Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALBUQUERQUE FILHO, Armando do Lago | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T14:24:24Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T14:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE FILHO, Armando do Lago. Educação jurídica indígena: superando a dicotomia pluralismo versus monismo. Orientador: Saulo Tarso Rodrigues. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10572. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10572 | - |
dc.description.abstract | The curriculum structure of legal education has been built from a monistic approach, opposing the pluralistic perspective of law. This research promotes a theoretical effort to overcome the dichotomy between the two theories, aiming to contribute with the initial elements and values for the development of an indigenous legal education founded both in the monism and in the pluralism as well. In order to fulfill this goal we used the deductive method and literature review to analyze the meanings of law from the state as opposed to the legal pluralism. It determined itself the categories of general analysis to perform the duties of a position in an application of the specific native legal education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-11-23T12:03:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoJuridicaIndigena.pdf: 874505 bytes, checksum: 480e6dbae2be54d705ba4135d1b0eca3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-02-06T14:24:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoJuridicaIndigena.pdf: 874505 bytes, checksum: 480e6dbae2be54d705ba4135d1b0eca3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-06T14:24:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoJuridicaIndigena.pdf: 874505 bytes, checksum: 480e6dbae2be54d705ba4135d1b0eca3 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação jurídica | pt_BR |
dc.subject | Monismo jurídico | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo jurídico | pt_BR |
dc.title | Educação jurídica indígena: superando a dicotomia pluralismo versus monismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Jurídicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Saulo Tarso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8585243462003260 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8645483153251322 | pt_BR |
dc.description.resumo | A estrutura curricular da educação jurídica tem sido construída a partir de uma abordagem monista, opondo-se à perspectiva pluralista do direito. Essa investigação realiza um esforço teórico de superação da dicotomia entre ambas as teorias, objetivando contribuir com elementos principiológicos e valores para o desenvolvimento de uma educação jurídica indígena fundada tanto no monismo como no pluralismo. Para o cumprimento desse objetivo foi utilizado o método dedutivo e revisão bibliográfica para analisar os significados de direito a partir do estado em contraposição ao pluralismo jurídico. Definiu-se categorias de análise gerais para posteriormente servirem de aplicação numa educação jurídica específica indígena. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | DIREITOS HUMANOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Direito (Mestrado) - PPGD/ICJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EducacaoJuridicaIndigena.pdf | 854,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons