A qualidade das águas subterrâneas da cidade de Salvaterra, Marajó - Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

RIBEIRO, Ronaldo Pimentel. A qualidade das águas subterrâneas da cidade de Salvaterra, Marajó - Pará. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10756. Acesso em:.

DOI

O presente estudo verificou a qualidade das águas subterrâneas na cidade de Salvaterra localizada na ilha de Marajó-Pará. Realizou-se o cadastramento de 20 poços (18 tubulares e 2 amazonas) em cinco bairros da região (Caju, Centro, Paes de Carvalho, Marabá e Coqueirinho), com intuito de apresentar resultados sobre as características hidrogeológicas, análises físico-químicas e microbiológicas das amostras coletadas em dois períodos sazonais, sendo nos meses de abril (período chuvoso) e novembro (período menos chuvoso). O principal objetivo desta pesquisa foi traçar um panorama geral da situação das águas subterrâneas dos 20 poços cadastrados, utilizados pela população de Salvaterra. A caracterização hidrogeológica da área de estudo foi baseada na análise descritiva de quatro poços com 80 metros de profundidade da COSANPA. Os resultados obtidos foram um perfil composto litológico, uma seção composta litológica, um modelo tridimensional da hidroestratigrafia, uma seção composta dos aspectos geométricos dos aquíferos, dois blocos diagramas de nível estático e dois modelos tridimensionais das sazonalidades. Para a determinação da qualidade das águas subterrâneas estudas, foram analisados os seguintes parâmetros: temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, sólido totais dissolvidos, oxigênio dissolvido, dureza total, alcalinidade, amônia, nitrato, cloreto, ferro, coliformes fecais e totais, e para as análises do sistema de tratamento de água da COSANPA, foi incluído o cloro livre. Os resultados obtidos foram comparados com os padrões de potabilidade, segundo a Portaria n.º 2914 do Ministério da Saúde. Para interpretação dos resultados foram elaborados 12 gráficos de variação de valores e 12 mapas de isovalores e isoteores nos períodos sazonais. Concluiu-se que O pH das águas subterrâneas foi considerado ácido com valor mínimo de 4,1 e máximo de 5,9, sua dureza total apresentou graus de mole, moderado a dura na composição de CaCO3, quanto aos valores de nitrato apresentaram 74% dos poços contaminados no período de chuva, já os valores do ferro total obtiveram altas concentrações nos poços da COSANPA até 3,5 mg/L. As contaminações microbiológicas manifestaram-se na presença dos coliformes fecais (Escherichia coli) e coliformes totais. Durante o período chuvoso, detectou-se a presença de Escherichia coli em 63% dos poços estudados e 89% para coliformes totais. No período menos chuvoso, a Escherichia coli e os coliformes totais mostraram-se presentes em 21% e 47% dos poços analisados respectivamente. Os resultados dessas análises confirmam um grau de contaminação maior de nitrato, e de coliformes fecais e totais dessas águas subterrâneas, prevalecendo em maiores quantidades do período chuvoso.

Agência de Fomento

FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

RIBEIRO, Ronaldo Pimentel. A qualidade das águas subterrâneas da cidade de Salvaterra, Marajó - Pará. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10756. Acesso em:.