Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/ICED
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14289
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a prática do professor na educação infantil no município de Abaetetuba(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) RODRIGUES, Daniele Azevedo; BRÍCIO, Vilma Nonato deEste trabalho tem como objetivo a análise e reflexão das práticas o profes- sor de Educação infantil. Portanto, a intenção é discutir sobre a pratica de ensino dos professores da rede pública que atuam nessa etapa da educação básica, no município de Abaetetuba. O estudo propõe fazer a relação do que foi analisado na pesquisa com embasamento em estudos de importantes teóricos que abordam a história da educação infantil, legislação, pratica de ensino, o papel do professor e do adulto, saúde nas insti- tuições de educação infantil, sexualidade e gênero, ambiente escolar e sua organização, importância da leitura, bem como o Multiculturalismo e educação. Como procedimento metodológico foi realizada a pesquisa em uma escola da Rede Municipal, a qual atende crianças de 3 a 6 anos de idade. Foi utilizada a entrevista semiestruturada assim como a observação participante com uma das professoras do quadro docente daquela insti- tuição. A análise dos dados apontou que a prática da professora baseava-se na opressão e no controle a qual prejudica o desenvolvimento das crianças nessa fase da infância.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A produção da masculinidade no ensino fundamental(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) NERES, Edilene de AraújoO presente texto trata da produção da masculinidade no ensino fundamental. Obtendo como problema de investigação, de qual maneira o ensino fundamental in- fluencia na produção da masculinidade na infância? Apontando como objetivo, a aná- lise da influência da escola na produção e naturalização dessa identidade masculina na infância, se desdobrando na compreensão, na construção e em sua naturalização no ambiente escolar. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica realizada nos periódicos da plataforma CAPES e Google Acadêmico, utilizando como referenciais teóricos os estudos de gênero. Por meio da análise da literatura pesquisada concluímos que masculinidades tóxicas se constroem desde a infância, e a escola enquanto institui- ção social tem papel influente sobre a construção e a legitimação desta.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A moral no âmbito político e suas consequências na sociedade(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) BARBOSA, Elielton João Carneiro; LIMA, Tamires Macedo deO artigo tem o objetivo de compreender a moral política individual, que está influenciando a sociedade no nosso atual momento, buscando relação com a moral na perspectiva de Kant em diversas óticas de pensamento e conclusões expostas em arti- gos que foram pesquisados de forma digital na revista Princípios Revista de Filosofia. O problema de investigação consiste em saber como a relação entre a moral e a política do nosso cotidiano está perdendo a noção de sociedade? Centramos nossa investigação em assuntos do cotidiano para os quais não damos importância e mesmo assim estamos violando direito de algum determinado grupo de pessoas e transgredindo um conjunto de normas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre as práticas e atuações do pedagogo dentro do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas em Bragança-Pará(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) GATINHO, Erlan JoséAnalisa-se o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas – CAPS - AD., com o objetivo de observar quais as ações educativas são desenvolvidas na instituição. A instituição é um serviço para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas dependentes de álcool e drogas, porém não são somente estes. Os profissionais desenvolvem as ações de forma individual ou em grupo, neste sentido, após esse primeiro contato, observamos ações pedagógicas nas práticas que são desenvolvidas na instituição. Notou-se que todos trabalham empenhados com um único propósito de contribuir para o processo de inserção social dos clientes. Constatou-se que é possível realizar trabalhos significativos em todos os processos de atuação de um pedagogo, pois o objetivo da educação é transformar um sujeito crítico e reflexivo diante de sua realidade e esses conceitos conseguimos observar na prática educativa da instituição.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O perfil do gestor da escola da rede municipal de ensino do bairro do Guamá em Belém do Pará: desafios e possibilidades do Pedagogo para a gestão democrática na escola pública(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) JESUS, Jorge Antônio Lima deEste trabalho traz a temática da gestão escolar em Belém do Pará, com o objetivo de analisar o Perfil dos Gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino do bairro do Guamá, esta pesquisa iniciou-se em 2015 e finalizar-se-á em setembro de 2016. A fundamentação teórica teve por referência os trabalhos de Félix (1996), Paro (2008) e Lück (2009), em especial, visando a trazer suporte para uma reflexão sobre o tema, de forma a ser possível aprofundar o nível de entendimento sobre o perfil do gestor que atua na escola pública. Para desenvolver o trabalho de pesquisa, pautam-se: revisão bibliográfica e pesquisa de campo (aplicação de questionários e entrevistas em andamento) nas quatro escolas municipais que pertencem a RME (SEMEC), além de dialogar com a realidade destes gestores em suas práticas. Severino (2009) nos fala sobre a práxis histórica e social, como indivíduos formadores do saber, para a construção do processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a postura profissional investigativa. Assim, ao administrar uma escola pública, o trabalho do gestor não se reduz à aplicação de alguns métodos e técnicas, muitas vezes originários da administração de empresas sem ter conexão com os objetivos educacionais, o gestor da escola deverá permanentemente atuar em seus fins pedagógicos, o êxito, a qualidade e a participação de todos os envolvidos (PARO 2008). Os estudos fazem refletir sobre a prática escolar destes gestores que consiste na concretização das condições que asseguram o trabalho democrático docente para o alcance de objetivos educacionais, após a pesquisa concluída.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A formação docente e as relações étnico raciais na educação(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) MAGALHÃES, Diego Ventura; FIGUEIREDO, Rita de Cássia Reis Rosa; BARBOSA, Thamires do SocorroO presente estudo visa relatar as experiências vivenciadas e compartilhadas pelo grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do município de Porto de Móz, no estado do Pará, no período de 28 de julho a 03 de agosto de 2014, durante as atividades referentes à disciplina Relações Étnico Raciais na Educação. A disciplina possibilitou aos discentes a oportunidade de expansão nos debates acerca dos temas transversais sobre a disciplina e aula prática realizada em comunidades quilombolas da região. O caminho metodológico adotado foi o plano-ação com os alunos da turma em questão. Como principal resultado foi possível observar a desvalorização e negação da identidade cultural negra e com a prática a possibilidade de nova visão aos alunos sobre a cultura afro-brasileira.
