Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas

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2019-08-16

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Universidade Federal do Pará

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SILVA, Rodrigo Veiga da. Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas. Orientadora: Carolina de Mattos Affonso. 2019. .88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11956. Acesso em:.

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Este trabalho apresenta uma implementação de controle de frequência e tensão para uma micro-rede ilhada e regulada por droop através do algoritmo de fluxo de carga adaptado para micro-redes e intitulado DBFS(em inglês, Direct Backward/Forward Sweep Load Flow) modelado como um problema de otimização resolvido pela técnica de otimização por enxame de partículas PSO (em inglês, Particle Swarm Optimization). O PSO, aliado à capacidade V2G (em inglês, Vehicle-to-Grid) de veículos elétricos, reajusta as características de droop para melhorar os desvios de frequência e tensão de regime permanente da micro-rede, funcionando, assim, como uma ação de controle secundário. As simulações foram realizadas em um sistema de distribuição de 33 barras ilhado, com geração distribuída e veículos elétricos operando em um período de 24 horas. Os resultados demonstraram que a proposta de controle secundário, fundamentada em PSO, se mostrou versátil e eficiente frente as variações de carga e geração do sistema.

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SILVA, Rodrigo Veiga da. Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas. Orientadora: Carolina de Mattos Affonso. 2019. .88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11956. Acesso em:.