Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13983
Tipo: Dissertação
Data do documento: 26-Set-2019
Autor(es): MELLO, Addelia Elizabeth Neyrão de
Afiliação do(s) Autor(es): UNINASSAU
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Título: Argumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica: uma metapesquisa
Citar como: MELLO, Addelia Elizabeth Neyrão de. Argumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica: uma metapesquisa. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13983. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desta investigação foi analisar pesquisas em nível de teses, dissertações e artigos científicos publicados no período de 2014 a 2018 no Brasil que abordaram a prática da argumentação na escola básica. A fim de atender a meta da pesquisa, foram levantados dados junto ao catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com a finalidade de sintetizar ideias, investigar contribuições, classificar e encontrar similaridades e apontar possíveis divergências entre as pesquisas. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu nas diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos e realizada sobre dissertações de mestrado acadêmico produzidas no Brasil, com uma metanálise, cujas pesquisas foram levantadas e selecionadas a partir dos resumos das pesquisas encontradas. Os resultados de pesquisas apresentadas, segundo nossos critérios de identificação e classificação, apontam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema relacionado à abordagem da argumentação no ensino e aprendizagem de Matemática, seja na escola básica ou no nível superior, em especial, pesquisas de doutorado.
Abstract: The objective of this research was to analyze researches at the level of dissertations and scientific articles published from 2014 to 2018 in Brazil that addressed the practice of argumentation in elementary school. In order to meet the research goal, data were collected from the catalog of theses and dissertations of the Higher Education Personnel Improvement Coordination in order to synthesize ideas, investigate contributions, classify and find similarities and point out possible divergences between researches. The research is qualitative in nature and followed the guidelines for reading, analysis and interpretation of texts and conducted on Academic Master's dissertations produced in Brazil, as a meta-analysis, whose research was raised and selected from the research summaries found. The research results presented according to our identification and classification criteria point to the need for more research on the theme related to the argumentation approach in the teaching and learning of mathematics, either in elementary school or higher education, especially doctoral research.
Palavras-chave: Argumentação
Aprendizagem
Pesquisa e matemática básica
Argumentation
Learning
Research and basic mathematics
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArgumentacaoEnsinoAprendizagem_Dissertacao.pdf594,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons