O carimbó e a representação da imagem para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial

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2022-02-22

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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AZEVEDO, Pierre de Aguiar. O Carimbó e a representação da imagem para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Patrimônio Cultural) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14563. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde antes do processo de patrimonialização até atualmente, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes, grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste patrimônio. Neste processo se intensifica a utilização de recursos imagéticos – fotografia, vídeo e produção audiovisual – que passam a servir como instrumentos de representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta dissertação pretende analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são representadas através do uso da imagem, na preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial do Carimbó. Para isso, foram investigadas as formas de uso das tecnologias imagéticas por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais, quanto à definição do que representa o Carimbó. Foi considerado o caráter polifônico das narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e perante o Estado. Ainda, observadas algumas possibilidades semânticas da imagem, como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. São apresentadas as narrativas e discursos de integrantes do movimento carimbozeiro, reunidos em uma coleta episódica a partir de diálogos informais e entrevistas abertas que levaram em conta a importância que é dada por eles aos recursos tecnológicos da imagem, como registros memoriais significativos para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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Palavras-chave

CarimbóPatrimônio ImaterialSalvaguardaImagemRepresentaçãoIntangible HeritageSafeguardImagemRepresentation

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AZEVEDO, Pierre de Aguiar. O Carimbó e a representação da imagem para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Patrimônio Cultural) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14563. Acesso em:.