Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11080
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Jun-2017 |
Autor(es): | MARTINS, Jade Cristine Trindade![]() |
Primeiro(a) Orientador(a): | SOUZA, Carlos Barbosa Alves de![]() |
Título: | Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Evaluating and teaching Lemov taxonomy techniques for elementary school teachers |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | MARTINS, Jade Cristine Trindade. Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental. 2017. 52 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | A literatura de Análise do Comportamento pode contribuir com o sistema educacional, apesar da pouca influência exercida na prática pedagógica. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Objetivou-se avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e póstreino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas ‘Sem escapatória’ e ‘Puxe Mais’, através de cartilhas e role-play com feedback, componentes do treinamento de habilidades comportamentais. Após intervenção observou-se poucas ocorrências das técnicas treinadas, porém houve aumento de técnicas relacionadas, indicando efeito parcial sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento. |
Abstract: | The literature on Behavior Analysis may contribute to the educational system, despite the little influence exerted in pedagogical practice. The performance of the students is functionally related to that of the teacher, making important the investment in professional training. The Lemov taxonomy cataloged teaching techniques based on the behaviors of teachers with students with excellent academic performance, presenting similarity with the behavioral perspective. The objective of this study was to evaluate the training of Lemov taxonomy techniques with four elementary school teachers. A pre and post-training record was made of the occurrences of the techniques in the classroom, and trained the techniques ‘No opt out’ and ‘Stretch it’, containing booklets and role-play with feedback, components of behavioral skills training. After intervention there were few occurrences of the trained techniques, but there was an increase in related techniques, indicating a partial effect on teachers’ behaviors. The need for in situ training, modeling and simplification of training criteria are discussed. |
Palavras-chave: | Educação - Método de ensino Rendimento escolar Eficácia no ensino Lemov - taxinomia Formação de professores Análise do comportamento aplicada à educação |
Área de Concentração: | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons