SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Os conceitos de Foucault e análises das relações de trabalho dos pescadores artesanais da vila do Treme - unidade de conservação da Resex Caeté Taperaçu

Imagem de Miniatura

Data

01-12-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

CARDOSO, Roseli da Silva; PESSOA, Fátima Cristina da Costa. Os conceitos de Foucault e análises das relações de trabalho dos pescadores artesanais da vila do Treme - unidade de conservação da Resex Caeté Taperaçu. Nova Revista Amazônica, online, v. 7, n. 3, p. 153-162, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i3.7940. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12573. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v7i3.7940
O empreendimento analítico deste estudo situa-se na Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, a qual institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação- SNUC. O espaço analisado compreende duas unidades de conservação, a vila do Treme (Resex Caeté-Taperaçu) e a vila do Araí (Resex AraíPeroba), a partir da análise discursiva dos embates sociais nas referidas comunidades, na tensão entre o discurso tradicional dos pescadores artesanais e o discurso institucional dos representantes governamentais que incidem diretamente nas relações de trabalho da pesca artesanal. Pressupõe-se que tais relações se estabelecem por lutas de forças entre saberes e poderes, as quais não podem ser vistas como um objeto natural, mas sobretudo como um processo dinâmico e heterogêneo em constante transformação, como uma prática discursiva.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country