do Instituto, tendo em vista a proposta de realizar na Amazônia a Educação Ambiental através de práticas culturais.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cultura popular no Guamá: um estudo sobre o boi bumbá e outras práticas culturais em um bairro de periferia de Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2009) DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; PETIT PEÑARROCHA, Pedro; http://lattes.cnpq.br/5274413688512181
    Esta dissertação trata da cultura popular existente no bairro do Guamá em Belém do Pará, partindo da premissa de que algumas expressões culturais existentes no bairro fortalecem a relação de identificação entre os ditos “produtores culturais” e o espaço de vivência. A produção do boi bumbá será utilizada como parâmetro para se tecer um painel dos costumes populares e das práticas tradicionais presentes na periferia de Belém. Sua lógica de organização, a relação com outras experiências culturais, como o carnaval, festas religiosas e os sentidos atribuídos pelos seus produtores culturais serão tratados como pontos importantes de constituição da identidade cultural de parte dos moradores do bairro do Guamá na segunda metade do século XX.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A dança do porta-estandarte corporeidade e construção técnica na cena carnavalesca na cidade de Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2013) MARQUES FILHO, Feliciano; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
    Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de construção técnica da dança do porta-estandarte, personagem presente como quesito avaliativo nas escolas de samba da cena carnavalesca de Belém do Pará. Utilizo para isso conceitos como corporeidade (POLAK, 1997), dança imanente (MENDES, 2010) e técnica corporal (MAUSS, 1974), que chamo de meus Mestres de Bateria. Como metodologia, aponto meus Diretores de Harmonia, que guiam este desfile dissertativo. Deixo, assim, surgir uma atitude metodológica inspirada na etnopesquisa, porém procuro não nomeá-la, valorizando prioritariamente a fala das pessoas que constroem e se relacionam com a prática desta investigação. A pesquisa verifica que a relação entre corporeidade e técnica encontra-se diretamente inseridas na construção de corpo do porta-estandarte, considerando seus contextos social, político e cultural como referências para a criação de sua dança. Além disso, observa que tal construção se dá de forma contínua, pessoal e integrada à comunidade constituinte da escola de samba que este artista representa.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os Donos de São Benedito: convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, século XX
    (Universidade Federal do Pará, 2006) SILVA, Dario Benedito Rodrigues Nonato da; FONTES, Edilza Joana Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9447513031256372
    Esta dissertação discute as imagens e representações encontradas na Literatura e as lutas pelo controle da cultura no exemplo da Festividade, da Irmandade e da Marujada de São Benedito, na cidade de Bragança, Estado do Pará, na Amazônia brasileira, a partir da década de 1930, no século XX. Analisando uma farta bibliografia nos temas Folclore, Memória, Tradição Popular e Antropologia, o estudo tenta explicar como se construíram as relações sociais entre os sujeitos históricos da Igreja Católica pela Prelazia do Guamá e da Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança, relacionando-os com o recurso literário e com os principais teóricos da historiografia, para entender o catolicismo popular e oficial em suas representações assim como os símbolos construídos no tempo, como elementos da História de tensão entre as ideias e regras de controle eclesiástico católico e a reação popular dos irmãos de São Benedito.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    "É a festa das aparelhagens!": performances culturais e discursos sociais
    (Universidade Federal do Pará, 2008-04) LIMA, Andrey Faro de; MOTTA-MAUÉS, Maria Angélica; http://lattes.cnpq.br/7861116876230464
    O presente trabalho é uma textualização da pesquisa que desenvolvi acerca das chamadas festas de aparelhagem de Belém do Pará que, genericamente, inserem-se no conjunto de modalidades festivas populares sonorizadas pelas aparelhagens, empresas que se identificam pela utilização de suntuosos aparatos eletrônico-sonoros e diferenciadas pelo “estilo” de festas a que se propõem, pelo público que atraem e por suas dimensões e feições diversas. As festas de aparelhagem configuram um cenário amplo e notório em Belém a partir da relação que estabelecem entre público, festa e aparelhagens, assinalada por certas articulações significativas que se desdobram para além do momento festivo propriamente dito. Nestes termos, esta dissertação constitui um estudo interpretativo sobre a relação existente entre a dinâmica de reprodução afetiva e estético-performática das festas de aparelhagem, e as diferentes nuances semântico-discursivas que estas assumem: publicamente (sua veiculação nas grandes mídias impressas, digitais, elevisivas e radiofônicas) e em planos mais microssociológicos, nos quais emergem, tal como aqui identifico, os protagonistas imediatos público/aparelhagens) deste fenômeno.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre curimbós e revoadas: a dimensão educativa de práticas culturais de jovens da Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) SILVA, Cristiane Rodrigues; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5826372225106245
    Este estudo investiga as práticas culturais vividas por jovens da ilha de Caratateua-Pa, partícipes dos grupos culturais “Cordão de Pássaro Colibri” e “Parafolclórico Tucuxi”. Objetivando, de um modo geral, analisar por meio de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a dimensão educativa destas práticas culturais, visando a compreensão de seus sentidos e significados educativos em direção à construção de identidades, saberes e redes de sociabilidades. Para o alcance de tal finalidade, estabelecemos como objetivos específicos: mapear o perfil sócio, cultural e econômico dos jovens envolvidos nas práticas culturais, investigando como e quais conhecimentos os jovens da ilha de Caratateua constroem em suas redes de sociabilidade vivenciadas nas práticas culturais, descrevendo como essas redes construídas assumem sentidos educativos, tentando compreender a relação entre tais práticas culturais e a construção da identidade dos jovens. As questões que nortearam esta investigação foram: Que práticas culturais são tecidas por jovens partícipes do “Cordão de Pássaro Colibri” e “Parafolclórico Tucuxi” da ilha de Caratateua? Qual a dimensão educativa dessas práticas? Como tais práticas culturais educativas atuam na construção da identidade e sociabilidade desses jovens? Metodologicamente, desenvolvemos o estudo a partir da abordagem qualitativa, utilizando métodos e técnicas da pesquisa etnográfica, realizando observação participante com registros in loco em diário de campo, além de usar equipamentos audiovisuais. Também aplicamos formulário para obter dados sócio-econômico-culturais, além de entrevistas semiestruturadas e abertas. Do ponto de vista teórico, nos fundamentamos em toda uma bibliografia produzida por pesquisadores no campo da juventude, cultura, cultura popular e educação como cultura. Participaram como sujeitos informantes desta pesquisa 20 jovens, além dos coordenadores dos grupos. Dentre os jovens entrevistados, 11 eram mulheres e 09 homens e todos na faixa etária entre 15 e 29 anos, a maioria cursando a Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio. Os resultados demonstram que estes (as) jovens, na sua totalidade residem há algum tempo na ilha, a maioria é de solteiros (as) e alguns assumiram ser etnicamente de origem indígenas e negras e praticantes de religiões de matrizes africanas, como a Umbanda. Constatamos que os jovens partícipes dos grupos investigados, inseridos num universo de simbologia diversificada, são motivados a participarem e a valorizarem práticas culturais juninas, tais como: cordão de pássaro, quadrilha, carimbó, boi-bumbá e outras manifestações populares tipicamente amazônicas. Isto faz com que desenvolvam um sentimento de pertencimento enquanto sujeito ou grupo com o lugar de vivência, ou seja, o espaço/território possibilita a esses jovens a construção de uma trama de sociabilidade enraizada naquele lugar que também define a sua identidade cultural. Os grupos, na vida desses (as) jovens, são de fundamental importância na produção de conhecimentos diversos, na formação de valores e no exercício de relações afetivas que promovem a solidariedade, o diálogo e a responsabilidade coletiva. A música, a dança, a dramaturgia que os grupos culturais desenvolvem, além de constituir nos (as) jovens capacidades, habilidades e competências específicas vinculadas à cultura popular, produzem um conhecimento articulado ao afetivo e garante uma compartilha coletiva muito particular, que exerce um efeito educativo duradouro entre os membros do grupo.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Era tão bonito... conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro
    (Universidade Federal do Pará, 2011-03-02) LUZ, Jefferson Aloysio de Melo; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
    Este trabalho tem o objetivo de investigar e discutir o conflito de sensibilidades musicais entre diferentes gerações de moradores das comunidades que ficam entre os quilômetros 21 e 23 da rodovia PA 136, nas proximidades do município Terra Alta, no Pará, como um fator importante no processo de nãoressurreição do Cordão de Azulão. Trata-se de um trabalho etnomusicológico de caráter etnográfico, onde a temática é desenvolvida a partir dos discursos desses moradores sobre um Cordão de Pássaro que acontecia nessas redondezas, o Cordão do Azulão, e que desapareceu há quarenta anos. A natureza da sensibilidade musical é abordada principalmente a partir dos escritos de John Blacking, enquanto que o trabalho de etnografia musical é inspirado naquilo que Clifford Geertz chama de etnografia densa. O trabalho revela que as mudanças na estrutura social, econômica, religiosa, política e no meio ambiente das comunidades pesquisadas afetaram diretamente o estilo de vida dos seus moradores facilitando com que valores culturais tradicionais, os quais conferiam sentido a expressões musicais como o Cordão do Azulão, deixassem der ser apreendidos por uma nova geração de moradores, fazendo com que esse cordão exista apenas na memória dos mais antigos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Fitas de cetim, papel crepom, flores de plástico... será um “o benedito”? festas, símbolos e identidades no Bairro do Jurunas em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2012-03-02) CHAGAS, Eduardo Wagner Nunes; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267
    Este trabalho apresenta os resultados elaborados a partir da observação das festividades dedicadas a São Benedito no bairro de Jurunas, em Belém do Pará. Objetiva compreender o processo de elaboração de símbolos no contexto dessas festas, considerandoas como produto e reflexo das misturas que produziram o aspecto híbrido da cultura brasileira, a partir da relação entre catolicismo e cultura popular. O trabalho considera estas festividades, enquanto signo representante da própria identidade do bairro do Jurunas, como um entre-lugar produtor de tensões que, no entanto, são amenizadas pelo contexto carnavalizado em que se realizam as festas. O trabalho apresenta ainda como síntese representativa da ambiência dessas festividades o oxímoro “carnavalização devota”.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores de dança: um estudo da etnocenologia a partir das narrativas dos egressos da Licenciatura em Dança do PARFOR/ETDUFPA
    (Universidade Federal do Pará, 2018-12-19) PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes; PAIXÃO, Carlos Jorge
    Esta tese trata da formação do professor de dança, que se constitui como objeto de análise a partir das categorias “cultura popular” e “Etnocenologia”, no contexto do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA, no curso de Licenciatura em Dança, entre 2011 e 2018. Problematiza as referidas temáticas no andamento do curso, cujos egressos são os sujeitos da pesquisa. Tem como objetivo analisar as evidências da cultura popular e da Etnocenologia nas narrativas dos egressos do curso de Licenciatura em Dança. Para isso, apega-se à Etnometodologia e à análise narrativa, a qual foi viabilizada através de conversas a fim de identificar o que atravessa as falas e as significações que os sujeitos atribuem à formação, à cultura popular e à Etnocenologia. Os resultados apontam que a formação do professor de dança no PARFOR aperfeiçoou 81 professores em cinco municípios (Castanhal, Capanema, Santarém, Marabá, Mãe do Rio), e que os reflexos dessa formação começaram a surtir efeitos, uma vez que, mesmo não tendo as condições objetivas para o ensino de Artes na linguagem da dança, o processo vivenciado durante o curso influenciou no trabalho dos professores, o qual tem na Etnocenologia um importante ente, já que se associa à cultura popular nas atividades escolares através do trabalho com o corpo e com o movimento na perspectiva artística e pedagógica. Mediante as narrativas dos ex-estudantes da Licenciatura em Dança, conclui que a formação do professor de dança tem evidenciado a Etnocenologia e a cultura popular por meio do trabalho dos egressos nas escolas; contudo, isso não é refletido teoricamente na fala desses sujeitos. Sobre o uso das narrativas, constata que foram reveladoras do trabalho pedagógico que esses profissionais vêm realizando nas escolas no interior do Pará.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A matinta tem a cor da chuva: ludicidade como estratégia de ensino-aprendizagem para Educação ambiental
    (Universidade Federal do Pará, 2015-08-31) DIAS, Maírna Costa; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007
    Considerando que a cultura popular constitui-se como um mosaico colorido de mitos, ritos, valores e saberes e, que estes, por sua vez, estão quase sempre ausentes dos espaços escolares inviabilizando a formação de sujeitos sociais críticos e capazes de valorizar a cultura local, é necessário que a escola desenvolva ferramentas de ressignificação da cultura popular. Nosso estudo pauta-se em uma bibliografia atual e ampliada sobre os temas-foco do trabalho, a exemplo, da Ludicidade, da Educação Ambiental e da Literatura Infantil, dialogando com autores de diferentes áreas de conhecimento, demonstrando nosso gesto interdisciplinar de pensamento e mergulhando em pensamentos como de Carlos Skliar e Homi Bhabha, articulando literatura infantil, práticas (pedagógicas) ambientais e pós-colonialismo, sempre atentos aos processos rizomáticos e transversais que enunciam o desejo de aprender para além das fronteiras disciplinares. Em nosso trabalho buscamos esses instrumentos de valorização da cultura local, por meio das lendas amazônicas (representadas pela lenda da Matinta Perera) acreditamos no grande potencial das produções culturais como estratégias de valoração no regional. Assim, o objetivo desta pesquisa foi buscar compreender as possibilidades e aproximações entre a Mitopoética Amazônica e a Educação Ambiental atenta e contextualizada ao rico imaginário da cultura popular presente nos discursos infantis. Tivemos como locus de pesquisa a Escola de Ensino Infantil “Ecoescola Rita Nery”, localizada no Bairro do Tenoné, Belém, PA com a seguinte metodologia: formação de grupo focal com as professoras da Ecoescola para discussão e planejamento da atividade, delimitação da temática “lixo urbano e a Matinta Perera”, encenação da estória em conexão a temática escolhida, “reconto” da estória por parte das crianças e coleta e analise das narrativas. Constatamos, pelas narrativas infantis, que a personagem Matinta Perera apresentou-se com caráter diversificado o que oportunizou nas crianças a incorporação de hábitos e posturas “ecologicamente corretas”, passando a comportarem-se como agentes multiplicadores ambientais.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Memória social e educação popular: um estudo sobre o Ponto de Memória da Terra Firme, Belém-Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2018-02-26) QUADROS, Camila Alves; PAIXÃO, Carlos Jorge; http://lattes.cnpq.br/5926523492011056
    Essa dissertação buscou analisar o projeto Ponto de Memória da Terra Firme (PMTF), na perspectiva de um fenômeno socioeducacional, o qual ocorre na periferia de Belém do Pará. O PMTF estrutura-se a partir da criação do Programa Pontos de Memória (PPM), no ano de 2009, enquanto uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). A proposta dos Pontos de Memória é que a memória de favelas e periferias brasileiras seja evidenciada a partir das narrativas dos moradores desses lugares, tendo como foco, também, a criação de museus nesses espaços, a partir das metodologias de museologia social trabalhadas no PPM. Dessa feita, o objetivo principal dessa dissertação foi analisar as conexões entre os elementos da memória social e as práticas pedagógicas vinculadas à Educação Popular no Ponto de Memória da Terra Firme. Os objetivos específicos da pesquisa foram os seguintes: 1) descrever o ambiente onde são efetivadas as práticas pedagógicas formativas relacionadas à educação popular no PMTF; 2) Documentar os elementos que compõem a memória social dos sujeitos e moradores que fazem parte das atividades do PMTF; 3) Identificar os elementos relacionados ao modo de vida/memória social dos sujeitos quando em contato com práticas vinculadas à educação popular; 4) analisar a o diálogo existente entre os saberes populares dos sujeitos de pesquisa e saberes científicos dos autores selecionados para a composição do núcleo