Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14298

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) CRUZ, Rosiane Oliveira da; SANTANA, Rosa Carla Costa; SANTOS, Sonia Helena Moraes dos; SOARES, Maria Eliana
    Neste artigo abordamos o ensino da adição no 2o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é problematizar e discutir a importância e as contribuições do jogo “O Movimento dos Números” para o ensino da adição, além de desenvolver uma prática pedagógica dinâmica utilizando o lúdico para trabalhar a Matemática, no intuito de um relato de nossas experiências e troca de saberes enquanto acadêmicas do quinto semestre do curso de Pedagogia 2015 noturno da UFPA. Utilizamos a pesquisa biblio- gráfica e de campo com abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), cuja proposta surgiu na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da Matemática, e foi realizada em maio de 2017 numa escola municipal de Castanhal/PA. Para discutirmos sobre o jogo enquanto instrumento de ensino nos fundamentamos em Pedroza (2005); Brasil (2007), Smole et al (2007), Santos (2008), dentre outros. Com a aplicação do jogo conhecemos o nível de desenvolvimento matemático dos alunos e, embora com a assimilação da adição na casa das unidades e dezenas, o processo de aprendizagem na casa das centenas continue em construção, a realização desta intervenção contribuiu para o processo de nossa formação a partir da reflexão sobre importância das metodo- logias utilizadas para o ensino da Matemática nos anos iniciais.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    PCCR do estado do Pará: uma análise reflexiva acerca da sua implantação
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Lucilene do Socorro da Costa; CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro; SANTOS, Maria de Fátima Feitosa dos; COSTA, Samanta Leal
    Este estudo analisa o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para profissionais da rede de ensino pública do Estado do Pará, destacando alguns pontos de relevância como o estímulo que a implementação do plano proporciona aos servidores, sua contribuição para o desenvolvimento do servidor da Educação Básica, bem como a segurança que garante a este profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa documental. O referencial teórico- metodológico baseia-se em Libâneo (2001), Santos (2012), Veiga (2002) para reflexão acerca do PCCR. Concluímos que novos conhecimentos devem ser buscados pelo profissional e incentivados pelo governo para que seja construída uma educação de qualidade garantindo a formação de cidadãos críticos.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e sexualidade no ambiente escolar
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Lucilene do Socorro da Costa; CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro; SANTOS, Maria de Fátima Feitosa dos; VALENTE, Maria Luciene dos Santos
    O presente trabalho tem como objetivo discutir, gênero e sexualidade no ambiente escolar, bem como o papel da escola e do professor acerca do tema sexualidade. A pesquisa foi desenvolvida através de leituras bibliográficas, a partir de uma atividade proposta na disciplina de Antropologia Educacional, na qual foi feita uma apresentação do referido tema em sala de aula. Entendemos que o tema em questão é muito complexo, uma vez que a desigualdade de gênero é uma construção histórica e a sexualidade ainda é um tema considerado por muitos um tabu, um tema difícil de ser abordado principalmente na escola. Diante da discussão do referido tema conclui-se que ainda é necessário um melhor esclarecimento para a sociedade, devido a muitos preconceitos ainda existentes sobre o papel do homem e da mulher na sociedade e sobre sexualidade, precisa de uma melhor abordagem sobre o tema por parte da escola e de professores, pois muitos adolescentes não têm (ou pouco têm) essa orientação em casa, mas há a necessidade de ser complementada, assim o papel da escola e do professor é de fundamental importância para esclarecer esses assuntos, entre outros, para o desenvolvimento ético, cultural e social de crianças e adolescentes, para que tornem-se adultos mais conscientes.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Lutar com as palavras "Resistência cultural" nas obras de José João Craveirinha
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) CUNHA, Débora Alfaia da; BARBOSA, Genilton de Campos
    O intuito do pôster é apresentar elementos da produção literária de José João Craveirinha, poeta moçambicano. Busca-se com a atividade contribuir para a implantação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. As obras do escritor são mundialmente reconhecidas pela valorização da cultura africana e pela construção de estilo literário profícuo, que resultou em uma herança literária que impactou diversos poetas africanos. Sua obra auxiliou na consolidação de caraterísticas típicas para a literatura africana, entre elas a utilização de termos oriundos da linguagem popular e das línguas tribais, em uma produção que mescla a língua dos colonizadores com a africana. A obra de Craveirinha é reconhecida por seu grande valor político, cultural e religioso. Seus poemas denunciam a opressão que os colonizadores implantarão seus hábitos, bem como a resistência a essa opressão e a luta pela independência de Moçambique. Evidenciam ainda o espírito da cultura negra moçambicana, que apesar das lutas, não perderam a esperança, a alegria e a fé. O espírito festivo e sensual permanece como traço da poesia de Craveirinha, como um canto de insistência. Metodologicamente o pôster se divide em três facetas: apresentação da biografia do poeta; análise de poesias, e por fim, ratificar sua importância literal e comentar as riquezas culturais. Importa destacar que o pôster é resultado do projeto Ludicidade Africana e Afro brasileira (LAAB) do Campus de Castanhal/UFPA, voltado à proposição de metodologias para a valorização do patrimônio negro na escola.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Experimentação investigativa: análise da metodologia de um professor em processo de formação inicial
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SOUZA, Evilly Vieira de; FIRMINO, Maria Gesikelle
    O artigo tem como objetivo analisar a metodologia utilizada em uma aula de Ciências, partindo de vários pressupostos teóricos que norteiam o ensino de Ciências voltados à experimentação investigativa. A mesma foi ministrada por um discente do curso de Pedagogia, e teve como foco a atividade experimental. Classificamos nossa pesquisa como qualitativa e a mesma teve o auxílio de vídeo gravações da aula ministrada, para que em seguida fossem transcritas algumas falas do professor no momento que a exposição estava acontecendo, e desta forma, fosse atribuída maior ênfase a discussão, bem como o suporte teórico de autores que discutem acerca do ensino de ciências e a aprendizagem baseada em problemas, como: Azevedo, Berbel, Carvalho et al, Moraes, Rosito, Turella et al. Vale ressaltar que a prática pedagógica aplicada pelo professor, teve grande influência no referencial teórico disponibilizado pela disciplina FTM do ensino de Ciências, desta forma, foi possível observar que o contato com autores que discutem acerca do ensino de Ciências, atrelada a experimentação investigativa, é de grande valia para que, na prática, o professor perceba o quanto estas influenciam no momento de fazer com que a aula aconteça de maneira diferenciada, levando em consideração a autonomia do aluno enquanto construtor de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa possibilitou aos futuros educadores outra visão, referente de como adequar a prática pedagógica, de maneira que a problematização seja uma ferramenta para que o aluno não apenas reflita sobre o que foi proposto, mas que ele se torne protagonista deste processo.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá; OLIVEIRA, Diozete de; RIBEIRO, Madison Rocha
    O artigo discute o uso de indicadores da qualidade da educação na auto avaliação da EMEF Francisco Espinheiro em Castanhal-Pará. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, que teve como finalidade conhecer como a referida escola utilizou os indicadores da qualidade da educação em seu processo de auto avaliação. Para a coleta das informações utilizou-se da entrevista estruturada com um membro do corpo gestor da escola. Os resultados evidenciam que a referida escola nunca fez uma auto avaliação utilizando indicadores de qualidade. Há, entretanto, uma intenção de realizar tal processo, de caráter participativo, incluindo os seguintes indicadores: ambiente educativo; disciplina; respeito ao outro; avaliação dos profissionais da escola; mecanismos de avaliação dos alunos e ambiente físico escolar. Desse modo, infere-se que grande parte das escolas públicas brasileiras não tem a prática de se auto avaliarem como forma de gestar a qualidade da educação escolar.