SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Um modelo bayesiano que auxilia na identificação de alunos com dificuldades na aprendizagem de programação de computadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-05-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

CAMPOS, Willys do Socorro Almeida de. Um modelo bayesiano que auxilia na identificação de alunos com dificuldades na aprendizagem de programação de computadores. Orientador: Rodrigo Quites Reis; Coorientador: Otávio Noura Teixeira. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12576. Acesso em:.

DOI

O aprendizado das disciplinas de programação de computadores sempre trouxe desafios para qualquer turma de alunos de Computação, devido às dificuldades ligadas ao seu aproveitamento. Esse cenário muito contribui para a desmotivação do aluno e, assim, no aumento da evasão dos cursos. Geralmente, os professores que atuam nestas disciplinas têm sinais acerca de quais alunos se tornarão bons programadores, porém é difícil detectar quais necessitam de ajuda no processo de aprendizagem. Esta dissertação propõe o uso de um modelo bayesiano que auxilia na identificação de alunos com dificuldades nas disciplinas de programação de computadores. A pesquisa utiliza uma abordagem mista, quanti e qualitativa. Um experimento, com caráter informal, foi realizado com alunos que estavam cursando disciplinas de programação. Esse conjunto de alunos, foi apresentado a cinco professores especialistas com o objetivo de identificar quais necessitariam de ajuda com a aprendizagem de programação. O mesmo conjunto foi apresentado ao modelo bayesiano. Os resultados mostraram que o modelo pode ajudar na identificação de alunos que apresentam dificuldades, com o potencial de contribuir no processo de aprendizagem.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

COMPUTAÇÃO APLICADA

Linha de pesquisa

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí

Programa

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI