Romper binários de gênero e sexualidade: ensaiar uma educação não-binária

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2017-12

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Universidade Federal do Pará

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Margens

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CASTRO, Roney Polato de; GOULARTH, Neilton dos Reis. Romper binários de gênero e sexualidade: ensaiar uma educação não-binária. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 108-124, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5437. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13084. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v11i17.5437
O texto ensaia possibilidades de pensar a educação escolar e a formação docente como instâncias de produção de significados sobre os gêneros e as sexualidades, buscando problematizar um pressuposto: as oposições binárias. De que modos os processos educativos-formativos produzem e reforçam binarismos de gênero e sexualidades? Quais os efeitos do pensamento binário e de que modos os currículos e as práticas escolares se organizam a partir dele? Poderíamos ensaiar pensamentos não-binários em educação? Suspeitamos de que os binarismos produzem e reforçam relações de poder que enquadram e hierarquizam sujeitos e práticas. Dialogando com teorizações e estudos contemporâneos, tomamos a educação como campo de produção de experiências, tendo como referência o pensamento queer e os estudos pós-críticos como mote para pensar outras práticas, rompendo fronteiras, suspeitando de verdades embasadas em campos discursivos como as ciências biológicas e as religiões, pluralizando processos identitários.

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CASTRO, Roney Polato de; GOULARTH, Neilton dos Reis. Romper binários de gênero e sexualidade: ensaiar uma educação não-binária. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 108-124, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5437. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13084. Acesso em:.