A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

BRITO, Camila de Cássia; RIBEIRO, Karley dos Reis; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos. A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 173-189, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10677. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v9i2.10677
O presente estudo se constrói numa realidade amazônica marajoara, partindo da realização do Projeto de extensão “Alfabetizar para Libertar”, da Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros, do Campus Universitário do Marajó – Soure (UFPA), que propôs desenvolver a leitura como ação alfabetizadora para Jovens e Adultos afastados do cotidiano escolar. A leitura pode ser compreendida como técnica de aperfeiçoamento da capacidade cognitiva do indivíduo, sendo trabalhada com base na cultura, cotidiano, memórias e vivências e experiências individuais e coletivas. Teoricamente, este estudo se baseia nas ideias de Freire (1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Leal; Albuquerque e Morais (2010), Giubilei (2005); Leite (2013) e Gadotti; Romao (2011). Por conseguinte, utilizam-se como técnicas de coleta de dados o questionário e a observação caracterizando este estudo como pesquisa- ação. Os resultados identificam que dos 27 participantes do projeto, 25 destes aperfeiçoaram seus conhecimentos de leitura aliada a prática da escrita e 2 daqueles, aprenderam a ler e a escrever. Toda ação praticada em prol da comunidade possui suma importância para o campo cientifico educacional como um todo e projetos de extensão em espaços educativos diferenciados, são bem vindos como prática de integração da Universidade com a comunidade acadêmica e externa proporcionando experiências significativas na vida desses indivíduos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BRITO, Camila de Cássia; RIBEIRO, Karley dos Reis; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos. A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 173-189, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10677. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13636. Acesso em:.