SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará

Imagem de Miniatura

Data

01-08-2012

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Educação e Fronteiras

Citar como

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; CHIZZOTTI, Antonio. Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará. Educação e Fronteiras, online, v. 2, n. 5, p. 63-78, maio/ago. 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14121. Acesso em:.

DOI

Tendo como recorte as discussões sobre a gestão da educação e sua relação com a Escola Campeã, hoje denominado Programa Rede Vencer, este artigo procura refletir sobre a gestão dessa política educacional proposta para a sociedade altamirense, no sentido de analisar se as estratégias e ações adotadas pela SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos, dos professores, diretores, pais, e a comunidade local no processo de sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente estudo centrou-se na pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e em alguns princípios da análise do discurso, tendo como suporte teórico autores como Oliveira (2002, 2004), Ferreira (2004), Paro (1998, 2001), Lima (2001). Este trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade escolar e externa em sua definição e implementação, ainda, uma gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal da Grande Dourados

Sigla da Instituição

UFGD

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country