Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática

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2016-05-06

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Universidade Federal do Pará

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LADISLAU, Antônio Pereira. Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11217. Acesso em:.

DOI

O presente estudo tem por objetivo analisar os indicadores da qualidade do Ensino Fundamental do Município de Breves, na visão dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, procurando constatar como a falta do uso desses indicadores pela comunidade escolar em seus planejamentos está contribuindo para o baixo desempenho do desenvolvimento da educação básica no município de Breves. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada junto a 91 professores de Português e Matemática do Ensino Fundamental da série inicial (5º ano) e série final (8ª série), sendo 47 professores da zona urbana e 44 da zona rural. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil dos profissionais da educação brevense é relativamente jovem, tendo em vista que quase metade dos respondentes (49,45%) corresponde a uma faixa etária entre 30 a 39 anos, e 82 (90,11%) estão entre 25 a 49 anos, com uma média de 12 anos de trabalho. Além disso, possuem uma estabilidade profissional, já que 78 (85,71%) são concursados. O resultado mostrou, ainda, que 85 (93,41%) respondentes do quadro têm nível superior e/ou especialização, o que possibilita uma continuidade no que diz respeito a um planejamento com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. No entanto, os indicadores educacionais que apontam para o desempenho da qualidade de ensino não são discutidos pela comunidade escolar, fato apontado pela maioria dos professores da zona rural e da zona urbana. Foi também averiguado que os diretores/coordenações pedagógicas não discutem as metas educacionais com os professores, realidade essa assinalada pela maioria dos entrevistados da zona rural. Se os indicadores educacionais não são discutidos nos planejamentos pedagógicos com os professores e se não há uma participação efetiva dos pais no seio da comunidade escolar, fica comprometida a participação dos professores frente às avaliações nacionais da qualidade da educação, auferida pelo governo brasileiro, nas unidades escolares

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Palavras-chave

Qualidade da educação - Breves (PA)Ensino fundamental - Avaliação - Breves (PA)Ensino - Português - Breves (PA)Ensino - Matemática – Breves (PA)Indicadores

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1 CD-ROM

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LADISLAU, Antônio Pereira. Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11217. Acesso em:.