Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Science teaching"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 44
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTSA e o espaço não formal: O rio que eu vejo no complexo ver-o-rio
    (Universidade Federal do Pará, 2021-09-23) NAHUM, Helen Regina Machado; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    Este estudo é voltado ao Ensino de Ciências e desenvolvido por meio da Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em um espaço não formal de educação, o Complexo Ver-o-Rio, em Belém do Pará. Teve como objetivo analisar, em suas diferentes dimensões, a tomada de decisão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, referente aos problemas identificados no espaço não formal Complexo Ver-o-Rio. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), sistematizando os resultados obtidos em três categorias: Compreensão das Relações CTS; Tomada de Consciência/Tomada de Decisão; e Interesse e Autonomia dos Alunos. Para o corpus de análise, foram consideradas as pesquisas feitas pelos estudantes sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, os recortes dos textos escritos por eles, o diário de pesquisa da professora, as anotações das rodas de conversa, os registros fotográficos da visita ao Complexo Ver-o-Rio, as respostas da entrevista apresentada no grupo criado no WhatsApp (em virtude da pandemia), respondidas individualmente, por áudio ou por escrito; e os vídeos sobre tomada de consciência/decisão, produzidos pelos alunos. Dentre os resultados encontrados, observamos que a relação ensino de Ciências e Abordagem CTSA favoreceu a aprendizagem de diversos conceitos científicos, trouxe motivação, argumentação e raciocínio crítico, além de aproximar os alunos da professora. Neste sentido, observamos que as atividades realizadas no espaço não formal, na perspectiva de um contexto educacional, se configuraram como uma proposta bem sucedida, pois motivou os estudantes, aumentou o interesse pelo conhecimento e apresentou características relacionadas ao pensar e à liberdade de expressão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTSA no ensino de ciências: um estudo documental do plano estadual de educação no estado do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2016-08-19) TAVARES, Cacilene Moura; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    A utilização da abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio é importante para a formação do ser humano que convive na sociedade contemporânea. Este cenário denota a relevância de realizar esta pesquisa, no âmbito do Estado do Pará, por meio da análise de documentos pertinentes à referida abordagem, como o Plano Estadual de Educação, aprovado em 2015, e o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), desenvolvido na esfera federal a partir de 2009, para verificar suas aproximações à abordagem CTSA, que já se faz presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Para o estabelecimento de comparativos do ensino de Ciências clássico e o que utiliza a abordagem CTSA nos valemos dos estudos de Zoller e Watson (1974 apud SANTOS; SCHNETZLER, 2010), tendo como procedimento metodológico a análise de conteúdo de Bardin (2011). A percepção inicial do estudo demonstra que os documentos analisados – PEE/PA e PROEMI –, em sua contextualização geral, apresentam visões, olhares relativos à abordagem CTSA e o ensino de Ciências, em busca de melhorias na oferta do ensino médio em escolas públicas paraenses, possibilitando-nos afirmar que foram encontradas contribuições no PEE/PA que aproximam a abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador (PROEMI) no Pará. Contudo, também ficou cabalmente demonstrado que das seis palavras-chave destacadas para análise, quatro – “cidadania”, “tecnologia”, “sociedade” e “valores” –, são pouco citadas expressamente em ambos os documentos analisados, nos levando a considerar que não foram devidamente utilizados todos os aspectos da abordagem CTSA e o ensino de Ciências pelos poderes públicos federal e estadual na confecção das referidas políticas públicas, construídas visando à educação de nível médio. Assim, fica nítido que os documentos analisados não foram construídos na perspectiva da abordagem CTSA, mesmo que o ensino médio valorize a ciência e a tecnologia na formação humana do aluno, nos aspectos socioculturais, para a formação da cidadania. Foi possível constatar, portanto, que o objetivo desta pesquisa foi atingido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Aprendi no insta! : os studygrams e a educação online de biologia
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-30) COELHO, Yuri Cavaleiro de Macêdo; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    Studygrams são perfis na rede social Instagram que compartilham diferentes tipos de conteúdo digital de viés educativo, informativo e instrucional, como rotinas e materiais de estudo. O crescimento desse tipo de perfil ressalta a necessidade da sociedade contemporânea em aprenderensinar e se informar de maneiras diferentes das tradicionais. Diante desse novo movimento de uso das redes sociais da internet na educação, este estudo teve como objetivo final compreender as dificuldades e possibilidades do uso de Studygrams no contexto do aprendizagemensino de Biologia e da formação para a cidadania, em iniciativas de educação online no ensino superior. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, dentro das abordagens da pesquisa netnográfica e da pesquisa-formação na cibercultura. As informações foram registradas em caderno hipertextual de campo e submetidas à Análise Textual Discursiva. Na pesquisa netnográfica, exploramos dez Studygrams com alto engajamento, que publicavam conteúdos relacionados à Biologia. O contexto da pesquisa-formação na cibercultura se deu a partir de um Desenho Didático Interativo (DDI) de criação e gerenciamento de 17 Studygrams, implementado em uma faculdade particular em Belém, capital do estado do Pará, com 154 alunos da área de saúde – Nutrição, Fisioterapia e Farmácia – que cursavam a disciplina Histologia e Embriologia. Os resultados revelam que Studygrams representam uma nova cultura de aprendizagemensino, possíveis de serem utilizados na educação online de Biologia como fonte de informação e espaço de realização de atividade. As atividades do DDI permitiram aos alunos abordar os conhecimentos histológicos de forma informativa, explicativa, crítica, interdisciplinar e contextualizada; elaborar e compartilhar de (co)autorias e vivências acadêmicas, e horizontalizar a relação com o professor. Por outro lado, os alunos relataram dificuldades em selecionar, organizar e apresentar de forma sucinta, lógica e criativa a grande quantidade de informações disponíveis na internet sobre os assuntos abordados. Embora destaquem que acompanhamento em tempo real das dinâmicas e ações das equipes e seus Studygrams demande tempo, planejamento, organização e aumente a carga de trabalho fora da sala de aula, os professores-pesquisadores apontam que atuar na educação online de Biologia potencializou a coparticipação em (co)autorias partilhadas virtualmente; o exercício de capacidade criadora de intencionalidades pedagógicas para ambientes hipertextuais, interativos e plurais; a apropriação do percurso formativo contínuo, e a ressignificação das experiências docentes e formativas. As vivências com o DDI suscitaram elementos com potencial de nortear processos de avaliação da aprendizagem de conteúdos biológicos e do desenvolvimento de valores e atitudes para a cidadania, bem como embasar a construção de instrumentos avaliativos capazes de coletar dados sobre o impacto real do DDI e oportunizar reflexões sobre a compreensão e atuação dos alunos; os obstáculos que os impedem de alcançar melhores performances e desenvolvimentos, ainda, as diferentes habilidades que podem ser promovidas na educação online de Biologia no ensino superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A aprendizagem inventiva no ensino de ciências: composições, traçados nômades e outros encontros
    (Universidade Federal do Pará, 2017-08-24) RAMOS, Maria Neide Carneiro; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285
    O ensino de ciências, quando influenciado pelo cientificismo Moderno leva para suas práticas educativas e escolares uma modelagem dogmática, tomada por uma ciência régia/ciência de Estado. A ideia é problematizar uma aprendizagem que acontece em um campo heterogêneo, marcado pelas multiplicidades, que colocam aluno e o professor em uma aula de ciências em encontros experimentativos com aquilo que é problemático no ensino de ciências. Diante disso, indaga-se: que encontros se pode estar propenso em uma aula de ciências? Como aluno e professor movimentam uma aula de ciências pela contingência dos acontecimentos e dos signos no ensino de ciências? O que leva o ensino e a aprendizagem para um campo problemático que dispare modos inventivos nas aulas de ciências? Como esses acontecimentos, encontros, signos marcam fissuras nas padronizações, nos métodos, nas normas, teorias que tendem a dizer o como ensinar e o como aprender no ensino de ciências? A pesquisa tem como objetivos: Mapear as linhas sobre as quais o ensino de ciências se movimenta em aula de ciências por meios de variações e composições heterogêneas; Cartografar os afectos, os jogos de forças, as fissuras, os cortes, as aberturas, que percorrem aulas de ciências e colocam a aprendizagem como um processo inventivo; Problematizar em que circunstancias uma experimentação com um campo problemático pode produzir elementos para uma aprendizagem inventiva em ciências. O estudo é mobilizado pelo referencial bibliográfico da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como conexão e agenciamento com comentadores, autores da área do ensino de ciências e da educação. Nas vias do conceito de Acontecimento se arrisca em um jogo inventivo-experimentativo de uma pesquisa-tese, tomando algumas reflexões filosóficas como ferramentas interpretativas para compor uma espécie de cenário, descolando conceitos filosóficos dos autores citados acima, para pensar a educação em ciências. A pesquisa apresenta ainda um trabalho empírico, realizado no Clube de Ciências, no Instituto de Educação Científica e Matemática da Universidade Federal do Pará, apresentado em forma de recortes temáticos. Diante do trabalho teórico e empírico, pode-se dizer que a aprendizagem no ensino de ciências é percorrida por formas aberrantes, que fomentam uma estranha variação no ensinar e no aprender, que não sendo modelar percorre um campo problemático produzido pelos signos em que o aluno está propenso, sinais de uma aprendizagem disparadora de sensações, produtora de afectos no ensino de ciências – Aqui chamada de aprendizagem inventiva, sobre a qual o corpo, o pensamento encontra suas próprias linhas quando mobilizado pelos encontros, arranja suas próprias (de) composições de aprender, embora nem sempre sejam harmônicas ou pelo menos em concordância com o modo como o conhecimento é instituído.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma interlocução em prol da educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) AUGUSTINHO, Elizabeth; VIEIRA, Valéria da Silva
    O artigo apresenta reflexões sobre como a educação de jovens e adultos pode ser ressignificada, na busca de uma participação ativa do aluno, na qual ele seja protagonista e sujeito de sua aprendizagem. Destaca a importância da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, elaborada com base na experiência em sala de aula e por meio de leitura de vasto material bibliográfico, que motivaram o aprofundamento do tema, priorizando autores de referência, como: Freire, Ausubel, Moran, Chassot. Além de apresentar conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem significativa, é destacada a importância das metodologias ativas, que podem se tornar estratégias eficazes para a aprendizagem significativa em ciências na educação de jovens e adultos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividade experimental e o desenvolvimento de habilidades de investigação científica em um clube de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09-17) SANTOS, Natalino Carvalho dos; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806
    O estudo objetiva analisar o contexto de uma Atividade Experimental Investigativa sobre tipos de misturas e as possibilidades de desenvolvimento de habilidades de investigação de alunos do 6º ano. A pesquisa emerge da participação como professor monitor em um clube de Ciências onde é desenvolvido atividades práticas. As Atividades Experimentais Investigativas são desenvolvidas como recurso pedagógico na educação, pois apresenta no contexto das atividades, entre outros aspectos, maior participação dos alunos, e oportuniza também, desenvolver o ensino e aprendizagem, utilizando o Ensino Investigativo, abordado no ensino de Ciências. A abordagem da pesquisa foi classificada como participante, no viés qualitativa, com características exploratória e descritiva, no desenvolvimento de Atividades Experimental Investigativa intitulada “Misturas do cotidiano”. Para isso, utilizamos o uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), em quatro etapas, na perspectiva de que os estudantes apresentassem habilidades de investigação de acordo com os níveis investigativos estabelecidos na pesquisa. Como instrumentos de constituição de dados foram utilizados as videogravações, gravações de áudio, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. Optamos em utilizar a Análise de Conteúdo para interpretar as informações obtidas do contexto experimental. Os participantes da pesquisa envolvem três professores monitores e oito estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará – campus Castanhal/Pa. Os resultados demostram a relevância das Atividades Experimentais Investigativas como alternativa no processo de ensino e aprendizagem, pois, contribui com o desenvolvimento de habilidades de investigação e constante transformação em busca de autonomia dos estudantes para uma formação cientifica. O produto da pesquisa consiste em um vídeo que orienta e demostra as etapas da experimentação investigativa, além disso, evidencia as interações dos participantes da Atividade Experimental Investigativa, com o intuito de colaborar com o trabalho do professor para o surgimento e desenvolvimento de habilidades de investigação entre os estudantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Base nacional comum curricular e ensino de ciências: uma análise à luz da inclusão
    (Universidade Federal do Pará, 2021-04-06) SOUSA, Louíze Roberta Mafra de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    O currículo de Ciências, por muito tempo assumiu um caráter passivo, frio e distante das questões sociais que permeiam a educação. Observamos até o século passado a grande valorização de uma ciência ministrada de maneira mecânica, conteudista e decorativa para os alunos, desta forma, sendo considerada uma disciplina com alto grau de dificuldade e não acessível à todos. Foi a partir do fervilhar de movimentos sociais por uma educação acessível à todos que pudemos então vislumbrar a possibilidade do ensino de ciências ter seu desenvolvimento realizado através de uma perspectiva inclusiva, considerando objetivos, métodos, práticas e avaliações que pudessem atender à diversidade para todos os alunos, em destaque, os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação que constituem o público-alvo da Educação Especial. Atualmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento responsável por orientar a construção dos currículos escolares da Educação Básica, entretanto sua elaboração foi marcada por um longo processo, totalizando a produção de versões anteriores, até que chegássemos a versão final. Tendo em vista que o Ensino de Ciências é elementar para a compreensão e estabelecimento de relações entre os processos naturais e sociais do ambiente, possibilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as orientações curriculares apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo de suas três versões (2015, 2016 e 2018) para a construção do currículo de Ciências, tendo como foco o Ensino Fundamental – Anos Finais, e com isso verificar se as orientações curriculares para o Ensino de Ciências presentes na BNCC acompanharam as discussões sociais e políticas acerca da inclusão socioeducacional de estudantes público-alvo da Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, utilizou como referencial de análise a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZI, 2016). Ao longo de suas versões, a BNCC organizou suas orientações curriculares a partir de concepções reducionistas, valorizando o instrumentalismo, bem como a realização de procedimentos e práticas experimentais não dinâmicas ou abertas à adaptações, promovendo por meio de seus direcionamentos a construção de currículos rígidos, não condizentes com as políticas educacionais de inclusão. Já em sua segunda versão, observamos um movimento inicial que se consolida em sua versão final com a seleção de objetivos de aprendizagem que direciona o Ensino de Ciências a partir da investigação, propondo um currículo aberto, que dá liberdade para a realização de adaptações, assim possibilitando o acolhimento necessário às diferentes condições de aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ciências naturais no ensino profissional do Pará: : Instituto de Educando Artífices e Instituto Lauro Sodré (1870/1901)
    (Universidade Federal do Pará, 2019-04-04) TEIXEIRA, Kelúbia Soares; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243
    O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de inserção das Ciências Naturais no currículo do primeiro Instituto de Formação Profissional de Belém do Pará, Brasil, no período de 1870 a 1897 – quando funcionou como Instituto de Educando Artífices – e de 1897 a 1901 – quando funcionou como Instituto Lauro Sodré. Constatou-se que as Ciências Naturais fizeram parte do Instituto de Educando Artífices com as disciplinas Breves Rudimentos de Física e Química no ensino primário de 1870 a 1883 e no Curso Industrial do Instituto Lauro Sodré com as disciplinas Física, Química, História dos Três Reinos, Noções de Zoologia e Botânica de 1899 a 1901. Ressalta-se que a racionalidade científica moderna começou a ser expandida na Amazônia por via marítima em navios a vapor vindos da Europa, de modo que Belém começou a tomar impulso como centro urbano em torno da década de 1870 com a denominação particular de Belle Èpoque amazônica. A partir da implantação da República, o processo de urbanização acelerou-se e Belém modernizou-se. Evidencia-se que o contexto de modernização vivida por Belém do Pará nos momentos expostos ofereceu condições para a introdução das Ciências Naturais no currículo do Instituto de Educando Artífices e Instituto Lauro Sodré, refletindo o contexto amazônico de valorização das ciências como indispensável para a modernização que acontecia na cidade, portanto, estabelecendo-se um conhecimento válido para a formação de um tipo de indivíduo cujos discursos apontaram como sendo individuo operário. Diante desse objetivo, desde a infância, introduziu-se o educando nesta ordem discursiva de receber instrução para uma profissão “útil” ao estado – gerando lucro à província – e para a constituição de sociedade civilizada moderna, estando na ordem do discurso um sujeito que dominava o saber científico do mundo moderno, sabedoria esta que chegava à Amazônia como modelo a ser seguido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Clube de ciências da Universidade Federal do Pará: ensino de ciências e divulgação científica: um estudo iconográfico antropológico narrativo
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-04) BANDEIRA NETTO, Felipe; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274
    Busco nesta dissertação analisar aspectos epistemológicos e históricos do ensino de Ciências no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará – CCIUFPA. Para isso, faço uso de imagens fotográficas do acervo do Clube de Ciências e do acervo pessoal de professores e coordenadores egressos deste espaço formativo. Nesta pesquisa, início tratando dos meus primeiros contatos com a fotografia, que se desenha desde minha infância no Quilombo de Mangueiras, localizado no Arquipélago do Marajó, na cidade de Salvaterra, no Estado do Pará, até o momento atual desta pesquisa de mestrado. A problematização desta pesquisa ocorre por meio de relatos memorialísticos evocadas a partir de fotografias, de pessoas que viveram o CCIUFPA em épocas diversas. Para análise das falas e imagens, faço uso de elementos teóricos pertinentes e que me auxiliam no levantamento de informações e na construção de dados. Busco aporte teórico antropológico no pensamento de teóricos como Geertz, Campos, Bourdieu, Kossoy, assim como Hine e Turkle para discutir antropologia virtual. Como esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, assumo a perspectiva teórica de Clandinin e Connelly. Para o movimento analítico, faço uso da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi. Como a pesquisa transcorreu durante a pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus de Sars-Cov 2, parte das entrevistas realizadas foram feitas de modo virtual, e para respeitar os limites científicos, faço uso de teóricos que me auxiliam neste processo. O movimento analítico possibilitou construir duas categorias tratando de Iniciação Científica e de Comunicação Científica na trajetória histórica do ensino de ciências no CCIUFPA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos e saberes astronômicos da disciplina cosmografia (1892-1932)
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-17) SOUZA, Elenton Oliveira de; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/ 0000-0003-1641-7014
    Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma descrição analítica dos saberes astronômicos da disciplina Cosmografia (1892-1932), para verificar se há Continuidade ou descontinuidade como desses saberes Astronômicos da disciplina Cosmografia enquanto saber escolar em relação a Astronomia. Para isso será realizada uma Genealogia do saber fundamentado em Michel Foucault, para analisar enunciados em buscar dos objetivos deste texto de pesquisa e analisar se há continuidade ou descontinuidade “delimitando” o texto na perspectiva epistemológica sobre os saberes das disciplinas Cosmografia e Astronomia nos livros de Cosmografia. Assumindo as fundamentações teóricas de Foucault. Assim, vão ser indagados sobre as relações de poder que emergirão os saberes astronômicos, seus enunciados, e mecanismos de interdição sobre o discurso. Também fazer uma relação da importância do ensino de Astronomia nos dias atuais e sua relação com os ensinos de Ciências nos dias de hoje, e também a formação de Professores de Ciências Naturais e o ensino de Astronomia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdos (TPACK) na prática docente em ciências naturais: a projeção do TPACK dos formadores nas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA-Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2022-09-30) VILLA-GARCÍA, Leidy Yurani; ZAMBRANO, Alfonso Claret; https://orcid.org/0000-0003-4795-6037; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    Esta tese se propôs a avançar no conhecimento sobre o desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação de licenciandos, identificando a influência do TPACK dos formadores de professores que orientam as disciplinas da prática docente, nas intenções de ensino dos professores em formação. Neste caso específico, o estudo aborda três aspectos centrais: (i) identificação das contribuições teórico-metodológicas evidenciadas pelo estado da arte (nacional e internacional) sobre o TPACK, construída até o ano de 2020; (ii) identificação e análise das contribuições teórico-metodológicas que são evidenciadas no TPACK dos professores mentores no programa da Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA e (iii) identificação e análise das contribuições teórico-metodológicas do TPACK dos professores mentores que são evidenciadas nas intenções de ensino dos professores em formação na Licenciatura da UFPA. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, com estudo de caso instrumental. Dentre os resultados, foi possível caracterizar contribuições teórico-metodológicas que sustentam os elementos do TPACK na prática docente e os indicadores para sua identificação, identificar as contribuições teórico-metodológicas na prática do professor mentor, por meio da análise das decisões e ações dos professores que orientam as disciplinas da prática docente durante o planejamento e o ensino, e, por fim, foram identificadas as contribuições teórico-metodológicas nas intenções docentes dos futuros professores. Com isso, a análise nos leva a verificar que há uma projeção do TPACK dos professores mentores nas intenções docentes dos professores em formação. Assim, a pesquisa oferece um ponto de vista sobre a inclusão da reflexão na dinâmica da prática docente em um contexto específico, a fim de potencializar a construção do TPACK e contribuir para melhorar os processos em que aprendemos a ensinar Ciências a partir da experiência. Entre os resultados relevantes, podemos identificar as contribuições teórico-metodológicas que ampliam o marco conceitual do TPACK e permitem analisar o TPACK que está sendo construído por meio da prática docente na licenciatura. Esses resultados podem ser utilizados por formadores de professores em programas de pós-graduação, graduação e cursos de educação básica, bem como em programas e cursos abertos, com o intuito de que professores em formação e em atuação possam identificar seu TPACK e desenvolvê-lo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Contação de histórias no ensino-aprendizagem de ciências na perspectiva da inclusão
    (Universidade Federal do Pará, 2019-11-19) DIAS, Helen do Socorro Rodrigues; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    A presente pesquisa trata do ensino-aprendizagem de ciências por meio da estratégia lúdica contação de histórias para a Pessoa com Deficiência (PcD), articulado aos conceitos da linguagem, em termos de se pensar em um contexto dialógico na educação. Tendo como objeto analisar a prática do contar e recontar histórias no ensino-aprendizagem de ciências dialógico, que trabalhem com os conhecimentos científicos para a PcD, em uma perspectiva de inclusão educacional. Para isso, apoia-se nos estudos de Bakhtin (2017, 2018 e 2019) sobre a perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, alteridade, responsividade e tons emotivos-volitivos que são conceitos fundamentais para esta pesquisa; Chassot (2002 e 2018) que trata da alfabetização científica para o contexto do ensino-aprendizagem de ciências; Vygotsky (2012) que pondera questões importantes relacionadas ao desenvolvimento da PcD; Dohme (2011), Rau (2013) e Huizinga (2008) que discorrem sobre o lúdico; em Zumthor (1997; 2018), Abramovich (2008) e Sisto (2007) que discorrem acerca da performance do contar e recontar histórias. A metodologia se baseou na pesquisa-ação (Tripp, 2005), envolvendo uma professora de uma instituição especializada no atendimento educacional especializado e quatro alunos, sendo um Síndrome de Down, dois alunos DI e um aluno autista, todos da faixa etária entre 06 e 09 anos de idade, com etapas de seleção da temática e subtemática do ensino de ciências, construção de narrativa inédita e de recursos pedagógicos, desenvolvimento das atividades com os estudantes. Os resultados evidenciam que a utilização da contação e do recontar de histórias potencializa a interação dialógica entre os sujeitos, favorecendo o processo ensino-aprendizagem de ciências da PcD.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O corpo e a experiência de si: experimentações com o ensino de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2021-04-13) SILVA, Nadson Fernando Nunes da; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/ 0000-0002-0478-5285
    Este processo de escrita traz o corpo como mecanismo de forças que atravessam a pesquisa e o pesquisador por uma escrita de si, delineando os percursos que os tomam a partir da diferença e multiplicidade que compõem saídas para discorrer sobre outras formas de compreender o que pode vir a ser um corpo. Por essas linhas compartilhamos dos escritos de Deleuze e Guattari indo ao encontro a Filosofia da Diferença fazendo com que o pensamento corra na possibilidade de alcançar outros lugares onde a memória, o corpo, a ciência e a educação se cruzam criando devires por onde a pesquisa toma potência. A escrita nesse contexto emerge como ponto de ruptura fragmentada entre linhas poéticas, colagem, fotografias, desenhos e rabiscos que colidem com o texto causando aberturas para experimentar a diversidade de um corpo-bicha que transita a educação como professor de ciências e que ocupa o território amazônico como lugar da experiência. Dessas vivências trazemos a educação como espaço que consomem a existência por marcadores sociais que pontuam a diferença assinado corpos por uma linha muito tênue que cabe nas páginas biológicas e consequentemente nas aulas de ciências. Ao traçar esses questionamentos buscamos as experimentações como processos que se deslocam em direção a outras formas de manifestação, onde são possíveis criar possibilidades de ensino para aulas de ciências, deslocando as imagens corporificadas do seu status biológico ao sentir suas vibrações, sexualidade, identidade, subjetividade e desejos que rasgam a formas descolando-o de suas funções organizadas. Por essas travessias deseja-se romper com a ideia do que se tem arquitetado sobre o corpo, nos debruçando sobre as imagens que os livros didáticos nos trazem como fonte de conhecimento e aprendizagem para o ensino de ciências, emergindo como um convite que descola o corpo e o pensamento de sua base sólida, colidindo a uma educação mais solúvel e esteticamente sensível ao experimentar imagens em movimentos. Temos assim por esses deslocamentos um corpo e uma educação movente que desalinha as costuras rígidas e encarna uma nova abordagem de imagem-corpo no sentido que a experimentação acontece dentro e fora do percurso educacional, apontando que as aulas de ciências também se compõem de sua desconstrução no desejo de alcançar um ensino onde o corpo torna-se fonte de invenção e a educação um lugar a ser experimentado na sua pluralidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Da sala de aula para o instagram: os studygrammers e o ensino-aprendizagem em ciências e biologia
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2022-08) COSTA, José Maria Martins; COELHO, Yuri Cavaleiro de Macêdo; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
    Na pós-modernidade, informações e conhecimentos são produzidos e divulgados por meio das tecnologias, especialmente pela internet e mídias digitais. Alunos e professores têm em suas mãos recursos que permitem acesso aberto ao saber, o que inspira mudanças e constantes invenções no campo da educação. Nas redes sociais da Internet, perfis estão sendo criados para explicitar materiais e/ou rotinas de estudo, com intuito de compartilhar vivências, inspirar outras pessoas, bem como divulgar e discutir temáticas relevantes, sendo conhecidos como Studygrams. Nesse sentido, objetivou-se, com a realização deste estudo, identificar tendências e contribuições dos Studygrams para o ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia, na visão de um painel de Studygrammers que produzem e publicam conteúdos relacionados às Ciências Biológicas no Brasil. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, com elementos de pesquisa netnográfica, como a observação participante e o trabalho de campo online. Os resultados evidenciaram que os Studygrams têm potencial para explorar e desenvolver competências e habilidades, tanto naqueles que postam, quanto nos que acessam os conteúdos. Entende-se que esta nova prática de ensinar e aprender em espaços informais tem despertado atitudes de empreendedorismo, autonomia, organização, interação e criatividade, que permitem a fixação dos conteúdos, a interdisciplinaridade, a contextualização e a formação para a cidadania.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Densidade e força de empuxo: imaginação e produção de um recurso didático
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-08) PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; ALVES, José Moysés; BEZERRA, Sérgio Henrique de Oliveira
    Neste artigo, apresentamos uma pesquisa (auto)formativa biográfica sobre o papel da imaginação na atividade de uma professora, durante a produção de um recurso didático, para ensinar os conceitos de densidade e força de empuxo. A partir do texto de campo, descrevendo a motivação inicial e o processo de criação, realizamos o processo analítico-interpretativo, inspirados na pesquisa narrativa, para elaborar a biografia do percurso de produção do recurso. A biografia contém a interpretação do processo por meio da explicitação dos princípios orientadores do percurso de produção do recurso didático. Concluímos que a produção do recurso e, especialmente, a reflexão sobre o processo de sua produção, são momentos de aprendizagem e de formação para o professor, pelas possibilidades de teorizar sobre os problemas, equacioná-los e propor-lhes soluções práticas. Essa narrativa tem potencial de contribuir com a área de educação em ciências, inspirando a criação de novos materiais didáticos, de outras pesquisas sobre os percursos de produção, fortalecendo espaços de compartilhamento de biografias de professores que valorizam a personalização do ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A divulgação científica na Amazônia: um estudo sobre iniciativas de difusão e popularização de ciência e tecnologia da Universidade Federal do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2019-12-20) CALDAS, Jocasta; CRISPINO, Luís Carlos Bassalo; http://lattes.cnpq.br/4033994493756291; https://orcid.org/0000-0003-0710-7241
    O ato de divulgar a ciência passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Entre estas transformações, a dimensão social, educativa e cultural da comunicação científica foi gradualmente reformulada para poder aliar a difusão de conhecimentos científicos antigos, clássicos e contemporâneos para contribuir com a formação de cidadãos, mais críticos e mais atuantes, cientes da evolução social humana. Após assumir um papel educativo com âmbito democrático, os espaços de divulgação científica também passaram a reinventar-se, aprimorando suas técnicas para difundir e relacionar diferentes temáticas dos conhecimentos científicos. Os Museus e Centros de Ciência estão entre os espaços de divulgação científica por onde mais emergem novas ações educativas cotidianamente. Com o intuito de atingir diversos tipos de públicos, diferentes metodologias e tendências pedagógicas embasam as atividades educativas, que transitam pela utilização de exposições interativas, palestras, oficinas, minicursos, entre outros. No Brasil, a maioria das instituições que promovem ações educativas para a divulgação científica encontram-se nas grandes capitais, principalmente, das regiões Sul e Sudeste. A Amazônia brasileira abriga Museus e Centros de Ciência, mesmo que em menor número quando comparada às regiões Sul e Sudeste, que atuam com atividades públicas que possuem grande relevância no cenário educacional da região. Assim, pesquisas que analisem e comuniquem estas práticas de divulgação científica realizadas na comunidade amazônica tornam-se fundamentais para contribuir com a melhoria da educação em nível regional e nacional. Com o objetivo de iniciar um movimento para o estudo sobre Museus e Centros de Ciência na Amazônia brasileira, esta dissertação em modo de agregação de artigos científicos com texto integrador visou apresentar as ações educativas promovidas pelas iniciativas de extensão Laboratório de Demonstrações, Núcleo de Astronomia, Museu Interativo da Física e Física e Tecnologia para a Escola da Universidade Federal do Pará, explorando e evidenciando a importância e a contribuição destas práticas para o desenvolvimento social e econômico, regional e nacional. Por fim, os artigos publicados durante o desenvolvimento desta pesquisa, dentro do escopo da temática da extensão universitária na Universidade Federal do Pará, são apresentados como produto do mestrado profissional e visam motivar o surgimento de iniciativas de divulgação científica nas mais diversas regiões brasileiras, principalmente, na Amazônia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ecosofia e formação de professores: composições de experiências formativas em tempos de emergência ambiental
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-05) CASTRO, Bárbara Fernandes do Nascimento; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; ttps://orcid.org/0000-0002-0478-5285; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640
    Por meio dessa escrita pretendemos provocar a reflexão acerca das questões ambientais e da emergência ecológica vivida atualmente, utilizando os encontros, as passagens, o que não está posto. A nossa intenção aqui não é a de mostrar soluções para tornar-nos sustentáveis, mas fomentar o diálogo e, principalmente, incentivar experiências em nos sentirmos parte da Terra. Também pretendemos refletir sobre alguns conceitos, como o cuidado e a valorização das relações da natureza conosco e com os outros. Nesse sentido, nos propomos a ministrar a disciplina: ―Educação em ciências e matemática e sustentabilidade‖, que faz parte das disciplinas obrigatórias do curso de Pós-graduação em docência em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (PPGDOC- IEMCI), utilizando como foco as mudanças climáticas e suas relações com outras áreas do conhecimento. Como fundamento teórico de tal proposta, recorremos às reflexões acerca da Ecosofia de Félix Guattari. Assim, questionamonos sobre o quanto a formação continuada é preponderante para a vinculação das questões ambientais de forma crítica e ampla a professores, e, portanto, nos propomos a investigar: O que se poderia espreitar nas experienciações, problematizando questões ambientais da contemporaneidade, por meio dos pressupostos dos três registros ecológicos de Félix Guattari, como motriz na construção de subjetividades? Tendo como objetivo central o de cartografar experiências e sensibilização de sujeitos acerca das questões ambientais, como as mudanças climáticas, considerando as produções de subjetividades individuais e coletivas, observadas principalmente no dispositivo diário de bordo, pudemos vivenciar possibilidades de ressingularização dos sujeitos participantes e, observando a importância desse tipo de intervenção na formação de professores e buscando explicitar as composições e atravessamentos construídos no decorrer dos encontros na disciplina, chegamos a algumas inferências que se aproximam de nossas indagações iniciais. Os discentes puderam experimentar o tema ―mudanças climáticas‖ de forma que tivessem liberdade em construir suas próprias sensações e que se fizessem valer do dispositivo diário de bordo como forma de expor suas narrativas. Observamos que a grande maioria dos discentes ainda possui grande resistência em conciliar temas científicos com a arte e o pensamento filosófico. A dicotomia evidente em seus discursos não nos causa espanto, pois nosso corpo, enquanto estudantes, foi bem treinado, docilizado para determinadas tarefas e determinada forma de entender o mundo. Sendo assim, não esperávamos por mudanças comportamentais bruscas, nosso objetivo era o de produzir sensibilidade para com a temática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A educação ambiental na prática docente em ciências em uma escola da rede municipal de Paragominas-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2021-09-24) SOUZA, Jamille Silva Rodrigues de; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
    A presente pesquisa apresenta-se como de caráter qualitativo que se propôs a compreender sob que termos teórico-metodológicos a Educação Ambiental se insere na prática docente de professores de ciências que atuam no ensino fundamental II (6º ano ao 9º ano) em uma escola pública da rede municipal de Paragominas. Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso (único e holístico). Trata-se de uma pesquisa em que a triangulação dos dados se deu por três fontes de evidências: a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores, da análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola Anésia da Costa Chaves, assim como, da análise do Projeto Público Municípios Verdes que diz respeito a Educação Ambiental. Os dados foram transcritos e analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a luz do referencial teórico das correntes em Educação Ambiental por Lucie Sauvé (2005). Participaram do estudo, quatro professores de ciências, sendo três mulheres e um homem. Nesse movimento de análise emergiu duas categorias A compreensão de professores de ciências sobre a Educação Ambiental, e A Relação da escola Anésia com a Educação Ambiental, os quais apresentam os resultados dos sentidos atribuídos à Educação Ambiental e as diferentes perspectivas teórico-metodológicas emergentes nos diálogos, de igual modo, traz a compreensão de como a escola define e insere a Educação Ambiental em seus diferentes componentes curriculares. A partir desses dados obtidos, observou-se que os diferentes formadores afirmam trabalhar com a Educação Ambiental e que a corrente resolutiva é predominante na forma de conceberem e praticarem a Educação Ambiental nesta escola. Desse modo, é notório que mesmo com os avanços educacionais no município de Paragominas, são necessárias ações que foquem na perspectiva educacional crítica, que questione as práticas socioambientais e problematizem os discursos que fundamentam essas ações, a fim de que fomentem pensamentos autônomos nos educandos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de ciências e glossário de frutas do Pará em libras: instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de educandos surdos e ouvintes
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-21) SILVA, Tamyres Gyslane Ferreira; LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-7107-6630; https://orcid.org/0000-0002-7107-6630
    Este estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, atrelada ao universo da educação especial, na perspectiva da inclusão. Objetivou-se criar sinais em Libras, voltados ao ensino de Ciências Naturais, para o 3º ano do Ensino Fundamental, abordando o conteúdo da unidade temática frutas, especificamente, frutas do Pará, visando contribuir com o processo pedagógico e consequentemente com a aprendizagem de educandos surdos e com a prática dos educadores. Estabeleceu-se enquanto objetivos específicos resgatar e criar sinais em Libras destinados ao ensino de Ciências Naturais e, assim, construir um glossário com ênfase no conteúdo temático frutas. Nesta perspectiva, a fim de subsidiar nossas ações, foram realizadas as seguintes etapas: reunião com pessoas, representantes da comunidade surda, do município de Castanhal – Pá. Levantamento bibliográfico, baseando-se nos seguintes referenciais: Machado e Victor (2015); BRASIL (2001; 2004; 2018); Brito (1995); Lacerda (2006, 2007); Quadros (1997; 2003; 2004; 2006); Strobel (2006; 2007; 2009), Skliar (2019), entre outros. No decorrer do processo investigativo optou-se, ainda, pelo uso de entrevistas semiestruturadas e gravações de vídeo, enquanto instrumento de coleta de dados. Estas foram conduzidas por meio do aplicativo Google Meet, sob o intuito de compreender o nível de conhecimento da língua de sinais dos sujeitos envolvidos na pesquisa, em relação ao objeto de estudo investigado. Adotou-se como método interpretativo dos dados, a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), a fim de subsidiar a devida interpretação das percepções e demais dados fornecidos pelos participantes. Após a realização da leitura e organização dos recursos materiais reunidos, delimitou-se as categorias de análise elencadas, a partir das respostas e dos resultados obtidos nos encontros que foram realizados com os participantes da pesquisa. Nesse sentido, concluiu-se ao término da investigação o quanto é relevante a criação de um glossário de sinais em Libras, contendo informações sobre as frutas regionais estudadas, bem como o acesso a essa informação por meio de um glossário que pode ser impresso, assim como disponibilizou-se um site, contendo os mesmos sinais de frutas do Pará, com um formato digital que possibilita a visualização dos movimentos e a expressões de cada fruta. Desta forma espera-se que esta pesquisa contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem daqueles que simpatizam e necessitam da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar e assim possa auxiliar os docentes e educandos surdos e ouvintes nas aulas de ciências naturais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de ciências na educação de jovens e adultos: aproximações com a perspectiva freireana
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-12) SILVA, Marcelo Eduardo Silva da; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
    Este trabalho foi pautado pela realidade da Educação de Jovens e Adultos EJA, cuja reprodução das desigualdades sociais se encontra cristalizada, onde se sobressaem dois atores, professor e aluno. A pergunta que motiva a pesquisa é saber de qual maneira as atividades baseadas na proposta curricular da Abordagem Temática Freireana - ATF podem contribuir para o ensino e aprendizagem de ciências nesta modalidade. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Paulo Freire e Demétrio Delizoicov, denominadas como Temas Geradores e Abordagem Temática Freireana respectivamente. Ambas oportunizaram atingir o objetivo geral que foi de o de investigar as contribuições das atividades baseadas na ATF para o ensino aprendizagem de ciências, na 2a etapa da EJA, em uma escola campesina no município de S J. de Pirabas/PA. Os principais resultados encontrados, apontaram que a abordagem supracitada é perfeitamente viável, pois mostrou-se capaz de produzir: conhecimentos pertinentes, motivou os alunos a continuarem aprendendo e mitigou a evasão. Além de demostrar a importância da práxis como ferramenta que oportuniza não apenas uma progressão de ano/etapa, mas a transição de ingenuidade a criticidade. A referida experiência, proporcionou a construção de um Produto Educacional em forma de Guia de Orientação para Desenvolvimento de Atividades Baseadas na ATF, voltadas para turmas da EJA. Em que é apresentada uma ruptura com as concepções de ensino de cunho tradicionalistas, porque utiliza as contradições sociais atrelada aos conhecimentos das ciências contidas na BNCC como incremento do currículo escolar.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA