Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Fecha de publicación : | jun-2009 |
| Autor(es): | RIBEIRO, Nilsa Brito |
| metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
| Título : | Memória de leitura de educadoras e educadores do campo |
| Citación : | RIBEIRO, Nilsa Brito. Memória de leitura de educadoras e educadores do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 161-176, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2838. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12712. Acesso em:. |
| Resumen: | Assuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. |
| Palabras clave : | Linguagem Discurso Leitura |
| Series/Report no.: | Margens |
| ISSN : | 1982-5374 |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal do Pará |
| Sigla da Instituição: | UFPA |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v5i6.2838 |
| Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo_MemoriaLeituraEducadores.pdf | 768,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons