A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

LISBOA, Maria Dilma de Carvalho. A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria de Fatima do Nascimento. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13134. Acesso em: .

DOI

A dissertação de Mestrado Profissional intitulada A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental configura-se em uma proposta de intervenção de ensino da leitura do texto literário para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada no município de Ananindeua, Pará. Nesta dissertação, objetivamos investigar quais são os entraves que impossibilitam que o texto literário se constitua em objeto mediador de conhecimento na escola, que estratégias podem ser mais eficazes para a realização de leituras mais produtivas e significativas na escola, objetivamos também verificar de que forma as abordagens de leitura apresentadas no livro didático Projeto Teláris: Português, 8º ano, utilizado pelos alunos investigados, podem interferir na sua compreensão leitora, propomos ainda um diálogo com a literatura angolana, por meio da leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela. Para fundamentação teórica deste estudo, apoiamo-nos em Rita Chaves (1984), Maria Aparecida Santilli (1985), Manuel Ferreira (1987), Regina Zilberman (1991), Marisa Lajolo (1993), Lajolo e Zilberman (1996), Ezequiel Theodoro da Silva (1996), Nilma Lino Gomes, (1999), Roberto Acízelo de Sousa (1999), Iris Amâncio (2008), Roger Chartier (2009), Carlos Augusto Melo (2009), Antoine Compagnon (2010), Maria Amélia Dalvi et al (2013), Miguel Arroyo (2013) e Rildo Cosson (2014). Como estratégia metodológica, fizemos uso dos dados do Ideb da escola pesquisada, os quais demonstraram o baixo desempenho leitor dos alunos. Depois, propomos aos alunos a realização de uma atividade de leitura, constante em Projeto Teláris: Português, 8º ano, essa atividade consiste num questionário sobre os fragmentos do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela. O resultado dessa análise serviu para a demonstrar que o modelo de leitura, apresentado no referido livro didático, não promove o letramento literário da turma. Em seguida, apresentamos proposta de leitura integral do romance As aventuras de Ngunga, após essa leitura, realizamos avaliação da compreensão leitora dos alunos, demonstrada por meio de uma atividade oral. Nas seis seções, nas quais foram divididas esta dissertação, tratamos dos fatores que contribuíram pra a construção do modelo de ensino de literatura que tem predominado na escola brasileira, discutimos sobre concepções de leitura e de como essas concepções entrelaçam-se ao ensino da leitura literária, refletimos sobre como a leitura literária pode ser um instrumento eficaz para implementação da lei 10.639/2003, apresentamos também discussão sobre a construção da identidade do professor, no contexto histórico da educação brasileira, sobre a importância da leitura literária como objeto de formação humana, análise do livro didático, Teláris: Português, 8º ano, e, por fim, apresentamos o projeto de intervenção.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

LISBOA, Maria Dilma de Carvalho. A literatura na sala de aula: leitura do romance As aventuras de Ngunga, de Pepetela, para 8º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria de Fatima do Nascimento. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13134. Acesso em: .