SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A viabilidade do método GPR para o mapeamento de camadas de bauxitas laterítica em Paragominas-PA e de goethita em Xambioá-TO

Imagem de Miniatura

Data

31-08-2011

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Citar como

DUARTE, Gildenilson Mendes. A viabilidade do método GPR para o mapeamento de camadas de bauxitas laterítica em Paragominas-PA e de goethita em Xambioá-TO. Orientador: Marcos Welby Correa Silva. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11573. Acesso em:.

DOI

Foi aplicado neste trabalho, o método eletromagnético GPR para o mapeamento de camadas em depósitos de minérios em dois diferentes ambientes geológicos. Foram realizadas medidas com o intuito de mapear camadas que compõem depósitos de origem supergênica de Bauxita Laterítica e de Goethita. Os levantamentos para o mapeamento de camadas de Bauxitas foram realizados no interior da mina da empresa Vale e também ao longo da rodovia PA 256, no município de Paragominas-PA. Testes de eletrorresistividade foram realizados no interior da mina de Bauxita, sobre um espesso capeamento de argila na tentativa de correlacionar as variações de resistividade com o perfil litológico da área estudada, uma vez que as medidas de GPR não foram bem sucedidas sobre esse capeamento, devido à atenuação da onda de radar. As medidas para o mapeamento de camadas de Goethita foram realizadas no interior de uma fazenda particular, localizada no trecho entre os municípios de Xambioá e Vanderlândia, estado Tocantins, próximo ao Cinturão Araguaia. O estudo teve como objetivo principal identificar parâmetros como, profundidade e espessura, das zonas mineralizadas, que podem auxiliar no trabalho de explotação dos minérios. Os resultados das medidas de GPR foram bastante satisfatórios, pois o método apresentou boa resposta para os dois tipos de minérios investigados, tornando possível a caracterização das camadas e a verificação de suas profundidades e espessuras.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Prospecção - Métodos geofísicosRadar de penetração no soloProspecção mineralCamadas de bauxitaCamadas de goethitaViabilidade do método GPRGeofísica aplicadaMétodo GPRDepósito de bauxitaDepósito de goethitaZonas mineralizadasExploração de minériosApplied geophysicsGPR methodBauxite depositGoethite depositMineralized zonesExploration of ores

Área de concentração

MÉTODOS ELÉTRICOS E ELETROMAGNÉTICOS

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::GEOFISICA APLICADA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Geociências

Programa

Programa de Pós-Graduação em Geofísica

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI