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Tipo: Tese
Data do documento: 16-Dez-2019
Autor(es): SANTANA, Elisangela Barreto
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
Primeiro(a) coorientador(a): VALENTE, José Alexandre da Silva
Título: O uso de situações-problema no ensino de ciências: perspectivas diferenciadas sob orientação CTS
Agência de fomento: 
Citar como: SANTANA, Elisangela Barreto. O uso de situações-problema no ensino de ciências: perspectivas diferenciadas sob orientação CTS. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães de Silva Freitas. 2019. 143 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14477. Acesso em:.
Resumo: A Tese aqui apresentada resultou de uma pesquisa-ação em colaboração com professores de ciências de uma Escola Assistencialista de um Comando militar de Belém, Rêgo Barros, estado do Pará, no âmbito de um Coletivo de Estudos. As características adotadas são próprias da pesquisa-qualitativa. A experiência que havíamos vivenciado anteriormente, na formação de professores, com o uso de situações-problema mediadoras da abordagem de ensino CTS nos permitiu vislumbrar a possibilidade de sua inserção na educação básica, em especial nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, nos propomos a investigar em que termos o uso de situações-problema contribui para o ensino de Ciências, no contexto da abordagem de ensino CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos, no cenário de um coletivo de estudo, envolvendo professores que ensinam Ciências? Centramos nosso objetivo em investigar as contribuições que o uso de situações-problema, mediada pela abordagem de ensino CTS, traz ao ensino de Ciências, nos anos finais do ensino fundamental, no que se referem às contribuições para a problematização, a alfabetização científica crítica e os aspectos didáticos e pedagógicos da abordagem CTS, ou seja, nos interessou investigar o uso de situações-problema enquanto estratégia didática e pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida na escola, com cerca de 1.200 estudantes do 6º ao 9º ano. Por meio de quatro projetos pedagógicos, usamos situaçõesproblema para iniciar e inserir discussões CTS, fomentando o desenvolvimento da autonomia, da alfabetização científica e do pensamento crítico, com vistas a tomada de decisão. As atividades do Coletivo de Estudos foram realizadas durante três semestres e posteriormente, acompanhamos as atividades dos professores com os estudantes. Durante o período da pesquisa, os professores divulgaram suas atividades em eventos e periódicos da área, o que resultou em quatro artigos e um capítulo de livro. Para a coleta de dados recorremos ao diário de formação, uso de questionários, entrevistas e a gravação em áudio e vídeo das reuniões do Coletivo de Estudos. Apropriamo-nos da Análise Textual Discursiva, como estratégia de análise dos dados. Por fim, da experiência que vivenciamos, juntamente com os professores foi possível consolidar nossa hipótese levantada à priori, mostrando-se favorável ao delineamento da tese de que “a ressignificação do processo de ensino e de aprendizagem é plausível em contexto colaborativo, em um ambiente democrático de construções, em que as experiências vivenciadas pelos professores são o ponto de partida, levando em conta suas demandas e critérios quanto ao que é aceitável, viável e didática e pedagogicamente condizente com sua realidade. Portanto, o trabalho com situações-problema se mostra profícuo à abordagem de ensino CTS, quando leva em conta as necessidades de conteúdo, as necessidades dos estudantes e as necessidades didáticas e pedagógicas dos professores”. Acreditamos com isso, que professores de Ciências, de distintos níveis educacionais, poderão ir ao encontro de propostas que permitam aos seus estudantes uma formação ampliada, pautada na alfabetização científica crítica, com vistas à formação cidadã. Temos embasamento empírico para acreditar na possibilidade de que uma proposta como esta possa subsidiar a prática de outros professores, inspirando e gerando transformações nos que se inquietam com sua prática docente.
Abstract: The Thesis presented here resulted from an action research in collaboration with science teachers of a Assistance School of a Military Command of Belém, Rêgo Barros state of Pará, within the Collective of Study. The characteristics adopted are own the qualitative research. We had previously experienced in teacher training, using problem-situations that mediate the STS teaching approach, allowed us to think the possibility of its insertion in basic education, especially in the final years of elementary school. Thus, we propose to investigate in what terms the use of problem-situations contributes to science education, in the context of the STS approach, notably with regard to didactic and pedagogical aspects, in the context of a study group. involving teachers who teach science? We focus our aim on investigating the contributions that the use of problem-situations, mediated by the STS approach, brings to science education, in the final years of elementary school, with regard to the contributions to problematization, critical scientific literacy and the didactic and pedagogical aspects of the STS approach, namely we were interested in investigating the use of problem-situations as a didactic and pedagogical strategy. The research was conducted at the school, with about 1,200 students from 6th to 9th grade. Through four pedagogical projects, we use problem-situations to initiate and insert STS discussions, stimulating the development of autonomy, scientific literacy and critical thinking for decision making. The activities of the Group of Studies were held during three semesters and later, we follow the activities of teachers with students. During the research period, the teachers publicized their activities in events and periodicals in the area. For data collection we used the training diary, questionnaires, interviews and the audio and video recording of the meetings of the Group of Studies. We appropriated Discursive Textual Analysis as analysis strategy. Finally, from the experience we had, together with the teachers, it was possible to consolidate our hypothesis raised a priori, favoring the delineation of the thesis that “the resignification of the teaching and learning process is plausible in a collaborative context, in a democratic constructions, where teachers' experiences are the starting point, taking into account their demands and criteria as to what is acceptable, feasible and didactic and pedagogically consistent with their reality. Therefore, working with problem- situations has proven fruitful in the STS teaching approach, when it takes into account content needs, student needs and teachers' didactic and pedagogical of teachers”. We believe with this, that Science teachers, from different educational levels, will be able to meet proposals that allow their students an extended education, based on critical scientific literacy, with a view to citizen education. We have an empirical basis to believe in the possibility that a proposal like this can subsidize the practice of other teachers, inspiring and generating transformations in those who are concerned with their teaching practice.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Abordagem CTS
Situações-problema
Coletivo de estudos
Metodologia da problematização
Science education
STS approach
Problem-situations
Collective of study
Methodology of problematization
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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