SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências

Imagem de Miniatura

Data

17-12-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

Cavalcante, Ana Elisabeth Dias Pereira. Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849. Acesso em:.

DOI

Esta dissertação trata de uma pesquisa de caráter qualitativo, na modalidade narrativa, que discorre sobre a experiência formativa (curso de formação continuada) vivenciada por três professores que ensinam ciências no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta surge do conflito entre o movimento de formação continuada para o uso de novas metodologias, legalmente institucionalizada, e as poucas mudanças observadas na prática docente no contexto da escola, que ao observar me levam a questionar sobre as concepções de formação desses professores e sobre suas experiências com essas metodologias. Meu objetivo era investigar de que modo a proposta de formação continuada sobre ciclo hidrológico utilizando a WebQuest (ferramenta digital com orientação pedagógica), contribui para novas formas de pensar e agir no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Escolhi como lócus uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, situada no município de Ananideua/PA, na qual fui estagiária por três anos, participando das práticas de sala de aula e de reuniões de planejamento. O Curso de formação continuada de professores se deu por meio de um design de formação, pautado no tripé: Prática Investigativa, Experimento Investigativo e Tecnologia Digital, durante o segundo semestre do ano de 2018.Os instrumentos utilizados para produção dos textos de campo foram: questionário de campo, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Ao impregnar-me dos textos de campo, as categorias que emergiram de todo material empírico, deu forma a dois eixos de análises: i) Formação para a Prática Docente em Ciências no Século XXI; ii) Ensino sobre o Ciclo Hidrológico nos anos iniciais do ensino fundamental. É possível afirmar que entre os reflexos e reflexões feitas a partir dessa experiência formativa, destaco que os professores ao vivenciarem tal curso de formação continuada evidenciam o potencial do movimento dialógico e o quanto é importante construir coletivamente o percurso do processo de formação continuada de forma situada atendendo as suas necessidades docentes para além dos livros didáticos e receitas metodológicas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

Linha de pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI