SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Seismic physical modeling based on the physical similitudes: application in isotropic media

Imagem de Miniatura

Data

02-12-2015

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Citar como

SANTOS, Léo Kirchhof. Seismic physical modeling based on the physical similitudes: application in isotropic media. Orientador: José Jadsom Sampaio de Figueiredo. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11466. Acesso em:.

DOI

Ao longo de décadas a modelagem física tem sido usada para ajudar geofísicos a entenderem os fenômenos relacionados a propagação de onda elástica em meios isotrópicos e anisotrópicos. A maioria dos trabalhos publicados relacionados a modelagem física utilizam similitudes físicas entre modelo e campo (ambiente geológico) apenas no contexto geométrico e, as vezes, no contexto cinemático. A similaridade dinâmica é aproximadamente ou, na maioria das vezes, não obedecida devido a dificuldade de reproduzir, em laboratório, as forças e tensões que existem no interior da Terra quando ocorre a propagação de ondas elásticas. Neste trabalho, uma expressão analítica para a similaridade dinâmica em meios isotrópicos é derivada em função da similaridade cinemática, impedância elástica e/ou dos parâmetros de Lamé (ou tensor de rigidez elástica) no contexto de tensão dinâmica (tensão gerada quando da propagação de uma onda). A expressão resultante para a similaridade dinâmica mostra que este tipo de similaridade possui múltiplas soluções no contexto da tensão dinâmica (problema de não unicidade). Entretanto, a regularização deste problema pode ser alcançada com o controle da porosidade e do conteúdo de argila. Medidas ultrassônicas (elásticas) assim como medidas petrofísicas (densidade e porosidade) em amostras de arenitos sintéticos mostram o quanto é difícil reproduzir em laboratório as três similitudes físicas estudadas neste trabalho. Outro importante resultado da análise feita neste trabalho foi alcançar uma expressão que relaciona a frequência da fonte sísmica com as fontes ultrasônicas usadas em laboratório.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

MÉTODOS SÍSMICOS

Linha de pesquisa

INVERSÃO E IMAGEAMENTO ATRAVÉS DE MÉTODOS ACÚSTICOS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::GEOFISICA APLICADA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Geociências

Programa

Programa de Pós-Graduação em Geofísica

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI