Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14080
Tipo: | Artigo de Evento |
Fecha de publicación : | 2017 |
Autor(es): | SANTOS, Raul da Silveira |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | O PARFOR e suas contribuições na formação de professores para a Educação Básica |
Citación : | SANTOS, Raul da Silveira. O PARFOR e suas contribuições na formação de professores para a Educação Básica. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 467-473. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14080. Acesso em:. |
Resumen: | O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi criado em janeiro de 2009. Através do Decreto 6.755, foi instituída a Política Nacional de Formação dos Professores do Magistério da Educação Básica, tendo a finalidade de organizar a formação desses profissionais. Com isso o MEC através do PARFOR, atendeu o que a LDB – No 9.394/96 exige que todos os professores da educação básica sejam formados. O objetivo do trabalho é analisar o PARFOR dentro do contexto de políticas educacionais observando suas contribuições. Nesse sentido, pautaram-se estudos referentes à pesquisa bibliográfica em textos, revistas eletrônicas, livros e sites do governo. Feito isso, as informações foram compiladas. O trabalho apresenta alguns dados estatísticos sobre os benefícios do programa, corrigindo assim, mesmo que parcialmente, um déficit histórico e social de exclusão de cidadãos marginalizados por um sistema extremamente capitalista. |
Palabras clave : | PARFOR Formação de professores Política educacional |
Series/Report no.: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
metadata.dc.subject.theme: | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos |
metadata.dc.subject.thematicaxis: | Gestão e Políticas Educacionais |
ISSN : | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Editorial : | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_DeT5BDCwLgr_ |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ParforContribuicoesFormacao.pdf | 189,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons