SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará

Imagem de Miniatura

Data

07-06-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

PINHEIRO, Alexandre Lobo. Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Orientador: Hamilton Vieira de Oliveira. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11404. Acesso em:.

DOI

Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Linha de pesquisa

MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Programa

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI