Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13224
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 21-Mai-2018 |
Autor(es): | FERREIRA, Silvaney Fonseca Seabra |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver |
Título: | Saberes docentes e questões sociocientíficas na formação inicial de professores para os anos escolares iniciais |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | FERREIRA, Silvaney Fonseca Seabra. Saberes docentes e questões sociocientíficas na formação inicial de professores para os anos escolares iniciais. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 143 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13224. Acesso em:. |
Resumo: | Esta é uma pesquisa-formação em contexto de ensino/estudo/discussão de temas potencialmente controversos, de natureza qualitativa, na modalidade narrativa, em que pesquiso a formação de professores. Ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que se destina à formação inicial de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para me ajudar a construir as experiências formativas, participaram dela treze estudantes dessa licenciatura que cursavam momentos formativos diferentes. Utilizo, para tal feitura, a análise textual discursiva (ATD), a partir dos textos de campo, como questionário inicial de caracterização dos participantes da pesquisa, gravações em áudio e vídeo dos encontros realizados, bem como a utilização de memorial analítico descritivo dos estudantes e meu “diário de campo”, no qual registrei a sinopse de cada encontro, minhas impressões, elementos do contexto, dentre outros aspectos que considerei relevante registrar. Dessa maneira, emergiram três núcleos de análise, que organizo por meio de metáforas ligadas à PIRACEMA, fenômeno de reprodução de peixes que vencem correntes contrárias para sua reprodução: i) Em “Por enquanto, nadando contra a corrente”, discuto as (des) construções e intenções de escolha dos conteúdos científicos a partir dos temas potencialmente controversos, principalmente alfabetização científica e formação cidadã; ii) Em “É proibido pescar”, dou a conhecer as mobilizações e possibilidades de saberes científicos e pedagógicos de conteúdo vivenciadas nessa formação, sob as lentes de Shulman, em relação à compreender, transformar e ensinar; e em iii) “Sistemas de transposição” discuto que a simetria invertida possibilita pensar, refletir, construir e propor o ensino para a condição humana, no sentido de ensinar a viver, construindo e mobilizando a educação para a cidadania. Os resultados me permitem inferir que o exercício da simetria invertida com discussão de temas potencialmente controversos possibilita aos estudantes da docência mobilizar, articular, construir e comunicar de forma progressivamente mais clara, saberes científicos e pedagógicos de conteúdo, evidenciando maior complexidade compreensiva à medida que avançam em seu percurso formativo. |
Abstract: | This is a research training that has occurred from three potentially controversial subjects, of a qualitative nature, in the narrative modality, which research teacher training. It took place in the context of the Integrated Degree in Science, Mathematics and Language Education, from the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI), University Federal of Pará (UFPA), which is intended for initial teacher training for the initial years of the Fundamental education. In order to help me construct the formative experiences, thirteen students of this degree who attended different formative moments participated of her. I use for this work, the discursive textual analysis (DTA), from the research instruments or field texts, as an initial questionnaire to characterize the participants of the research, audio and video recordings of the meetings held, as well as the use of an descriptive analytical memorial text that each student had at the beginning of this work and my "field diary", in which I recorded the synopsis of each meeting, my impressions, elements of the context, among other aspects that I considered relevant to register. In this way, three nuclei of analysis emerged: i) In the meantime, swimming against the current, I discuss the (dis) constructions and intentions of choosing the scientific contents from the potentially controversial subjects, mainly scientific literacy and citizen training; ii) It is forbidden to fish, I give to know the mobilizations and possibilities of scientific and pedagogical knowledge of content lived in this formation under the lenses of Shulman, in relation to understanding, transforming and teaching; and iii) Transposition systems, I argue that inverted symmetry makes it possible to think, reflect, construct and propose teaching for the human condition, in the sense of teaching to live, building and mobilizing education for citizenship. With this, it is possible to infer that the exercise of inverted symmetry with discussion of potentially controversial subjects enables the teaching students to mobilize, articulate, construct and communicate in a progressively clearer way, scientific and pedagogical knowledge of content, evidencing a greater understanding complexity as they progress in its formative course. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo Anos Escolares Iniciais Pesquisa Narrativa Teacher training Scientific and Pedagogical Knowledge of Content Initial School Years Narrative Research |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | EDUCAÇÃO CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_SaberesDocentesQuestoes.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons