SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Processos educativos na disciplina de libras: representações sociais de graduados de letras do PARFOR sobre a surdez

Imagem de Miniatura

Data

01-04-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Processos educativos na disciplina de libras: representações sociais de graduados de letras do PARFOR sobre a surdez. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 93-112, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6978. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12545. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6978
Este estudo apresenta duas problemáticas: que Representações Sociais os graduandos de Letras Língua Portuguesa do PARFOR da Universidade Federal do Pará possuem sobre o Surdo? E, qual o possível efeito da disciplina de Libras na (re) construção de representações dos graduandos sobre o Surdo? Nesta investigação, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici (2009) por tratar o foco da gênese das Representações Sociais, analisando os processos de sua formação considerando a historicidade e o contexto de produção. Os entrevistados foram 03 graduandos do curso de Letras Língua Portuguesa do Parfor/UFPA, que cursaram a disciplina Libras. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdos com ênfase na categorização. Nos resultados observou-se que os sujeitos pesquisados possuíam Representações Sociais acerca da Surdez no campo da Normalidade ressignificandoas para Diferença como Alteridade.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country