conceitual do trabalho. O referido estudo teve como questão problema a seguinte: como os elementos de memória social e práticas pedagógicas são analisadas a partir da educação popular realizada no PMTF? A pesquisa é de natureza qualitativa, de abordagem fenomenológica social, tendo o bairro da Terra Firme como cenário de estudo. Os procedimentos de produção de dados se constituíram a partir de levantamento bibliográfico, documental e entrevistas (semiestruturadas e grupo focal, em momentos distintos) com os sujeitos de pesquisa. Sendo assim, verificamos que o PMTF realiza no bairro da Terra Firme um trabalho de museologia comunitária, o qual permite visibilidade da memória social do lugar que pouco é conhecida, sobretudo, midiaticamente. Temos como resultados que este Ponto de Memória possibilita uma educação para a cultura da memória, na qual se enfatiza que a educação popular se faz por meio da cultura que emerge dos saberes do povo, como também da memória social.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    “Não brinca com São Benedito”: um estudo antropológico das narrativas nas devoções beneditinas de Bragança - PA
    (Universidade Federal do Pará, 2016-08-11) SANT'ANNA, Elcio; MAUÉS, Raymundo Heraldo; http://lattes.cnpq.br/0915136632611666
    Este é um estudo sobre as “narrativas de São Benedito nas festividades de Bragança do Pará”, que marcam de maneira indelével o calendário da microrregião, de maneira mais acentuada entre os 18 a 26 de dezembro há quase de 218 anos. As histórias de São Benedito dariam conta de sua franca atividade em que o Santo acionado pela fé, na forma de pedidos, rezas, traria benesses, curas e endireitaria a vida dos fieis. A pesquisa se orienta especialmente por uma abordagem não reducionista, a fim de evitar dicotomias tais como mito e rito, festividades e narrativas. Por isto adota abordagem para pensar um modelo compreensivo, chamado aqui de experiências agoráticas que tem por objetivo lançar luzes sobre as imagens vistas na vivência etnográfica, de modo a não dissociar as narrativas e festas. Por isto pesquisa, junto aos esmoladores e seus Encarregados, as narrativas do Santo no percurso emaranhado das esmolação. Resgatar a história da marujada como contexto institucional-festivo para as narrativas beneditinas no bojo da esmolações. Deste modo, percebe uma “meshwork” de narrativas é formada a partir das viagens dos esmoladores de São Benedito, construindo “mapas verbais” da devoção na região dos colonos. E concentra-se em dado momento na figura dos Encarregados de Comitivas de Esmolação como “narradores de São Benedito”. Além disso, ele apresenta narrativas exemplares, reforçando o impacto do conteúdo da devoção dos colonos, deixando clara a competência performativa de contadores de histórias.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas orais: cultura e identidade em Santa Cruz do Arari
    (Universidade Federal do Pará, 2012-09-12) BENTES, Rosa Maria Ramos; SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão; http://lattes.cnpq.br/0672011058049782
    Este estudo, inserido no Projeto IFNOPAP (UFPA), apresenta os resultados de uma pesquisa em análise de narrativas orais do caboclo de Santa Cruz do Arari, que servem, simultaneamente, como fonte e transmissão do conhecimento empírico produzido pelo homem rústico e sua relação com o meio ambiente. Sob o título “Narrativas orais: cultura e identidade em Santa Cruz do Arari” buscam-se desvelar a teia simbólica que entrelaça aspectos ligados à sexualidade, à moralidade e à religiosidade ― preceitos ideológicos que consubstanciam a cultura e a memória constituintes da base identitária da sociedade, por conseguinte, presentes nas narrativas orais “Cobra Custódio”, “Boto-mirim” e “Bode Cheiroso”. O locus da pesquisa é o município de Santa Cruz do Arari, situado na ilha do Marajó. Essas narrativas foram analisadas sob as perspectivas dos seguintes teóricos: Gilbert Durand (1997), Mircea Eliade (1991), Walter Benjamin (1994), Paul Zumthor (1993), Ecléa Bosi (1994), Michael Pollak (1992), Paes Loureiro (1995) e Clifford Geertz(2011). Teóricos que nortearam o viés reflexivo desse estudo.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá: um estudo sobre ritual e performance na capoeira angola em Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2010-07) TEIXEIRA, Carmem Pricila Virgolino; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; http://lattes.cnpq.br/1972975269922101; CAMPELO, Marilu Marcia; http://lattes.cnpq.br/8338592541775616
    O presente trabalho busca demonstrar as especificidades da Capoeira Angola em Belém, fazendo um breve levantamento histórico desta prática na cidade. A pesquisa pretende pôr em evidência a importância da performance ritual na formação da identidade dos atores sociais envolvidos com esta prática cultural tradicional. O trabalho reflete ainda sobre a importância da figura do Mestre para esta prática que se manifesta em grandes centros urbanos do Brasil e do mundo, relatando o contato com alguns destes célebres Mestres, em suas passagens por Belém, tendo como foco principal o contato com o Mestre João Angoleiro de Belo Horizonte.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Ocultar e preservar: a saga da civilidade em São Luís do Maranhão
    (Universidade Federal do Pará, 2010) CAMÊLO, Júlia Constança Pereira; MENDONÇA, Kátia Marly Leite; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136
    A Tese trata da cidade de São Luis do Maranhão no final do século XIX e XX. Analisa aspectos do imaginário sobre a cidade localizada em uma ilha que se percebe integrada ao Continente ao país e à Europa. Discorre sobre a perspectiva de civilização da América a partir do pensamento de Rodó, Fecundo, Manoel Bonfim, Leopoldo Zea e à maneira como os moradores da São Luís buscaram reconhecimento da cidade como detentora de civilidade. Observa como os ludovicenses lidaram com as marcas da escravidão que evidenciavam a barbárie, e segundo o pensamento do século XIX, deveria ser erradicada. Trata do processo que transformou em símbolo de cultura da cidade a manifestação popular, bumba meu boi, antes coisa de bárbaro, condenada ao subúrbio da ilha. Mostra que a preservação presente nas representações dos álbuns de fotografia da cidade é de “fachadas”, mas que permitiu preservar casarões do século XIX, e possibilitou uma nova classificação de São Luís como a quinta cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade, um retorno, uma nova inserção, um destaque entre as cidades brasileiras. A análise foi realizada a partir de fontes iconográficas, mapas, literatura, e jornais.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2016-04-01) CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424
    As recentes demandas de grupos de habitantes nos grandes centros urbanos do país sobre algumas manifestações culturais compreendidas como tradicionais – estas acessadas segundo um modelo de representação cultural cuja dimensão de valor identitário tem sido cada vez mais acionado – tem possibilitado algumas reflexões que perpassam a condição de uso e apropriação de espaços públicos por citadinos que elaboram e instituem diferentes maneiras de se expressar artístico-culturalmente sem necessariamente seguir os padrões consolidados dos grandes eventos onde prevalece o distanciamento entre o artista e o público. Nas últimas duas décadas, observa-se uma retomada de ações de cunho pedagógico sobre os saberes oriundos de antigos folguedos populares que passaram a fornecer um referencial para a produção de discursos de ativistas culturais urbanos que se notabilizaram diante aos apelos sobre a “degradação” das identidades em um mundo economicamente globalizado, reorientando a participação e o consumo dos chamados bens culturais e proporcionando uma maneira de mobilização de públicos que passaram a (re)assumir a rua como referencial de sentido, de socialização e de experimentação como energia motriz de realização de uma ação cultural performaticamente ritualizada. Desta forma, Este trabalho se propõe a colaborar com essas discussões ancorado na possibilidade de entrelaçamento das noções de patrimônio, ritual e performance motivado a partir da observação de um movimento cultural denominado Arrastão do Pavulagem, o qual nos seus vinte e oito anos de atuação se consolidou no calendário cultural de Belém do Pará como um momento de (re)criação estética e simbólica da festa a partir da atuação de músicos, dançarinos, cantores, atores, produtores, que perfazem suas ações em um ambiente, ao que sugere, se institui a partir do sentido de participação e experimentação do lugar como um dos fundamentos desse movimento mobilizado por interesses diversos mas que, no contato com este ambiente, se entrecruzam e performaticamente elaboram discursos e visualidades que atuam na possibilidade de (re)interpretação da paisagem urbana do Centro Histórico de Belém do Pará.
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