Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, João Paulo Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-02-19T12:47:20Z-
dc.date.available2019-02-19-
dc.date.available2019-02-19T12:47:20Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, João Paulo Cordeiro. A construção da identidade no conto fonsequiano : intertextualidade e a morte como afirmação do estrangeiro. Orientadora: Mayara Ribeiro Guimarães. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10646 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10646-
dc.description.abstractIn Rubem Fonseca's tales, it is common to find several "intertextualized" discourses, with works, characters, quotations and discussions around famous Brazilian and foreign literary authors who are, in different contexts and literary constructions, placed in the fonsequiana prose, directly or indirectly. In this way, we will take an approach taking into account three important short stories of Fonseca: "Encontro no Amazonas" (from the book O Cobrador), "Romance Negro" (from Romance Negro) and "A matéria do sonho" (from the book Lúcia McCartney). The reading of these tales, in part, suggests to us that there is an intense dialogue between the national and the foreigner, in which death assumes a decisive role for the self-assertion of the foreign tradition in our literature. This dialogue also allows us to identify the relationship between the fonsequiana prose and the narratives of E.T.A. Hoffmann and Edgar A. Poe, since it is possible that some compositions of these authors have drawn a dialogue with the literary constructions of Rubem Fonseca, which in this sense made possible the re- reading of the works of Poe and Hoffmann. In this way, we also emphasize the relation of the fonsequiana prose with the Greek tragedy, relating the use of the mask to the farce and the exchange of identity in the Rubem Fonseca literature. To this end, we consider Maurice Blanchot's theories about the death of the author, Otto Rank, referring to the notion of double and Sigmund Freud, about psychoanalysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-02-19T12:46:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoIdentidadeConto.pdf: 734672 bytes, checksum: 90bb36b31bd78934f69ea37a942cab8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-02-19T12:47:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoIdentidadeConto.pdf: 734672 bytes, checksum: 90bb36b31bd78934f69ea37a942cab8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T12:47:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ConstrucaoIdentidadeConto.pdf: 734672 bytes, checksum: 90bb36b31bd78934f69ea37a942cab8b (MD5) Previous issue date: 2017-02-22en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFonseca, Rubem, 1925-Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectLiteratura - Estéticapt_BR
dc.subjectLiteratura - História e críticapt_BR
dc.titleA construção da identidade no conto fonsequiano: a intertextualidade e a morte como afirmação do estrangeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Mayara Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834076554286321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821634083540376pt_BR
dc.description.resumoNos contos de Rubem Fonseca é comum encontrarmos diversos discursos “intertextualizados”, com obras, personagens, citações e discussões em torno de famosos autores literários brasileiros e estrangeiros que são, em diferentes contextos e construções literárias, postos na prosa fonsequiana, direta ou indiretamente. Dessa maneira, faremos uma abordagem levando em consideração três importantes contos de Fonseca: “Encontro no Amazonas” (do livro O cobrador), “Romance Negro” (do livro Romance Negro) e “A matéria do Sonho” (do livro Lúcia McCartney). A leitura desses contos, em parte, nos sugere existir um intenso diálogo entre o nacional e o estrangeiro, no qual a morte assume um papel determinante para que ocorra a autoafirmação da tradição estrangeira em nossa literatura. Esse diálogo permite-nos, também, identificar a relação existente entre a prosa fonsequiana e as narrativas de E.T.A. Hoffmann e Edgar A. Poe, visto ser possível que algumas composições desses autores tenham traçado um diálogo com as construções literárias de Rubem Fonseca, o que possibilitou, nesse sentido, a noção de reeleitura das obras de Poe e Hoffmann. Dessa maneira, destacamos, também, a relação da prosa fonsequiana com a tragédia grega, relacionando o uso da máscara à farsa e a troca de identidade na literatura de Rubem Fonseca. Para tanto consideramos as teorizações de Maurice Blanchot acerca da morte do autor, Otto Rank, ao que se refere à noção de duplo e Sigmund Freud, acerca da psicanálise.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ConstrucaoIdentidadeConto.pdf717,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons