Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14009
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 23-Aug-2021
metadata.dc.creator: COSTA, Daniel Marques da Silva
metadata.dc.description.affiliation: Samaúma Editorial
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Danilo Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira
Title: Ciência animada: introdução ao estudo da óptica
Citation: COSTA, Daniel Marques da Silva. Ciência animada: introdução ao estudo da óptica. Orientador(a): Prof. Dr. Danilo Teixeira Alves. 2021. 37 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14009. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O uso de materiais instrucionais na educação, quando baseados em princípios científicos do funcionamento cognitivo humano, podem favorecer a aprendizagem. A Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) é baseada em evidências e objetiva o desenvolvimento de princípios que orientem a elaboração de materiais instrucionais mais eficientes. Este estudo mostra o processo de criação de animações educacionais e um livro paradidático, que foram elaborados com base nos princípios da TCAM, e compõem o produto educacional Ciência Animada: introdução ao estudo da Óptica. Ambos abordam o tema Introdução à Óptica e são direcionados a alunos de Ciências do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que não possuam expertise no tema. Espera-se que os materiais propiciem aos alunos iniciantes no Estudo da Física, melhor compreensão acerca do tema abordado.
Abstract: The use of instructional materials in education, when based on scientific principles of functioning of human cognition, can improve learning. The Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) is evidence-based and aims to develop principles to guide the development of more efficient instructional materials. This study shows the process of creating educational animations and a textbook, which were prepared based on the principles of CTML, and comprise the educational product Animated Science: an introduction to the study of Optics. Both address the topic of Introduction to Optics, and are aimed at Elementary and High School Science students who do not have expertise in the subject. It is expected that the materials provide a better understanding of the topic addressed to students beginning the study of Physics.
Keywords: Física
Óptica
Teoria cognitiva da aprendizagem
Multimídia
Mídias educacionais
Animações
Physics
Optics
Cognitive theory of multimedia learning
Instructional media
Animations
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CienciaAnimadaIntroducao.pdf971,37 kBAdobe PDFView/Open
Produto_CienciaAnimadaIntrocucao.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons