SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

O olhar invisível: visões e narrativas de populares em situação de rua e vulnerabilidade social nos tempos de pandemia da covid-19 em Bragança-PA

Imagem de Miniatura

Data

01-12-2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

GATINHO, Erlan José; QUADROS, João Plinio Ferreira de; COSTA, Nivia Maria Vieira. O olhar invisível: visões e narrativas de populares em situação de rua e vulnerabilidade social nos tempos de pandemia da covid-19 em Bragança-PA. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 3, p. 9-20, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9624. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13062. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v8i3.9624
Devido a tantas mudanças abruptas que o mundo vivencia na atualidade, traz-se ao centro da cena, através desta pesquisa, alguns apontamentos reflexivos que se tornaram pertinentes como as desigualdades, as discriminações e os impactos sociais, além de transformações desencadeadas em tempos de pandemia da Covid-19. O objetivo geral da pesquisa está pautado em compreender como os grupos sociais em situação de rua e vulnerabilidade social da sociedade bragantina vivenciam a crise pandêmica. Como delineamento metodológico, se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa com os seguintes procedimentos: observação participante, rodas de conversa e análise interpretativa das narrativas orais. Entre os resultados obtidos permitiu-se conhecer parte destes grupos sociais que permeiam o locus da cidade, tal qual as múltiplas relações e ações que estes coletivos exercem, tornouse ainda viável entender dentre quais maneiras eles concebem o que é a pandemia, a quarentena e a crise manifestada em suas vivências e ressignificações. Epistemologicamente, a pesquisa baseia-se em conceitos de Velho (1973); Lefebvre (2011); Santos (2020); Bauman e Donskis (2016), com perspectivas conceituais e analíticas sobre: antropologia urbana, relações sociais, invisibilidades de grupo e reflexões críticas acerca da pandemia de Covid-19.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country