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Um estudo comparativo entre gamificação e ensino tradicional: escolhas e narrativa enquanto mecânicas de jogo.e seus efeitos sobre o engajamento e desempenho de alunos de graduação em aula remota

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Data

03-02-2021

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Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

ALENCAR, Renan Batista. Um estudo comparativo entre gamificação e ensino tradicional: escolhas e narrativa enquanto mecânicas de jogo e seus efeitos sobre o engajamento e desempenho de alunos de graduação em aula remota. Orientadora: Aline Beckmann de Castro Menezes. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13791. Acesso em:

DOI

A educação formal requer a programação de condições de ensino que favoreçam apropriadamente os objetivos educacionais. Para alguns autores, o nível de engajamento dos alunos com o ambiente escolar exerce influência sobre o alcance desses objetivos, servindo como preditor do desempenho acadêmico, qualidade das relações interpessoais, entre outros. Dentre as estratégias de favorecimento do engajamento escolar de alunos tem-se destacado a gamificação, que diz respeito à adaptação de elementos comumente presentes em jogos para ambientes que não são um jogo por natureza, como uma sala de aula, de forma a buscar níveis de envolvimento similares aos que se encontram em jogadores. Este trabalho estabeleceu uma comparação entre o uso exclusivo do modelo tradicional de ensino e o uso de alguns elementos de gamificação, baseados em narrativa, sobre níveis de engajamento em um ambiente de sala de aula remota para alunos de graduação, durante três aulas para cada grupo. Para isso, foi uma pesquisa entre grupos a fim de detectar variações nos níveis de engajamento, além do desempenho em teste. A mensuração destes níveis foi feita utilizando a Escala de Engajamento Escolar, instrumento validado para avaliar esse fenômeno, assim como observação e registro de comportamentos relacionados a engajamento, com auxílio de gravação em vídeo e de testes sobre o conteúdo das aulas ministradas. Ao todo, participaram do experimento 29 estudantes de graduação de diferentes instituições de ensino superior da região metropolitana de Belém do Pará. Comparativamente, o grupo com aulas gamificadas apresentou maiores índices de engajamento nas duas primeiras aulas e uma queda significativa na terceira. Concluiu-se que é possível que os elementos de jogo aplicados no experimento não sejam suficientes para manter níveis altos de engajamento por períodos prolongados, sendo necessário avaliar em pesquisas futuras se, com o suporte de outros elementos, os índices de engajamento mantêm-se mais estáveis.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento

Programa

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

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Fonte

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