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Desafios na inclusão de saberes e práticas socioambientais locais no Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu

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Data

01-06-2021

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Acesso Aberto
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Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

OLIVEIRA, Marcelo do Vale. Desafios na inclusão de saberes e práticas socioambientais locais no Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 133-152, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10675. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13681. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v9i2.10675
O objetivo geral é de compreender os desafios da inclusão dos saberes e práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex Caeté-Taperaçu. A questão central é quais os desafios da inclusão das práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu? A partir de uma abordagem da Sociologia da Ação Pública (LASCOUMES e LE GALÈS, 2012; TEISSERENC e TEISSERENC, 2014) vinculamos uma nova perspectiva de olhar interdisciplinar sobre as políticas públicas, na qual o Estado tem sua centralidade contestada, com maior participação de diferentes atores nas discussões com implementações e gerenciamentos, a partir de novas dinâmicas e mobilizações locais. A base de dados analisados foi constituída a partir de informações documentais e entrevistas de vinte pessoas envolvidas na coprodução. E o resultado principal evidencia que em um processo tão rico em aprendizados e em conquistas socioambientais ainda não se conseguiu romper com a hegemonia de interesses outros vinculados à uma racionalidade que não ambiental e nem das populações locais. Mas não se pode deixar de reconhecer a capacidade de resistir, de inventar, de aprender, de segmentos sociais como as populações tradicionais, em parceria com outros segmentos de atores (Instituições de ensino e pesquisa, organismos do Estado), vem conseguindo se impor, enfrentar forças políticas e econômicas que as negam, via adoção das referências da conservação ambiental.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

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