Padrões climáticos de precipitação e a produção de soja na Amazônia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Museu Paraense Emílio Goeldi

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MOURA, Maurício do Nascimento. Padrões climáticos de precipitação e a produção de soja na Amazônia. Orientadora: Maria Isabel Vitorino. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10988. Acesso em:.

DOI

Nesta pesquisa estudou-se a modulação da precipitação através de fenômenos oceano-atmosfera de grande escala atuantes nos oceanos adjacentes à região amazônica e que tiveram suas intensidades representadas por indicadores numéricos conhecidos como índices climáticos (IOS, ODP, OAN). A partir de uma série de 32 anos (1979-2010) de dados de precipitação do GPCP em pontos de grade, aplicaram-se Funções Ortogonais Empíricas não rotacionadas para a escala mensal e anual, onde foram obtidos padrões espaciais e temporais da precipitação. A EOF1 mensal (58%) apresentou um padrão meridional de precipitação associado, em maior parte, à atuação de fenômenos de escala sinótica. A EOF2 mensal (21%) também apresenta o mesmo padrão de precipitação, porém ortogonal ao primeiro, refletindo os efeitos da fase fria da Oscilação do Atlântico Norte. No entanto, na EOF3 mensal (5%) o padrão espacial é representado por um padrão zonal de precipitação, refletindo o efeito do ENOS e ODP. Para a escala anual, tanto a EOF1 (36%), EOF2 (16%) e a EOF3 (10%) apresentam padrões espaciais zonais e meridionais, os quais também refletem os efeitos dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Os três índices climáticos estudados mostraram-se presentes na modulação da precipitação da região amazônica. Entre os municípios pertencentes ao corredor da soja, Sinop-MT e Sorriso-MT foram as localidades que se mostraram mais sensíveis à variabilidade climática da precipitação, tanto para as médias anuais, como para a média dos períodos chuvosos de cada ano analisado, principalmente por causa das condições de superfície. Itaituba-PA, Santarém-PA e Paragominas-PA mostraram tendência positiva de crescimento das chuvas, sendo que esta última, localizada no leste do Pará, mostrou alta correlação entre a precipitação local e a série do IOS, com defasagem de 1 mês e 2 meses, mediante estudos de caso selecionados.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

MOURA, Maurício do Nascimento. Padrões climáticos de precipitação e a produção de soja na Amazônia. Orientadora: Maria Isabel Vitorino. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10988. Acesso em:.