Navegando por Assunto "Narrativas"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A ambiência sentida, vivida e praticada na educação ambiental: um olhar a partir da docência dos professores dos anos iniciais em Curuçá/PA(Universidade Federal do Pará, 2015-06-15) MELO, Veruschka Silva Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Nesta pesquisa investigo as compreensões de meio ambiente de professores do Ensino Fundamental da Educação Infantil ao 5º ano, no município de Curuçá (Pará/ Brasil), sobre o lugar onde vivem e atuam e sobre como estas refletem em suas práticas pedagógicas. Escolhi a pesquisa narrativa para nortear minha pesquisa, por considerar que nossas histórias de vida (pessoal, educacional, entre outras) carregam uma riqueza de conhecimentos que se entrelaçam nas histórias profissionais. São relatos de quatro professores por mim entrevistados, escolhidos dentre os de duas escolas municipais, sendo dois professores de cada escola; essas escolas situam-se uma na zona urbana e a outra em uma ilha não urbanizada. Lanço mão de nomes fictícios para as escolas e os sujeitos, a fim de resguardar suas identidades. A pesquisa se desenvolveu a partir das narrativas que obtive por meio da gravação em áudio e posterior transcrição; a partir deste material, cheguei aos eixos de análises que foram empreendidos, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi. Foram estabelecidos três eixos temáticos que respondem às questões desta investigação. São eles i): contexto ambiental da mesorregião do salgado: ambiências percebidas e expressas sobre o espaço em que habitam os professores; ii) práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao trabalharem a Educação Ambiental; iii) formação docente: formar-se em um contexto ambiental de maneira descontextualizada. A partir desses eixos de análise, pude perceber como o meio ambiente natural e urbanizado em que os professores viveram/vivem influenciam sua prática docente ambiental. Contudo, essa influência acarreta certo entrave em suas práticas pedagógicas. No entanto em algumas práticas pedagógicas há indícios de transformação metodológica para tentar alcançar ações que conduzam a uma Educação Ambiental crítica. Nesta busca, percebi a luta com que procuram suplantar essa lacuna, seja através de parceiros de formação ou de uma autoformação.Tese Acesso aberto (Open Access) Antropologia linguística & etnografia toponímica: vivências e narrativas em linguagens socioculturais de Murinin-Benevides-Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-10-06) FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267A presente experiência trata da problematização acerca do significado dos nomes de lugares de circulação de pessoas, os topônimos, no município de Benevides, mais precisamente no bairro de Murinin. Os estudos toponímicos têm por escopo a depreensão do léxico de determinados territórios, tendo em vista a formação histórica e sociocultural do povo que aí habita, especificamente por intermédio dos nomes dados aos locais de circulação social, tais como ruas, hidrovias, bairros, cidades, etc., evidenciando tanto aspectos sincrônicos quanto diacrônicos dos falares. O estudo trava uma discussão sobre a construção da memória e da identidade toponímica desta localidade, demonstrando os valores atribuídos pelos interlocutores aos seus locais de nascimento e/ou moradia. A problematização está baseada na seguinte questão norteadora: Que relações de poder estão presentes na constituição dessa nominalização? Por esse motivo, considerei, para esta pesquisa, trabalhar com os pressupostos teóricos da Antropologia Pós-Colonial e dos estudos sobre Narrativas Orais. Assim, faço, em princípio, um levantamento formal, não fugindo em demasia da metodologia tradicional da pesquisa toponímica, mas considerando, nas entrevistas, também a toponímia alternativa, isto é, não oficial, vernacular, tentando motivar o interlocutor a buscar, em sua memória, a identidade de tal nome e sua relação com a vida dos que ali habitam/habitavam, bem como que categorias sociais foram silenciadas (e por quê?), seja do ponto de vista social, político, econômico, seja do religioso e familiar. Observou-se, a partir desta pesquisa, que a toponímia possui uma força ideológica decisiva para a representatividade do povo que habita o lugar, assim como, paradoxalmente, pode ser utilizada como fator de silenciamento e apagamento de identidades consideradas subalternas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Baú de memórias: o leprosário de Marituba/PA em meio a recordações de uma ex-interna (1940-1970)(Universidade Federal do Pará, 2019-12) CRISTO, Moisés Levy Pinto; SILVA, Gercina Ferreira da; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes Avelino deO presente estudo visa refletir sobre as contribuições das narrativas de memória de ex-internos do Hospital Colônia de Marituba/PA, nos anos de 1940 a 1970; memórias de um tempo vivido que permitem adentrar no universo cultural dessa instituição. Em formato de instituição total, o Hospital Cidade abrigou centenas de vidas para o tratamento da hanseníase. Utilizamos como materiais para a construção desta análise entrevistas de ex-internos da instituição, imagens sobre a instituição e jornais. As narrativas aparecem como uma forma de ensinamento, que aliada às iconografias, textos e testemunhos, tornam-se importantes fontes de evidência. Utilizamos como aporte teórico os autores: Bresciani e Naxara (2004), Bosi (1998), Burke (2017), Goffman (1994), Halbwachs (2003), Meihy e Holanda (1997). As narrativas e as imagens apontam experiências de vida do hanseniano, grupo que foi silenciado pela história brasileira. Marituba revela-se por memórias ágeis e pés cansados que ainda deixam marcas sobre as pedras da cidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O caso de Klaus Keller: homossexualidades, narrativas populares e morte pela imprensa paraense (Belém-Pará, 1983-1990)(Universidade Federal do Pará, 2024-04-30) BRITO NETO, Pedro Antonio de; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730Em 1983, na cidade de Belém–PA, a morte de um homossexual conhecido pelo nome de Klaus Keller tomaria as páginas de jornal da imprensa paraense, uma morte que seria revisitada por toda a década de 80. Esta narrativa seria exposta nas páginas dos jornais durante o período da “segunda onda” do movimento homossexual brasileiro e no contexto do processo de redemocratização do Estado Brasileiro, após a Ditadura Civil-Militar (1964– 1985). Disto, ficou observado uma imprensa mais crítica e com julgamentos que condenavam a ação da polícia diante do caso, como também o juízo explícito sobre a sexualidade da vítima. No entanto, em contrapartida, havia uma cobrança e para o caso ser solucionado, a considerar que Klaus era um homossexual de sexualidade explícita e conhecido em Belém. A Província do Pará, O Liberal, e o Diário do Pará foram os principais veículos de imprensa do Pará que redigiram sua história. Para entender essa veiculação, recorri aos conceitos de imprensa popular e/ou sensacionalista, seja para compreender as formas como disseminavam as notícias como o modo que as vendiam. Além disso, notou-se que nessa história poderia haver um debate sobre bio política e necropolítica, a considerar controle estatal e dos micros poderes sobre as identidades sexuais e raças presentes nas narrativas. Dito isso, este trabalho dissertativo, partiu do presente viajando ao passado, e nele encontrou semelhantes fins. Ou seja, as mortes dos homossexuais do presente se revelaram semelhantes às mortes ocorridas no passado. Nesse trabalho com as fontes da imprensa, foi constatado que o discurso pouco se modificou, e os homicídios, igualmente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “E eu não sou uma professora?”: ensino de História e narrativas femininas das margaridas e girassóis na Educação do Campo(Universidade Federal do Pará, 2024-06-25) SANTOS, Alandienis Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Esta dissertação tem o intuito de discutir e refletir sobre a importância de narrativas que incluam as mulheres, mais especificamente negras, nas aulas de história do campo de Tomé-Açu (PA). As entrevistas e a observação do cotidiano escolar foram a fonte de pesquisa para a realização deste trabalho acadêmico, juntamente com as leituras de autoras negras como Lélia González, Conceição Evaristo, Alice Walker, Djamila Ribeiro, Audre Lorde, outras autoras como Glória Anzaldúa, Roseli Salete Caldart, autores como Ailton Krenak e Antônio Bispo, entre outros. Evidenciamos narrativas de professoras que lecionam a disciplina de história no campo para entender como se dá essa invisibilidade. Produzimos um panfleto com os conceitos: feminismo, feminismo negro, ecofeminismo e educação do campo, criamos um coletivo CEAME- Coletivo de Educadoras(es) Antirracistas Movimentando a Educação do Campo, por meio de um blog como produto da dissertação, para que mais educadoras conheçam e discutam sobre patriarcado, racismo, machismo, sexismo na Educação do Campo no ensino de História.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A escrita das imagens: interpretações, possibilidade de compreensão e consciência histórica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-03) DIVINO, Vivian Jaqueline do Amor; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Esta pesquisa teve por objetivo analisar como os alunos interpretam imagens históricas e de que forma estes utilizam esses saberes em sua vida prática, inferindo a partir de suas narrativas os níveis de consciência histórica evidente. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Pará, campus Belém, com alunos do 3º ano dos cursos técnicos integrados em mecânica e saneamento. Nos valemos da pesquisa quanti-qualitativa que após uma aula oficina, que apontou alguns métodos relevantes a serem considerados na interpretação de imagens históricas, os alunos puderam fazer suas próprias interpretações a partir de imagens escolhidas por eles, elaborando ao final deste trabalho, narrativas que foram usadas como parâmetros para avaliar a consciência histórica dos alunos. Verificou-se que a maioria dos alunos participantes apresentaram o nível tradicional de consciência história e que este fato está diretamente relacionado ao insipiente conhecimento histórico que alguns dos alunos apresentaram. Apontamos a necessidade de ampliar os níveis de consciência histórica dos alunos para tipos críticos e genéticos a partir de um ensino de história mais significativo, relacionado com a vida prática deles e que estes participem da construção desses saberes através do trabalho com fontes históricas em sala de aula, sendo o trabalho com as fontes imagéticas um meio possível para alcançar esse objetivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Foliões Mensageiros: memórias e narrativas das comitivas de esmolação do Glorioso São Benedito de Bragança/PA(Universidade Federal do Pará, 2022-03-31) SANTOS, Adison Cesar Sousa dos; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394; https://orcid.org/0000-0002-0493-8763O objetivo desta dissertação é compreender os processos de interação das comitivas de esmolação do Glorioso São Benedito de Bragança, município do nordeste paraense, suas memórias e narrativas. Caracterizada como uma manifestação de resistência da cultura popular na Amazônia Paraense, marcada pela sonoridade e o hibridismo entre o sagrado e o profano, esses grupos se configuram por meio de uma prática conhecida como esmolação do santo, na qual três cortejos, formados majoritariamente por homens, percorrem diversas localidades circunvizinhas à cidade de Bragança, situada a 210 quilômetros de Belém, levando imagens de São Benedito para as casas de devotos da região com cantos e orações, recepcionados em clima de festa. Para compreender a constituição da memória e das narrativas presentes nessa manifestação, a pesquisa utiliza as teorias de Le Goof (2003) e Motta (2013). Em relação à origem da devoção beneditina, significados, simbologias e conceitos desse rito tanto para os membros das comitivas como para os devotos do santo, o trabalho se sustenta dos estudos de Silva (1997), Eliade (2010) e Fernandes (2011), além de outros autores que retratam a construção das representações sociais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Foliões mensageiros: memórias e narrativas das comitivas de esmolação do Glorioso São Benedito de Bragança/PA(Universidade Federal do Pará, 2022-03-31) SANTOS, Adison Cesar Sousa dos; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394; https://orcid.org/0000-0002-0493-8763O objetivo desta dissertação é compreender os processos de interação das comitivas de esmolação do Glorioso São Benedito de Bragança, município do nordeste paraense, suas memórias e narrativas. Caracterizada como uma manifestação de resistência da cultura popular na Amazônia Paraense, marcada pela sonoridade e o hibridismo entre o sagrado e o profano, esses grupos se configuram por meio de uma prática conhecida como esmolação do santo, na qual três cortejos, formados majoritariamente por homens, percorrem diversas localidades circunvizinhas à cidade de Bragança, situada a 210 quilômetros de Belém, levando imagens de São Benedito para as casas de devotos da região com cantos e orações, recepcionados em clima de festa. Para compreender a constituição da memória e das narrativas presentes nessa manifestação, a pesquisa utiliza as teorias de Le Goof (2003) e Motta (2013). Em relação à origem da devoção beneditina, significados, simbologias e conceitos desse rito tanto para os membros das comitivas como para os devotos do santo, o trabalho se sustenta dos estudos de Silva (1997), Eliade (2010) e Fernandes (2011), além de outros autores que retratam a construção das representações sociais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Francisco Gregório Filho: contador de história, tradudor de gerações(Universidade Federal do Pará, 2017-05) RIBEIRO, GiselleTraduzir é também contar histórias antes ouvidas por outras gerações. É fazer bom uso da palavra para nomear, descrever e comunicar acontecimentos, emoções, pessoas e coisas visíveis e invisíveis ao mundo. É dar vez à voz do outro. Nesta cena, o contador de histórias aparece como tradutor da voz ancestral, que não é a voz primeira, mas também a voz de outro que quer ser transmitida de geração em geração. Aqui, há rumores de que o mundo evolui, de que o pensamento nascido com a humanidade é mutável, de que os saberes nos transformam e se transformam com observações e experimentações. É também assim para a tradução, pois ela é tão igual ao camaleão, porque está na escala dos saberes observados, experimentados e mutáveis. É o que faz Francisco Gregório Filho, com a publicação do livro Lembranças amorosas (2000), ele conta e traduz as histórias que ouviu do avô e da avó, às vezes do pai, às vezes da mãe. Por isso, essa aproximação com o livro Lembranças Amorosas (2000) e a tradução. É disso que esse artigo se dispõe a dialogarTese Acesso aberto (Open Access) Gulliver´s Travels na perspectiva adaptada de Clarice Lispector: o leitor infantojuvenilem em questão(Universidade Federal do Pará, 2021-03-10) AMORIM, Thaís Fernandes; PRESSLER, Gunter Karl; http://lattes.cnpq.br/0100053541433805Este trabalho objetiva investigar o conteúdo moralizante e satírico presentes na obra “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift (1735), na perpectiva adaptada de Clarice Lispector (1973-2008), apontando o tratamento que a escritora dá a esses elementos e como um público infantojuvenil daria conta desses contextos. Considerando que as narrativas, históricas ou literárias, constroem uma representação acerca da realidade e essa representação materializa-se no texto, procuramos compreender a recepção desses textos a partir do texto adaptado de Lispector, entendendo que este é uma instância intermediária entre o autor, a adaptadora e o leitor. Para tanto, abordaremos algumas questões teóricas que lidam com a interpretação e recepção do texto literário (JAUSS, 1979), participação do leitor na construção do (novo) texto (ISER, 1999), portanto retextualizado pela adaptação, a partir do desvelar das metáforas (LAKOFF & JONSON, 2002) e da interpretação de signos, ícones e símbolos (PIERCE, 2005), uma vez que o texto infantil lida com muitas imagens; bem como um fazer tradutório pautado do princípio da equivalência dinâmica (KADE, 1968), pois que a tradutora recria a função que as palavras poderiam ter na situação do texto de partida. Tal incursão é necessária, pois Lispector retextualiza certas passagens de forma metafórica e não usa ilustrações em seu trabalho (recurso recorrente em trabalhos destinados ao público infantojuvenil). Sabendo então que o texto depende da disponibilidade do leitor em reunir tudo aquilo que lhe é oferecido e contribui para a constituição de significados far-se-á uma investigação nas pesquisas de literatura infantojuvenil para discorrer sobre quem são esses leitores, bem como nos estudos da tradução/adaptação de literatura infantojuvenil (LATHEY, 2006; OITTINEN, 2006; VENUTI, 1995), considerando que é a esse texto traduzido e adaptado que o leitor infantojuvenil terá acesso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O imaginário sobre a cidade: entre experiências e socialidades nas narrativas de mídia e dos indivíduos em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-03-21) KABUENGE, Nathan Nguangu; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703; COSTA, Alda Cristina Silva da; http://lattes.cnpq.br/2403055637349630A presente proposta objetiva analisar as experiências e socialidades entre a cidade de Belém, os indivíduos e a mídia, a partir do imaginário construído nas narrativas cotidianas de (des)construção e (res)significações da cidade, considerando que este imaginário, em certa medida, se constituiria como elemento estruturador das socialidades na contemporaneidade. A perspectiva de análise parte de uma abordagem da hermenêutica compreensiva, procurando entender como as narrativas cotidianas da cidade, ou aquelas que resultam do poder de construir o que é a realidade na experiência de um indivíduo ou de uma comunidade. Considera-se assim, a conversa na mesa do bar, na rua, no comércio, na praça, na mesa do jantar, no taxi, na mídia, entre outras conversas, como narrativas cotidianas. A partir de duas perspectivas: a) as narrativas dos jornais Diário do Pará e O Liberal, com o uso da técnica “semana construída”, em suas edições publicadas de 2000 até 2017. A seleção desses dois periódicos paraenses foi motivada pela representatividade sociopolítica e cultural de ambos na construção de experiência e da intersubjetividade entre indivíduos, principalmente dos belenenses; e, b) as narrativas dos taxistas de Belém, considerando que parte deles são leitores potenciais dos jornais, assim como ‘transitam’, devido sua atividade, pela cidade. No percurso metodológico fez-se uso de entrevista semiestruturada, na qual foram selecionados 15 (quinze) taxistas de três bairros: Cidade Velha, Jurunas, Marambaia, que exercem a profissão há mais de 18 (dezoito) anos no intuito de perceber as manifestações do imaginário da cidade. O corpus da pesquisa possibilita observar nas duas narrativas, certas regularidades de (des)construção de Belém o que é fundamental para a análise. Assim, falar da cidade geralmente remete à problemática da urbanização, mas nesta pesquisa, nosso olhar se volta a compreender a relação dos produtores do urbano (cidade) e os processos comunicativos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inovação social nos veículos jornalísticos independentes: um olhar para as narrativas sobre povos indígenas na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2023-06-02) DUARTE, Glenda Suelem Magno; CUNHA, Elaide Martins da; http://lattes.cnpq.br/3778190981135428; https://orcid.org/0000-0001-7723-7055Esta dissertação busca analisar e compreender as manifestações da inovação no jornalismo a partir de um olhar para as produções dos seguintes veículos jornalísticos: InfoAmazonia, Agência Pública e Amazônia Real. Ambos se classificam como veículos independentes e priorizam a Amazônia em suas abordagens. A fim de compor o corpus da pesquisa e delimitar a temática investigada, selecionou-se, ao todo, 38 reportagens sobre os povos indígenas na região. Como principais referências teóricas sobre comunicação e inovação no jornalismo, a pesquisa ampara-se nos estudos de Rosseti (2013), Barbosa (2014), Longhi e Flores (2017), Pedro Varoni (2017), Martins (2018, 2021), Longhi (2020), Martins e Sousa (2020), Storch e Feil (2021), dentre outros. Adota-se a abordagem metodológica de natureza qualitativa, por meio dos métodos de pesquisa Estado da Arte, com Norma Ferreira (2002) e Sampaio e Mancini (2007) e Análise de Conteúdo, com Laurence Bardin (2011). A partir dos eixos de inovação identificados no estado da arte, utiliza-se o eixo ‘narrativa’ como categoria de análise. Com base nesta proposta, procurou-se compreender se esse e/ou outros eixos de inovação no jornalismo estão presentes nas reportagens analisadas e como eles se constituem e se delineiam nessas produções. Partiu-se da hipótese de que os veículos independentes têm uma forma própria de abordar os povos indígenas, voltada para uma narrativa de caráter social que busca valorizar o protagonismo desses povos em suas abordagens. Com isso, os principais resultados apontam para as temáticas ‘protagonismo feminino indígena’, ‘invasão de terras indígenas’, ‘política’, ‘resistência’, ‘covid-19 (saúde)’ e ‘violência’, contribuindo para o entendimento da dimensão social que a inovação desempenha no jornalismo independente.Tese Acesso aberto (Open Access) “Não brinca com São Benedito”: um estudo antropológico das narrativas nas devoções beneditinas de Bragança - PA(Universidade Federal do Pará, 2016-08-11) SANT'ANNA, Elcio; MAUÉS, Raymundo Heraldo; http://lattes.cnpq.br/0915136632611666Este é um estudo sobre as “narrativas de São Benedito nas festividades de Bragança do Pará”, que marcam de maneira indelével o calendário da microrregião, de maneira mais acentuada entre os 18 a 26 de dezembro há quase de 218 anos. As histórias de São Benedito dariam conta de sua franca atividade em que o Santo acionado pela fé, na forma de pedidos, rezas, traria benesses, curas e endireitaria a vida dos fieis. A pesquisa se orienta especialmente por uma abordagem não reducionista, a fim de evitar dicotomias tais como mito e rito, festividades e narrativas. Por isto adota abordagem para pensar um modelo compreensivo, chamado aqui de experiências agoráticas que tem por objetivo lançar luzes sobre as imagens vistas na vivência etnográfica, de modo a não dissociar as narrativas e festas. Por isto pesquisa, junto aos esmoladores e seus Encarregados, as narrativas do Santo no percurso emaranhado das esmolação. Resgatar a história da marujada como contexto institucional-festivo para as narrativas beneditinas no bojo da esmolações. Deste modo, percebe uma “meshwork” de narrativas é formada a partir das viagens dos esmoladores de São Benedito, construindo “mapas verbais” da devoção na região dos colonos. E concentra-se em dado momento na figura dos Encarregados de Comitivas de Esmolação como “narradores de São Benedito”. Além disso, ele apresenta narrativas exemplares, reforçando o impacto do conteúdo da devoção dos colonos, deixando clara a competência performativa de contadores de histórias.Tese Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Bragança nas vozes do rádio(Universidade Federal do Pará, 2021-08-05) COSTA, Rafaella Contente Pereira da; SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão; http://lattes.cnpq.br/0672011058049782; https://orcid.org/0000-0002-1365-6258A tese “Narrativas de Bragança nas Vozes do Rádio” busca compreender como as narrativas orais foram utilizadas e apropriadas pela Rádio Educadora na década de sua implantação, 1960, na cidade de Bragança-PA, mostrando a atuação da emissora no processo de repasse de saberes tradicionais locais durante as aulas radiofônicas e, como não poderia deixar de ser, na programação da Educadora. Diante dos conceitos de memória e narrativas orais, perpassados pelas teorias decoloniais, procuro mostrar a ideia de que essa rádio está inserida na memória do bragantino como elemento de representação da cultura oral da região. Neste sentido, escolher as narrativas orais como fonte principal de estudo tem o objetivo de atribuir centralidade aos sujeitos. As memórias individuais e coletivas são recursos centrais na manutenção da tradição dos povos marcando, com as narrativas orais, a presença de saberes repassados por gerações, logo, na perpetuação dos seus saberes ancestrais. O rádio, como dispositivo de comunicação, atuou nos processos de visibilidade para a cultura e identidade bragantina, neste sentido, a visão decolonial contribuiu para que a Rádio Educadora fizesse parte do cotidiano dos moradores de Bragança, não como apenas uma emissora, mas como uma instituição que faz parte do conjunto de elementos que caracterizam a identidade do lugar, observada nas narrativas que circulam na cidade e nas vilas e comunidades do município. Para esta tese foram considerados os conceitos de Simões, Halbwachs, Castells, Bosi, Bakhtin, Vygotsky, Walsh, Mignolo e Quijano.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Pelas trilhas dos filhos do sol e da lua: memórias das pinturas rupestres de Monte Alegre, Pará, Amazônia, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2014-10-14) SILVA, Arenildo dos Santos; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267; SCHAAN, Denise Pahl; http://lattes.cnpq.br/9087840228167206O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o conjunto de narrativas a cerca das pinturas rupestres da região das serras de Monte Alegre, Pará, na busca de compreender os significados que o patrimônio arqueológico assume no âmbito das relações sociais contemporâneas, em específico, aquelas construídas segundo a lógica de populações tradicionais. O estudo inicia com um diálogo histórico através das primeiras narrativas sobre estas imagens registradas por viajantes e naturalistas desde o século XIX, depois traz para discussão os trabalhos e conhecimentos produzidos pela ciência arqueológica nas últimas décadas, e por último, adiciona também as vozes de moradores da Vila do Ererê e arredores sobre estas iconografias. A dissertação se construiu a partir do interstício entre a Antropologia, Arqueologia e História, pois, as informações que subsidiaram a pesquisa foram obtidas através de relatos de viajantes, dos trabalhos de pesquisa arqueológica, de entrevistas, observação e do convívio com moradores da vila. O resultado é um emaranhado de vozes distintas que se tecem, cruzam e ecoam na formação de um caleidoscópio de narrativas compostas por fragmentos de mundos, pautados nas experiências, na relação com a vida social e o presente vivido. As trilhas percorridas apontam reflexões acerca da política do patrimônio na Amazônia, e mais amplamente ponderações da pesquisa tendo em vista uma práxis descolonial da ciência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Processos de (auto)formação para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: experiência de uma professora formadora(Universidade Federal do Pará, 2023-05-11) MORAES, Ivone Nazaré Monteiro de; PESSOA, Wilton Rabelo; https://lattes.cnpq.br/0244057330247829; htps://orcid.org/0000-0002-9966-9585A formação de professores é um tema crucial para a qualidade da educação, desde sua formação inicial que deve ser pautada na aquisição de uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, e sua formação continuada que tem papel fundamental para que o professor possa se atualizar e se aprimorar constantemente. Este trabalho apresenta uma investigação que se deu através de uma pesquisaformação em uma escola municipal com sete (07) professores de ciências de anos finais, ao longo de dois meses por meio de encontros de (auto)formação com uso de narrativas como processo de formação, como uma de suas características elas fazem uso de relatos de experiências docentes vivenciadas que carregam consigo significados e aprendizagens relevantes , pois apresentam um papel fundamental para a construção de saberes e por permitirem a autorreflexão de práticas e experiências para a construção de novos saberes e contribuem para uma formação mais coletiva, seus aspectos serão apresentados durante o processo de (auto)formação e a constatação de como elas podem contribuir para a formação docente de professores de ciências nos anos finais. Apresenta-se de forma detalhada o perfil dos encontros (auto)formadores, a constituição do grupo de professores, as perguntas n75orteadoras, os aspectos formativos emergentes das análises dos textos produzidos na (auto)formação e o relato reflexivo da formadora. Desse processo de (auto)formação surgiu a criação de um Produto Educacional (P.E) na forma de um Itinerário Formativo Para Professores de Ciências nos Anos Finais ,que servirá de modelo formativo possibilitando a quem tiver acesso à sua aplicabilidade e adaptação para reprodução em ambientes escolares ou onde se fizer necessário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O rio que embaçou no horizonte: narrativas e percepções sobre os impactos urbanos da construção e operação do terminal da Cargill em Santarém - PA(Universidade Federal do Pará, 2025-02-27) PIMENTA, Karina Cunha; SILVA, Carlos Freire da; http://lattes.cnpq.br/7489756177996098; https://orcid.org/0000-0002-0202-8678Este trabalho investiga os impactos urbanos da instalação e operação do terminal da