Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13985
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Dez-2016
Autor(es): MORAES, Guilherme Motta
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Título: 1984: Organizações didáticas nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório
Citar como: MORAES, Guilherme Motta. 1984: Organizações didáticas nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13985. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar as organizações praxeológicas (OP) em torno do objeto matemático Noção de Raciocínio Combinatório em duas coleções de livros didáticos do 1º ao 5º Ano do EF, utilizados nas escolas do município de Belém/PA. A qual possibilitou evidenciar e caracterizar, o processo de organização didática de saberes matemáticos, a partir dos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, 2013 e 2016, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as resenhas do Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático e as Matrizes Curriculares de Referência para este ano de escolarização (1º ao 5º Ano do EF). Neste sentido, para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard é adotada como referencial teórico, e é feita uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, realizada através do estudo bibliográfico. Os resultados desta pesquisa evidenciam algumas questões importantes, como: o enfoque presente nas duas coleções de livros didáticos baseado na resolução das atividades, em uma abordagem puramente clássica. Observa-se, uma mudança na técnica para se calcular as atividades proposta, passando de uma organização pontual para uma organização local, e também, que as tarefas e as técnicas, relativas aos cálculos de possibilidades e a números de combinações, não sofreram mudanças ao longo dos anos nas duas coleções de livros didáticos. Dessa forma, a organização praxeológica em torno dessas duas coleções de livros didáticos analisadas segundo gascòn são clássica.
Abstract: The aim of the research was to analyze praxeological (PO) organizations around the mathematical object Notion of Combinatory Reasoning in two collections of textbooks from 1st to 5th year of EF, used in schools in the city of Belém / PA. This made it possible to highlight and characterize the didactic organization of mathematical knowledge, based on the didactic books approved by the National Textbook Plan, 2013 and 2016, as well as the National Curriculum Parameters, the Book Review Guidebook National Curriculum Reference Matrix for this year of schooling (1st to 5th year of EF). In this sense, to study this object, the Anthropological Theory of Didactics, proposed by Yves Chevallard is adopted as theoretical reference, and a methodological approach is made based on qualitative research, carried out through the bibliographic study. The results of this research highlight some important issues, such as: the focus of the two collections of textbooks based on the resolution of activities, in a purely classical approach. We observe a change in the technique to calculate the proposed activities, from a point organization to a local organization, and also that the tasks and techniques related to the calculations of possibilities and numbers of combinations have not changed. Over the years in both collections of textbooks. Thus, the praxeological organization around these two collections of didactic books analyzed according to Gascon are classic.
Palavras-chave: Organização praxeológica
Livros didáticos
Noção de raciocínio combinatório
Praxeological organization
Didactic books
Notion of combinatorial reasoning
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OrganizacoesDidaticasLivros_Dissertacao.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons