Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14251
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Dez-2021
Autor(es): SILVA, Sâmia Mota da
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): NASCIMENTO, Márcio Lima do
Título: O ensino e a aprendizagem de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: o uso da ferramenta Scratch na formação do pedagogo
Citar como: SILVA, Sâmia Mota da. O ensino e a aprendizagem de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: o uso da ferramenta Scratch na formação do pedagogo. Orientador: Márcio Lima do Nascimento. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14251. Acesso em:.
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) publicados em 1997 e incorporados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, preconizam que a Estatística deve ser ensinada durante toda a Educação Básica, desde os anos iniciais. Porém, estudos apontam que os professores dos anos iniciais não recebem a formação adequada uma vez que, quando prevista na grade curricular do curso, a Estatística é voltada, geralmente, para a administração escolar, ou seja, não apresenta conteúdos para o ensino da mesma. Nesse sentido, esta pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como o Scratch pode contribuir para a melhoria das práxis pedagógicas do Pedagogo para o ensino de Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional com orientações para construção de animações/jogos, utilizando a ferramenta computacional Scratch, que possam auxiliar os estudantes de Pedagogia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Estatística previstos na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O Produto desenvolvido é um material no formato PDF intitulado “Guia rápido de introdução ao Scratch para estudantes de Pedagogia”. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa de natureza aplicada, o instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados foi o questionário. O produto foi testado por quinze discentes do curso de Pedagogia de instituições públicas e validado por um Painel de Especialistas composto por três professores: dois Pedagogos e um Estatístico. Os resultados apresentados revelam que o produto educacional atende ao objetivo proposto, tendo em vista que a validação do painel de especialistas e a testagem dos discentes de pedagogia foram consideradas satisfatórias, apontando que o produto será de grande contribuição ao público para o qual se destina.
Abstract: The National Curriculum Parameters (PCN, in Portuguese) published in 1997 and incorporated into the Common National Curriculum Base (BNCC, in Portuguese) in 2017, advocate that Statistics should be taught throughout Basic Education, since the initial years. However, studies show that teachers in the early years do not receive adequate training because, when provided in the course's curriculum, Statistics is generally geared towards school administration, so it does not present content for its teaching. In this sense, this research started from the following focus question: How can Scratch contribute to the improvement of the Pedagogue's pedagogical praxis for the teaching of Statistics in the early years of Elementary School? The main objective of this research is to develop an educational product with guidelines for the construction of animations/games, using the computational tool Scratch, which can help Pedagogy students in the teaching and learning process of Statistics content, provided for in the BNCC for the early years of Elementary School. The Product developed is a material in PDF format entitled “Introduction to Scratch Quick guide for Pedagogy Students”. The research presents a qualitative approach of an applied nature, the research instrument used for data collection was the questionnaire. The product was tested by fifteen students from the Pedagogy course of public institutions and validated by an Expert Panel composed of three professors: two Pedagogues and one Statistician. The results presented show that the educational product meets the proposed objective, considering that the validation of the expert panel and the testing of pedagogy students were considered satisfactory, indicating that the product will be of great contribution to the target audience.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Estatística
Scratch
Formação do pedagogo
Teaching and Learning Statistics
Pedagogue Education
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoAprendizagemEstatistica.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_EnsinoAprendizagemEstatistica.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons