SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Forest deforestation in the Brazilian Amazon states and its impacts on natural resources: construction of statistical-econometric panel model for 2000-2018

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade

Citar como

CARVALHO, André Cutrim; CARVALHO, David Ferreira; AIRES, Alana Paula de Araújo. Forest deforestation in the Brazilian Amazon states and its impacts on natural resources: construction of statistical-econometric panel model for 2000-2018. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, online, v. 10, n. 2, p. 34-45, 2020. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.884. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13520. Acesso em:

DOI

10.18696/reunir.v10i2.884
No Brasil, o desmatamento da floresta da Amazônia é o principal fator responsável pela destruição dos recursos naturais do meio ambiente. O crescimento econômico e a melhoria na distribuição de renda pessoal, por exemplo, contribuem para o aumento da demanda por terras e expansão da pecuária. Desta forma, para analisar os efeitos do crescimento econômico e da distribuição de renda sobre os recursos naturais, torna-se necessário distinguir, em primeiro lugar, a dinâmica do crescimento econômico (lento ou acelerado); em segundo, conhecer a forma como o crescimento econômico está se processando: se pela absorção extensiva do emprego de fatores de produção; ou se pela absorção intensiva com o aumento da produtividade dos fatores de produção devido inovações técnicas; e, em terceiro lugar, o fato da economia crescer em um ecossistema finito implica em aumento do custo de oportunidade.O efeito dos desmatamentos florestais acaba afetando a produtividade econômica e provoca outros transtornos de natureza ecológica e, também, socioeconômica. O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto do desmatamento florestal sobre os recursos naturais da Amazônia Legal no período de 2000-2018. Para isso, o instrumental estatístico-econométrico oriundo da modelagem em painel foi utilizado. A conclusão central é que os principais regressores associados com a taxa de desmatamento florestal nos estados pesquisados continuam sendo importantes condutores desta problemática na região. Com isso, admite-se que o desmatamento florestal na Amazônia é, de fato, o principal fator responsável pela destruição dos recursos naturais. Contudo, não se pode negar que exploração de pecuária de corte em regime extensivo continua sendo a atividade predominante responsável pelo aumento significativo do desmatamento na região.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal de Campina Grande

Sigla da Instituição

UFCG

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country