SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica

Imagem de Miniatura

Data

18-02-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

OLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de. Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14280. Acesso em:.

DOI

O cinema possui configurações que permitem acionar o fascínio humano pela imagem do real herdado da fotografia, além de possibilitar uma experiência individual e coletiva e múltipla em termos de ambiente, seja em salas de exibição, seja na tela de um smartphone. Essas qualidades acionam em nós a projeção-identificação, processo pelo qual nos projetamos nos personagens que, por sua vez, ganham vida a partir de nós. Este trabalho reflete como o cinema, por meio de suas películas, proporciona uma aprendizagem além da didatização dos conteúdos escolares e do ensino de conceitos científicos ao ampliarmos a expressão conceitual moriniana de cinema como escola de vida. Tal reflexão é feita por meio de uma incursão bibliográfica a partir dos estudos sobre o cinema de Edgar Morin e da produção científica brasileira sobre a temática, em especial a ficção científica no ensino de ciências. Por fim, a partir do filme Contágio (2011), buscamos compreender, por meio de reflexões que respondem ao acontecimento da crise sanitária de Covid-19, quais aprendizados a escola de vida do cinema pode ensinar através de uma narrativa de pandemia que projeta realidades a partir do imaginário em um futuro que já chegou.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Linha de pesquisa

DOCÊNCIA E DIVERSIDADE

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::OUTROS::CIENCIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI