SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Análise da aplicação do ciclo PDCA em processos de captação de alunos em uma faculdade de Manaus

Imagem de Miniatura

Data

17-09-2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

MELGUEIRO, Priscilla Mendonça de Lima. Análise da aplicação do Ciclo PDCA em processos de captação de alunos em uma faculdade de Manaus. Orientador: Sil Franciley dos Santos Quaresma. 2020. 43 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13631. Acesso em:.

DOI

As grandes transformações pelas quais a educação brasileira tem passado contribuíram de forma muito positiva para os avanços conquistados tanto no setor público como no privado. O modo como às universidades particulares se mostram e são vistas dentro do mercado educacional faz toda a diferença dentro desse setor. A sua solidez e os resultados positivos interferem nas escolhas dos candidatos na hora de escolherem uma instituição para ingressar em uma faculdade. Dessa forma, este trabalho analisou a eficácia do processo comercial de captação e retenção de alunos, a partir da aplicação de vários Ciclos PDCA em uma Faculdade de Manaus. A metodologia desta pesquisa possui caráter qualitativo e foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa. Todas as práticas de captação e retenção foram analisadas e atualizadas pela gerência da faculdade, e a partir disso foi lançado uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática. Assim, com esta pesquisa foi possível perceber que, com a reformulação dos processos e implantação das ferramentas da qualidade os resultados foram positivos, pois as metas de captação e retenção foram superadas evidenciando o sucesso e efetividade do ciclo PDCA. Também percebeu-se que, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matricula.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENGENHARIA DE PROCESSOS

Linha de pesquisa

PROCESSOS INDUSTRIAIS

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Tecnologia

Programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country