Cargill em Santarém (PA), focando nas transformações socioambientais resultantes dessa intervenção e na experiência vivida pelos moradores da cidade. A pesquisa surgiu a partir de uma abordagem etnográfica iniciada em 2017, com o objetivo de compreender as mudanças nas paisagens urbanas, a partir das narrativas de moradores que, antes da instalação do terminal, viviam na antiga praia da Vera Paz e foram deslocados para o atual bairro do Laguinho. A partir dessa perspectiva, busca-se refletir sobre os efeitos da extinção desse espaço de lazer e sociabilidade, ampliando a análise para as dinâmicas econômicas do agronegócio, a expansão da monocultura da soja e os impactos decorrentes de grandes projetos de infraestrutura. Com base em uma metodologia qualitativa, a pesquisa utiliza narrativas orais, relatos de vida, entrevistas, poemas, canções e análise de documentos para explorar como as transformações causadas pelo terminal da Cargill moldaram novas formas de sociabilidade e resistência. A dissertação questiona como os processos de exploração econômica alteram a dinâmica urbana e ambiental, abordando não só as consequências econômicas, mas também os impactos sobre o sensível e as subjetividades dos moradores. A pesquisa também destaca a reconfiguração do sensível, simbolizada pela extinção da antiga praia da Vera Paz, e como isso representa um cerceamento do direito à cidade, revelando um processo de aceleração das violências socioambientais, invisibilizadas pela mídia, e propõe um olhar interdisciplinar sobre as questões urbanas na Amazônia, integrando dimensões emocionais e culturais frequentemente negligenciadas, visando abrir caminho para investigações mais profundas sobre as paisagens amazônicas e as novas formas de luta e pertencimento que emergem desses conflitos socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Senta que lá vem história: o Gambá de Pinhel construindo narrativas de cidadania(Universidade Federal do Pará, 2023-03-15) LIMA, Paula Maryse Hoyos; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248“Senta que lá vem história: o Gambá de Pinhel construindo narrativas de cidadania” tem o objetivo de mergulhar, por meio da entrevista narrativa de ex-moradores de Pinhel, no universo da Festa do Gambá para tentar compreender de que forma a festividade contribui para o processo de construção de sentidos de cidadania. Pinhel é um Distrito do município de Aveiro e fica localizado na margem esquerda do rio Tapajós, na Amazônia paraense. A Festa é uma tradição que sobrevive há mais de 300 anos e é marcada pelo som forte do tambor chamado gambá que dá nome à festividade e o tom às folias. A Festa do Gambá é a Festa de São Benedito, santo que se apresenta não como o padroeiro oficial de Pinhel, mas sim como o santo escolhido como protetor e que arrasta um grande número de devotos, muito mais do que São José, este sim, padroeiro oficial da Igreja Católica. Para situar a pesquisa partimos de um panorama histórico sobre a comunidade de Pinhel passando pelo período da colonização até os dias de hoje, momento em que os moradores atravessam um processo de reidentificação indígena que os conecta diretamente às tradições que haviam se perdido, como forma de resistência e proteção aos valores genuínos da comunidade. Para isso, vamos enveredar pelas narrativas orais e memórias de nossos interlocutores através da entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch e Bauer (2002). Os relatos vão dialogar com os conceitos fundantes do pensamento de Walter Benjamin (1987) sobre narração e experiência, além da ótica indígena sobre narrativas orais propostas por Vaz Filho (2008, 2010, 2013) e Kopenawa (2015). Por fim, lançamos um olhar compreensivo sobre os relatos que apontam que a reconexão com Pinhel e a experiência coletiva da Festa do Gambá manifestam, em nossos interlocutores, os sentidos de luta e de uma cidadania diferenciada (Baniwa, 2002), fora dos recortes hegemônicos. Por isso, a Festa acaba operando como canal para uma emancipação social reinventada, onde a luta por igualdade é também a luta por reconhecimento da diferença (Santos, 2007), e que ganha corpo através de formas híbridas de conhecimento emancipatório e novos olhares que criam novas epistemologias.
