SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Fatores determinantes para a abundância de espécies de mamíferos ameaçados em área de alta pressão antrópica na Amazônia Oriental

Imagem de Miniatura

Data

17-04-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

SANTOS, Juliana Januária Teixeira. Fatores determinantes para a abundância de espécies de mamíferos ameaçados em área de alta pressão antrópica na Amazônia Oriental. Orientadora: Ana Cristina Mendes de Oliveira. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11311. Acesso em:.

DOI

Nos últimos 60 anos, a degradação e fragmentação de habitats nativos modificaram a paisagem na Amazônia oriental brasileira. A plasticidade adaptativa de um organismo tem sido crucial para sua sobrevivência e sucesso a longo prazo nesses novos ecossistemas. Neste estudo, investigamos a resposta de quatro espécies ameaçadas de grandes mamíferos terrestres às variações na qualidade de seus habitats originais, em um contexto de alta pressão antrópica. A distribuição dos Myrmecophaga tridactyla, Priodontes maximus, Tapirus terrestris e Tayassu pecari em todos os habitats amostrados sugere sua tolerância à degradação. No entanto, a capacidade de sobrevivência de cada espécie nos diferentes habitats não foi a mesma. Entre as quatro espécies, T. pecari parece ser a que possui menor capacidade de sobrevivência em ambientes mais alterados. A influência positiva dos habitats alterados antropogenicamente nas abundâncias de três das quatro espécies estudadas, como observado nas áreas de regeneração, pode ser considerada como uma possível indicação do fenômeno das armadilhas ecológicas. Este estudo reforça a importância dos remanescentes florestais para a sobrevivência de espécies de mamíferos ameaçadas, em regiões de alta pressão antropogênica, como na Amazônia oriental brasileira.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi

Sigla da Instituição

UFPA, MPEG

Instituto

Instituto de Ciências Biológicas

Programa

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI